Tentar prender uma cadeira auto com cintos de segurança pode ser uma verdadeira ginástica. Passa o cinto por baixo, por trás, aperta de um lado, escorrega do outro... e, no fim, fica sempre aquela dúvida: "será que está mesmo bem presa?". No meio da azáfama que é sair de casa com uma criança, este é um daqueles momentos que ninguém tem saudades.
Felizmente, há uma forma de tornar tudo isto muito mais simples - e seguro. Chama-se Isofix, e veio facilitar a vida de quem anda com os mais pequenos no carro ao garantir que a cadeira fica bem presa, no sítio certo e sem margem para erros.

Trata-se de um sistema de fixação internacionalmente padronizado que permite prender a cadeira auto diretamente à estrutura do automóvel, sem recorrer ao cinto de segurança. Na prática, em vez de "dar a volta" com o cinto, basta encaixar a cadeira em dois pontos de ancoragem metálicos que estão entre o encosto e o assento do banco do carro. E voilá: a cadeira fica fixa e segura.
Este sistema foi introduzido na Europa no início dos anos 2000 e, desde 2006, tornou-se obrigatório nos novos modelos de carros vendidos na União Europeia. Deste modo, se o carro foi fabricado depois dessa data, é muito provável que já venha com pontos Isofix de origem.
Resumidamente, a cadeira auto Isofix tem dois ganchos que se encaixam diretamente em dois pontos metálicos, entre o assento e o encosto do banco do carro. Em muitos casos, há também um terceiro ponto de apoio - através de um Top Tether ou de um Pé de Apoio (também conhecido como base Isofix com perna de suporte).

Quem já passou pela experiência de prender uma cadeira com cintos sabe bem o stress que pode ser: puxa cinto, passa por baixo, por trás, aperta e, no fim, nem sempre fica bem segura. O Isofix vem propor tréguas na hora da instalação e, acima de tudo, garantir uma fixação muito mais segura para as crianças.
Eis algumas das principais vantagens do sistema:
Apesar das muitas vantagens, há alguns pontos a ter em conta:
A forma mais rápida é espreitar entre o encosto e o assento dos bancos traseiros. Se vir umas pequenas barras metálicas ou etiquetas com o símbolo "Isofix”, então está tudo pronto para receber uma cadeira com este sistema.
Outra forma é mesmo o manual do carro. Alguns modelos têm também uma pequena tampa ou botão com o nome "Isofix” a indicar os pontos de fixação.
Nesse caso, há duas alternativas possíveis: pode optar por cadeiras auto sem Isofix, as tradicionais fixadas com o cinto de segurança, ou verificar se é viável instalar um adaptador Isofix. A segunda opção permite a utilização de uma cadeirinha Isofix em veículos mais antigos, mas é fundamental confirmar a compatibilidade tanto com o carro como com a cadeira.
Já viu que o seu carro tem sistema Isofix, e agora quer saber como montar? Cada modelo tem as suas especificidades, mas, de forma geral, o processo segue estes passos:
Vamos esclarecer aqui que ambos os sistemas são válidos e seguros, desde que usados corretamente. Mas a verdade é que a instalação com cinto tem uma margem de erro muito maior. Estudos apontam que cerca de 80% das cadeiras instaladas com cinto estão mal colocadas. E, quando o tema é segurança infantil, este é um número preocupante.
Com o Isofix, essa margem reduz-se drasticamente. Por isso, sempre que possível, é recomendável optar por este sistema.
Para quem tem carros mais antigos ou prefere outra solução, continuam a existir no mercado cadeiras auto sem Isofix, compatíveis com cintos de segurança, desde que bem instaladas.