Aguarde um momento
Blog Carglass®
Voltar
Voltar 
Manutenção do Carro
Fechou o carro com as chaves lá dentro? Saiba o que fazer
28 out 2025 | 3 min de leitura
Mas este artigo traz-lhe boas notícias. Há várias formas de resolver a situação sem precisar desesperar ou estragar o carro.
Carro fechado com chave dentro: o que fazer?
Primeiro: mantenha a calma
Sim, é cliché, mas é o mais importante. Antes de entrar em modo "Missão Impossível” e tentar abrir a porta com qualquer objeto, confirme o óbvio:
- Verifique todas as portas, incluindo a bagageira. Às vezes uma delas fica destrancada;
- Veja se deixou alguma janela ligeiramente aberta;
- Pense se tem uma chave suplente à mão ou alguém que a possa ir buscar.
Truques que podem salvar o dia (em modelos mais antigos)
Se o carro tiver travas manuais ou pinos de bloqueio, alguns métodos caseiros talvez funcionem. Ora veja:
- Cadarço (cordão) ou barbante: faça um laço no meio, deslize-o pela borracha da porta e tente "pescar” o pino para cima;
- Cabide ou arame: endireite um cabide metálico e use o gancho para alcançar a trava. Faça com calma, senão o carro ganha riscos novos de recordação;
- Acesso pelo porta-bagagens: se estiver aberto e os bancos rebatem, pode tentar entrar e recuperar a chave. Não é a coisa mais elegante, mas funciona.
São truques que requerem alguma paciência e, de preferência, um pouco de privacidade (é fácil parecer suspeito a mexer no carro com um cabide na mão).
Quando o carro é moderno, a tecnologia ajuda
Nos carros com sistema keyless, normalmente não fica trancado do lado de fora se a chave estiver dentro. Alguns até permitem desbloqueio remoto via app ou chamada para a assistência da marca. Se for o caso, pode resolver tudo com um clique no telemóvel.
Chaveiro e seguro: Dois aliados: chaveiro e seguro
Se os truques caseiros não funcionarem, é hora de chamar quem sabe.
- Chaveiro especializado: abre a viatura sem danificar. É rápido, mas pode ser um serviço caro, sobretudo em regime de urgência;
- Seguro automóvel: muitas apólices já incluem assistência em viagem com chaveiro 24h. Vale a pena verificar, porque nestas alturas compensa ter pago essa cobertura extra.
Em caso de emergência não espere, aja!
Se dentro do carro estiver uma criança ou um animal de estimação, não pense duas vezes: ligue de imediato para as autoridades. Nestes casos, a prioridade é a segurança e partir um vidro deixa de ser "opção extrema” para passar a ser a escolha certa.


Partir o vidro: a última saída
Quando já não há alternativas, quebrar o vidro é inevitável. Mas escolha bem: evite o para-brisas (mais resistente e caro) e opte por um vidro lateral. E depois, claro, conte com a Carglass® para tratar da substituição de forma rápida e segura. Afinal, abrir a porta é importante, mas voltar a conduzir em segurança também.
Como evitar que volte a acontecer?
Depois do susto, nada melhor do que aprender a evitar que a cena se repita. Com alguns hábitos simples e pequenas precauções, pode poupar-se a novos dissabores:
- Habitue-se a confirmar se tem a chave na mão antes de fechar a porta;
- Guarde uma cópia da chave num local seguro (não, não vale no mesmo porta-chaves);
- Considere chaveiros inteligentes que apitam quando se afasta sem a chave;
- Informe-se sobre seguros que incluam serviços de chaveiro 24h.
Ficar trancado fora do carro não é o fim do mundo, embora naquele instante pareça. Com calma, alguma criatividade e, se for preciso, ajuda profissional, vai sempre encontrar solução. O que importa é nunca comprometer a sua segurança nem a do carro.
Da próxima vez que se deparar com esta situação, vai saber exatamente o que fazer. E quem sabe… até consiga contar a história com humor no próximo jantar de amigos.
Também lhe pode interessar
Como tirar manchas de água do vidro de carros
10 cuidados a ter com o carro no inverno

Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!


