Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
Condução Segura

9 dicas de segurança para conduzir com chuva

Partilhar
FacebookTwitterLinkedin
21 de out 2024 | 4 min de leitura

Chuva significa: perigo na estrada. Fique a conhecer 9 dicas de segurança para conduzir com chuva. Previna-se!

Sem dúvida que conduzir com chuva requer e exige o dobro da sua atenção e cuidado. Sem nos darmos conta, as condições meteorológicas afetam drasticamente a postura de todos os condutores. 

Com efeito, e uma vez que Carglass® está sempre atenta à sua segurança na estrada, conheça agora 8 dicas para conduzir com chuva e… em segurança! 

9 dicas de segurança para conduzir com chuva

1. Mantenha-se atualizado sobre as condições meteorológicas

Antes de sair, veja as previsões meteorológicas e esteja ciente das condições da estrada. No caso de estarem previstas condições menos favoráveis, planeie a sua rota para evitar áreas suscetíveis a inundações.

2. Ajuste a velocidade

Conduzir à chuva é o mesmo que dizer, "ajuste a velocidade”. Com efeito, o nosso primeiro conselho é que ajuste a velocidade ao trajecto que está ou vai seguir. Antecipe as curvas que faz habitualmente, os sinais de trânsito ou até os picos de congestionamento.

Por outro lado, tenha especial cuidado à primeira meia hora de condução. E porquê? Porque a "primeira” chuva, juntamente com a lama e o óleo na estrada, cria uma camada escorregadia na superfície da estrada, o que pode originar situações de perigo.

3. Mantenha uma distância de segurança ainda maior para os veículos da frente

Está a chover torrencialmente? Não consegue ver correctamente a estrada à sua frente? Então redobre a atenção e aumente a distância entre si e os veículos da frente. Deste modo, permite um maior tempo de reação caso precise de travar repentinamente e dá o espaço suficiente para qualquer situação de emergência.

Um conselho: Divida a velocidade a que conduz por dois. Por exemplo, se está a conduzir a 90 km/h, então a distância segura para o veículo da frente é de 45 metros.

4. Desembace os vidros e utilize faróis médios

Use o sistema de desembaciamento do carro para manter os vidros limpos e garantir uma boa visibilidade. Vidros embaciados reduzem drasticamente a capacidade de ver a estrada. Se sentir necessidade, ligue os faróis médios para aumentar a visibilidade e ajudar outros condutores a vê-lo. Evite usar os máximos, pois podem refletir na chuva e piorar a visibilidade.

5. Verifique regularmente a pressão dos pneus

A correta pressão dos pneus e profundidade são essenciais para garantir uma boa aderência a pisos mais molhados ou escorregadios, pois pneus desgastados reduzem a aderência à estrada, aumentando o risco de derrapagens. Nesse sentido, verifique regularmente a pressão dos pneus, se está correta e se estes se encontram em boas condições. 

E como é que sabe a pressão ideal para os seus pneus? Normalmente encontra essa informação no interior da aba do depósito de combustível, no porta-luvas ou no lado interno da respetiva porta do pneu. Em alternativa, pode sempre consultar o manual do seu veículo. 

Nota: o número que está na lateral dos pneus não indica a pressão ideal, mas sim a máxima. Portanto, não use esse valor como um padrão.

verificar-pressao-nos-pneus

6. Trave suavemente

Conduzir com segurança também significa a obrigatoriedade de travar suavemente e não acelerar de forma brusca. Desta forma, mantém o controlo do seu carro e evita derrapagens, que podem-se tornar perigosas, para si e para os outros utilizadores da estrada.

Importante: durante a condução, teste os travões levemente para garantir que estão a funcionar corretamente e para evitar que os discos fiquem molhados demais, o que pode reduzir a eficácia da travagem.

7. Travar com o motor

Tal como referimos no ponto anterior, nunca pressione o pedal de travagem abruptamente se conduzir com chuva. A nossa sugestão é que trave com o motor. Por exemplo, imagine que está a conduzir com chuva e está prestes a entrar num troço que é uma descida acentuada, neste caso, utilizar o motor como auxiliar de travão, vai permitir-lhe ter maior segurança na condução. É uma solução capaz de o ajudar nas descidas de forte inclinação, mas também de o apoiar na eventualidade de falta de travões.
Em caso de chuva, lembre-se deste exemplo, pode vir a ajudá-lo!

conduzir-com-chuva700x388


8. Controle o seu pé ao travar

Pode parecer uma dica "estranha”, mas a verdade é que, por vezes, o pé que vai ao travão pode falhar ou até escorregar. Se for o caso, mantenha a calma e resista à tendência de agir impulsivamente. Volte a pressionar o pedal de forma controlada. O pânico não é necessário: um "pé escorregadio” acontece aos melhores condutores e, com chuva, nada melhor que olhar para o nosso calçado e limpar/secar, se for preciso.

9. Evite a aquaplanagem

Ao conduzir com chuva, é muito provável que se formem lençóis de água nas estradas. Esta é uma realidade bastante perigosa devido à aquaplanagem. Se se deparar com um destes lençóis de água, mantenha o volante firme e circule lentamente.
Nesse sentido, tente evitar poças grandes de água pois, para além de poder ocorrer aquaplanagem, estas podem esconder buracos que podem danificar o veículo.


O que fazer em casos de aquaplanagem?

Numa situação de aquaplanagem saiba como agir. Primeiro, fique calmo. Controle o impulso de querer pisar o travão, se o fizer, poderá bloquear as rodas.

Solte lentamente o pedal do acelerador até que as rodas voltem a entrar em contacto com o solo. Tenha atenção para não realizar manobras improvisadas. Se o fizer, poderá causar  estragos no seu veículo ou, até mesmo, perder o controlo do carro e provocar um acidente. Assim, e quando se deparar com esta situação, mantenha uma velocidade reduzida constante e evite travagens a fundo.


A importância de ter cuidado ao conduzir com chuva

A condução em condições de chuva requer atenção redobrada e precauções adicionais devido a vários fatores:
  • Redução da visibilidade: a chuva pode dificultar a visão do motorista, especialmente durante chuvas fortes ou tempestades. Os faróis dos veículos que vêm em sentido contrário também podem causar encandeamento.
  • Estradas escorregadias: a mistura de água e óleo nas estradas pode tornar a superfície extremamente escorregadia, aumentando o risco de derrapagens e acidentes;
  • Aquaplanagem: em situações de chuva intensa, a água pode acumular-se na estrada, levando à aquaplanagem, onde os pneus perdem contato com a superfície da estrada, resultando em perda de controlo do veículo;
  • Maior tempo de reação: As distâncias de travagem aumentam consideravelmente em estradas molhadas, o que exige que mantenha uma maior distância de segurança dos veículos à frente.

Pronto para conduzir em dias de chuva? Em suma, o nosso maior conselho é: faça chuva ou sol, pratique sempre uma condução defensiva e de prevenção.

Se utilizar uma destas 9 dicas de segurança, é sinal que a Carglass® o ajudou.
Partilhar
FacebookTwitterLinkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Afinal, onde posso estacionar o carro para não ser multado?

Ver artigo

Os ciclomotores podem circular em autoestrada? Saiba mais!

Ver artigo

Tabela de velocidades do IMT: conheça os limites máximos

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!