Amaxofobia ou, como é mais conhecida, o medo de conduzir ou estar dentro de um carro, é uma fobia bastante comum. Esta perturbação partilha semelhanças com os transtornos de ansiedade, podendo causar sintomas como preocupação excessiva e inquietude diante de situações relacionadas com o ato de conduzir ou de simplesmente ser passageiro num veículo. É um medo irracional, mas que tem como ser superado. Saiba como ultrapassar o medo de conduzir.

Como referimos, esta fobia caracteriza-se pelo medo intenso de estar dentro de um veículo em movimento, seja como condutor ou como passageiro. O termo «amaxofobia» resulta da junção de duas palavras gregas: amaxo (carruagem) e fobia (medo irracional).
Este pavor não se refere ao carro em si, mas sim à possibilidade de perder o controlo do veículo, seja quando se está a conduzir ou quando se viaja como passageiro. Isto pode acontecer não somente com um automóvel mas com outros meios de transporte como autocarro, comboio ou avião.
Tal como todos os tipos de fobia, a amaxofobia manifesta-se de forma distinta e com intensidades diferentes em cada indivíduo. É um transtorno psicológico mais comum do que se possa pensar, e que pode afetar pessoas de todas as idades.
Nem todas as pessoas que sofrem de amaxofobia manifestam este distúrbio da mesma forma. Tal como existem diversas causas para a fobia, existem graus de intensidade e sintomas diferentes. Estes sintomas podem aparecer não apenas quando conduz ou viaja de carro, há também quem os manifeste só de pensar em entrar num veículo. Os sintomas mais comuns, são:
É, ainda, importante referir que a amaxofobia pode fazer-se acompanhar de outros transtornos, tais como:

Há algumas experiências ou acontecimentos que, enquanto condutor ou passageiro, podem levar ao desenvolvimento de amaxofobia. Conheça algumas dessas situações:
Embora a amaxofobia possa parecer algo de proporções reduzidas, pode ser um grande transtorno e ter um impacto negativo na qualidade de vida de quem sofre desta fobia. Para quem sofre deste transtorno, temos uma boa notícia: sim, é mesmo possível resolver este problema e perder o medo de conduzir.
Se se encontra nesta situação ou conhece alguém que manifeste os sintomas acima referidos, o primeiro passo a dar deverá ser consultar um psicólogo. Depois, existem algumas soluções possíveis à sua escolha, tais como:
Todas estas soluções e terapias devem ser feitas de forma gradual, de modo a que se consiga, aos poucos, enfrentar a estrada e conduzir.
Acima de tudo, não se esqueça de praticar sempre uma condução defensiva, pois pode ajudar a combater este seu medo ou de outros condutores.