Os sistemas de assistência à condução têm vindo a ganhar cada vez mais importância nos dias de hoje, tendo em conta a sua capacidade para melhorar a segurança no carro e a eficiência no trânsito. Estes, muitas vezes, são cruciais no que toca à redução do número de acidentes na estrada.
As marcas de automóveis têm vindo a investir cada vez mais nesta tecnologia, reconhecendo a importância dos elementos de segurança automóvel para os condutores e para a sociedade em geral. Neste artigo, explicamos-lhe o que é o assistente de faixa de rodagem e como funciona.

Devido à eficácia dos sistemas ADAS - Advanced Driver Assistance Systems ou Sistemas de Assistência ao Condutor -, dos quais o assistente de rodagem faz parte, muitos fabricantes já os consideram no equipamento padrão de cada automóvel, mesmo nos modelos urbanos em geral.
No entanto, alertamos para que todos os sistemas de assistência à condução, como o ADAS ou o assistente de faixa de rodagem, devem ser calibrados regularmente para garantir que estão a funcionar corretamente e a fornecer informações precisas ao condutor.
No caso do ADAS, é necessária a sua calibração sempre que haja substituição do vidro para brisas, pois é onde se situa a câmara principal. E a Carglass pode ajudá-lo!
O assistente de faixa de rodagem ajuda a prevenir acidentes devido a distração ou sonolência, corrigindo automaticamente o posicionamento do veículo dentro da faixa de rodagem. Ele também pode detectar outros veículos e pedestres, e ajudar o condutor a evitar colisões.
Este assistente reduz a carga de trabalho do condutor, permitindo-lhe manter o carro dentro da faixa de rodagem sem precisar estar constantemente a fazer correções manualmente.
O assistente de faixa de rodagem permite ao condutor manter uma velocidade constante e evitar mudanças desnecessárias de faixa, o que pode melhorar a eficiência do trânsito.
O assistente de faixa de rodagem pode ser especialmente útil para condutores inexperientes, ajudando-os a melhorar as suas habilidades de condução e a sentir-se mais seguros no trânsito.
Os sistemas de assistência ao condutor podem salvar vidas e, por vezes, são o suficiente para lembrar o condutor que deve fazer uma pausa depois de um longo período a conduzir.