Nos últimos anos, o mercado automóvel em toda a Europa - e também no mundo - tem sido palco de uma transformação sustentável empolgante. Dos países que têm ganho lugar no panorama da mobilidade elétrica nacional, há um que se tem vindo a destacar, com com preços competitivos e diversas vantagens.
A presença dos carros chineses elétricos é cada vez mais notória, com uma variedade crescente de modelos e opções disponíveis para os consumidores preocupados com o meio ambiente. Mas o que exatamente esses veículos têm a oferecer? Quais são as vantagens que os tornam atrativos e quais são as desvantagens que ainda geram questionamentos?

Na primeira metade deste ano, a quota de mercado dos veículos elétricos em Portugal atingiu impressionantes 15,6%, superando os motores a diesel, que representaram 13,4%. Este cenário revela uma mudança substancial no perfil das vendas de automóveis no país, com um rápido deslocamento na preferência dos consumidores.
Considerando tanto os veículos híbridos plug-in quanto os híbridos convencionais, as opções de energias alternativas agora abrangem aproximadamente metade das matrículas de carros novos em Portugal, mostrando a crescente aceitação e adoção dessas tecnologias no mercado automóvel nacional.

Os consumidores em Portugal têm à sua disposição uma variedade cada vez maior de opções quando se trata de carros chineses elétricos. Essas opções vão desde marcas tradicionais bem estabelecidas até novos concorrentes que rapidamente têm ganho reconhecimento.
Deste rol de marcas, destacam-se as MG, Aiways e BYD. Estas são as três marcas chinesas de veículos elétricos presentes no mercado português, cujas vendas, no primeiro semestre de 2023, totalizam 352 unidades.
Na análise comparativa dos preços, realizada pelo jornal Público, as marcas chinesas têm valores 10% a 14% mais baixos, sendo que essa vantagem tem sido anulada em alguns casos apenas por descontos praticados pela concorrência.
Resumindamente, a MG é a marca com mais vendas registadas – 281 veículos –, seguida da BYD com 41 e da Aiways, com 31.
Conheça alguns factos:
É importante lembrar que estas vantagens e desvantagens podem variar de acordo com a marca e o modelo específicos. Antes de tomar uma decisão de compra, os consumidores devem conduzir uma pesquisa aprofundada e considerar as suas próprias necessidades e prioridades individuais.