Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
tecnologia automovel
Tecnologia automóvel

Os novos para-brisas 3D com realidade aumentada!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
01 out 2019 | 3 min de leitura

A tecnologia vai permitir aplicar a realidade aumentada nos para-brisas. Conheça neste artigo os benefícios da sua inclusão no seu para-brisas. Surpreenda-se! 

A maneira como os condutores e os passageiros de um carro recebem informações visuais durante a condução vai mudar bastante nos próximos anos. Esses avanços acompanharão em paralelo o desenvolvimento de novos sistemas de assistência à condução e sistemas de direcção autónomos, como é o caso do ADAS. 

Nesta evolução, os para-brisas 3D vão ganhar uma especial preponderância. Além de terem o objectivo de oferecer protecção e transparência, suportarem as câmaras e sensores ADAS, e apoiarem o sistema airbag do passageiro, vão ser extremamente importantes para a condução. 

E porquê? A resposta é garantir ainda mais segurança aos condutores. 

Com efeito, sabia que 90% das informações que recebemos enquanto conduzimos atingem o cérebro através da visão? Como condutores, temos que ter em atenção às direções do nosso percurso, circunstâncias do trânsito e até à própria manutenção dos nossos veículos. E é aqui que entra a realidade aumentada (3D) e os gráficos tridimensionais que vão ajudar os condutores a realizar estas tarefas, com o objetivo de garantir a total segurança rodoviária. Saiba agora como!  

Para-brisas com ecrãs 3D 

Os sistemas tridimensionais de visualização permitem uma melhor estruturação da informação e facilitam a compreensão dos elementos espaciais. Podem ser utilizados ​​tanto no Head-up Display do para-brisas, como painel de controlo. Um recente estudo da empresa de software alemã Nora Broy (‘Stereoscopic 3D user interfaces exploring the potentials and risks of 3D displays in cars’) assegura que a tecnologia 3D antecipa melhor as reacções do condutor perante os imprevisto. O 3D permite ainda uma tradução fácil entre o mundo real e o virtual. Os sinais e a distância do veículo da frente são transmitidos de forma intuitiva. 
Para além disso, o 3D permite uma tradução fácil entre o mundo real e o 3D virtual. Desta forma, os sinais de navegação e a distância com o veículo mais próximo são transmitidos intuitivamente. O condutor não se vai confundir quando mudar de direcção, uma vez que o para-brisas transmite em ambiente real a direcção através do ecrã 3D. 

Nos vários testes que as marcas estão a realizar com protótipos, a visualização em três dimensões está a ajudar o condutor a reincorporar-se na tarefa de conduzir num carro autónomo de nível 3 (carro autónomo ajudado pelo condutor de forma pontual). Se o veículo suportar vários modos de automação, o interface do usuário deve transmitir uma comunicação clara e completa do modo de automação atual: o condutor precisa de uma representação explícita de suas responsabilidades actuais e do veículo. 

Já num carro completamente autónomo (nível 5), os ecrãs 3D podem oferecer a todos os ocupantes uma melhor experiência de imersão em jogos e filmes, bem como interacção. Vários fabricantes de automóveis estão mesmo a desenvolver este tipo de funcionalidades para transmitir em segurança e em tempo real para todos os passageiros do veículo, incluindo o condutor!

Integração de realidade aumentada 

As marcas de automóveis, além dos fabricantes de ecrãs, incluindo a Apple, estão a trabalhar em para-brisas que permitam integrar elementos digitais que complementem a realidade que vemos através da nossa visão. Essa realidade aumentada vai permitir que um mundo de sinais, alertas e indicações seja exibido em frente ao condutor. Até ao momento, as patentes registadas pela Apple especificam a possibilidade de realizar chamadas pelo FaceTime entre dois carros autónomos. 

Para tudo isto acontecer num futuro próximo, os desenvolvimentos da visão 3D e da realidade aumentada seguem em paralelo, espera-se que num período de 5 anos estas duas tecnologias sejam disponibilizadas para venda ao público! 

Assim, toda a informação e controlo da condução vai estar mais centralizada, mostrando-se directamente aos nossos olhos, sem necessidade de procurar no painel de instrumentos ou nos ecrãs digitais. Tudo isto, vai aumentar a capacidade de reacção, evitar distracções e, como consequência, aumentar a segurança de condutor e passageiros.

Por fim, e como você sabe, na Carglass® estamos na vanguarda e podemos reparar e substituir qualquer tipo de para-brisas, até mesmos os futuros 3D, e recalibrá-lo novamente, para que continue a conduzir com segurança.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Carros chineses: o novo rosto da mobilidade elétrica em Portugal

Ver artigo

Assistente de faixa de rodagem: o que é e como funciona?

Ver artigo

Carros a hidrogénio: Serão eles o futuro?

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!