Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
logo-apple-empresa
Tecnologia automóvel

Carro da Apple tem nova data de lançamento. Saiba tudo sobre o carro elétrico do futuro

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
03 Abril 2023 | 4 min de leitura

Há já vários anos que a Apple tem vindo a desenvolver um carro autónomo, que permitiria aos condutores ver filmes ou jogar videojogos enquanto circulam na estrada. Mas será exatamente assim? Saiba tudo sobre esta promessa de veículo do futuro.

Há quase uma década que circulam rumores de que esta que é uma gigante na tecnologia se lançaria no mercado automóvel, com um carro elétrico e autónomo de fabrico próprio. Este projeto ambicioso chamado de "Apple Car” - ou Projeto Titan - tem encontrado desafios ao longo do seu promissor caminho, com alguns incidentes durante os testes práticos. Isto, ocasiona atrasos e adiamentos no seu tão esperado lançamento, que promete agitar o mercado automóvel.

Carro da Apple: elétrico mas não totalmente autónomo?

Em 2014, a Apple começou a trabalhar no "Projeto Titan", com mais de 1.000 especialistas e engenheiros envolvidos no desenvolvimento de um carro elétrico com recursos à direção autónoma.

A grande especulação relativamente ao carro da Apple é precisamente a sua promessa inicial: um carro autónomo que seria capaz de se conduzir sozinho nas estradas, inicialmente pensado sem volante ou pedais. Fontes mais recentes, atualizam esta informação e dizem-nos que, afinal, o carro da Apple exigirá direção manual mas apenas em situações de emergência ou quando conduzir na cidade ou em vias mais complicadas. Ou seja, o carro da Apple apenas se "conduzirá sozinho” em auto-estrada.

Tecnologias presentes neste promissor modelo

Como já referido, uma das tecnologias mais especuladas seria a direção autónoma. Mas a juntar a isso - e ao facto assumido de este ser um carro elétrico -, temos todo um rol rumores de possíveis tecnologias que poderão estar presentes no Apple car:

1. Sistema avançado de conectividade

Este sistema irá permitir que os utilizadores se conectem a uma rede de alta velocidade e desfrutem de uma ampla gama de recursos online, incluindo entretenimento, notícias e navegação.

2. Sensores

A Apple estará a investir em sensores LiDAR que são menores, mais acessíveis e mais facilmente produzidos em massa do que os sistemas LiDAR atuais, que são muito volumosos e caros para uso em veículos produzidos em massa. A Apple procura um "design revolucionário” que poderia ser usado num futuro carro autónomo. Estes sensores serão usados para monitorizar o ambiente ao redor do carro, detectando outros veículos, obstáculos e pedestres, para tornar o Apple car o mais autónomo possível.

3. Baterias de estado sólido

Estas baterias podem fornecer maior autonomia e durabilidade em comparação com as baterias de íon-lítio convencionais.
Sistema de infotainment integrado ao ecossistema da empresa
Este sistema irá permitir que os utilizadores controlem as suas músicas, dispositivos domésticos inteligentes e outras funções do carro diretamente de seus dispositivos Apple, como o iPhone ou o Apple Watch.

4. Reconhecimento de voz

Esta tecnologia também poderá ser incorporada no carro da Apple e permitirá que os utilizadores controlem diversas funções do carro, incluindo a navegação e o sistema de entretenimento, apenas usando comandos de voz.

5. Segurança

A segurança é um ponto focal importante no design do Apple Car. A Apple quer criar um veículo mais seguro do que empresas como Tesla ou Waymo, construindo sistemas de backup que entram em ação para evitar falhas no sistema de direção.

6. Processador

O processador que está em desenvolvimento para o carro foi criado pelo grupo de engenharia de Silicon Valley, da Apple, que também criou os processadores para Macs M1, iPhones e outros dispositivos. A Bloomberg descreve este chip como o componente mais avançado que a Apple projetou internamente, com o poder de quatro chips Mac.
Diz-se que é composto por processadores neurais capazes de lidar com os requisitos de inteligência artificial da direção autónoma.


mulher-a-segurar-cabo-de-carregamento-carro-elétrico

Incidentes e polémicas

Nem só de glórias vive uma empresa do tamanho da Apple. Assim como qualquer outra empresa que procura desenvolver um produto altamente disruptivo, têm-se deparado com dificuldades e incidentes na implementação deste novo veículo.
Um teste que aconteceu em 2021, é um desses exemplos. Na cidade de Montana, nos Estados Unidos, foram enviados vários protótipos de carros para andar de forma autónoma, por pouco mais de 60 km. Durante a demonstração, estes atravessaram cruzamentos, inclusive batendo algumas vezes no cimento da borda da estrada. A juntar a isto, um dos carros quase atropelou um pedestre simulado, que estava próximo ao local de um cruzamento, forçando o condutor humano de suporte a utilizar o pedal do travão para parar o carro de forma brusca.

Nova data de lançamento para o carro da Apple

As novas mudanças no que diz respeito ao carro elétrico da Apple também passam pela sua data de lançamento. Esperado para 2025, vê a sua chegada ao mercado adiada por mais um ano, ou seja, para 2026.

E o preço?

Quanto ao preço, a marca parece querer a sua proposta abaixo dos 100 mil dólares. Ao reduzir a capacidade autónoma do seu carro elétrico, a Apple entra num mercado já com muitas propostas semelhantes e de alto interesse e valor. Tornando-se assim mais difícil conseguir destacar-se como proposta única, o que se refletirá no preço.

Xiaomi com carro autónomo e eléctrico em 2024

Em resposta a este lançamento - ou não -, a empresa chinesa Xiaomi tem o seu carro elétrico e autónomo em desenvolvimento, como uma aposta importante para o futuro da empresa. O Xiaomi MS11, terá um motor elétrico e tecnologias de condução autónoma e sensor LiDAR, que será a estrela da condução autónoma deste carro.
Embora não exista ainda nenhuma informação oficial, este será um carro com preço a partir dos 100.000 yuans (cerca de 12.500 euros) e que poderá aumentar o seu preço até 300.000 yuans (cerca de 37.500 euros) dependendo das tecnologias ou extras escolhidos.

O Xiaomi MS11 estará a ser desenvolvido e testado para chegar ao mercado em 2024.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Conheça os 10 carros mais rápidos do mundo

Ver artigo

Carros a hidrogénio: Serão eles o futuro?

Ver artigo

Microcarros: o que são e qual a habilitação para os conduzir?

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!