A velocidade continua a ser uma das maiores paixões do mundo automóvel. Todos os anos surgem novos supercarros e hipercarros que desafiam os limites da engenharia e da física, na corrida pelo título de carro mais rápido do mundo.
Em 2025, há um novo campeão — e vem da China.
Sempre houve um fascínio por parte dos fabricantes de automóveis - e também do público - em torno do quão rápidos os carros de produção "comuns” podem ser. Desde o Benz Velo, com os seus inebriantes 19 km/h (quilómetros por hora) em 1894, os fabricantes procuraram ampliar as habilidades dos seus modelos legais para circular na estrada.
O fascínio pela velocidade acompanha o automóvel desde sempre. Em 1894, o Benz Velo já surpreendia ao atingir 19 km/h e, desde então, os fabricantes nunca mais pararam de tentar ir mais longe.
Nos anos 50, a Mercedes-Benz quebrou barreiras com o lendário 300SL, que chegava aos 235 km/h. A partir daí, nomes como Ferrari, Lamborghini e Porsche passaram décadas a disputar o título de carro mais veloz do mundo.
Em 1987, a Ferrari F40 entrou para a história ao ultrapassar os 300 km/h, tornando-se o primeiro carro de produção a fazê-lo.

Há muitas maneiras de avaliar a velocidade de um carro, mas a aceleração é o mais importante. O ser capaz de saltar de zero a 100 km/h rapidamente é provavelmente a referência de desempenho mais realista, já que somos realmente capazes de conduzir a essa velocidade na maioria das estradas.
Os carros classificados como os mais velozes do mundo são mais leves, mais elegantes e mais potentes do que os apresentados anteriormente. Agora, com velocidades máximas muito além do limite anterior de 300 km/h, estes novos "supercarros” são capazes de surpreender, não só os amantes de velocidades, mas qualquer pessoa.
Segue então uma lista de 10 carros mais rápidos do mundo, classificados por velocidade máxima, do mais "lento” ao mais veloz. E saiba que todos estes carros são legais nas ruas.
O Yangwang U9 Xtreme, da BYD, atingiu em setembro de 2025 a impressionante marca de 496,22 km/h, tornando-se oficialmente o carro de produção mais rápido do mundo.
O teste foi realizado no circuito alemão ATP Papenburg e supervisionado por entidades independentes. É o primeiro veículo elétrico a conquistar o topo deste ranking, provando que a eletrificação também pode ser sinónimo de pura adrenalina.
Mas o pódio não fica por aqui. Entre motores V8, W16 e potências que ultrapassam os 1800 cavalos, conheça os 10 carros que fazem da velocidade uma arte.

Durante muito tempo, este lendário modelo do fabricante francês deteve o título do carro desportivo mais rápido do mundo. Em 2010, atingiu uma velocidade recorde de 431.072 km/h. Este modelo é equipado com motor 8.0 com 16 cilindros com turbocompressor, que gera 1200 cv de potência. Segundo os registos oficiais, o veículo francês atingiu a velocidade média de 431 km/h, indo de 0 a 300 km/h em pouco mais de 22 segundos.

Em 2017, o fabricante sueco bateu o recorde de velocidade em estrada pública com o Agera RS, registando uma média de 447 km/h no deserto de Nevada, EUA. O motor V8 biturbo de 5.0 litros e 1360 cv garantiu-lhe um lugar eterno na história automóvel.
Com um design futurista e tecnologia de ponta (incluindo peças impressas em 3D), o Czinger 21C combina um motor V8 de 2.88 litros com dois motores elétricos, totalizando 1250 cv. Fabricado em Los Angeles, é uma das criações mais inovadoras desta lista.

O SSC Tuatara chegou a gerar polémica com alegações de ter ultrapassado os 500 km/h, mas medições oficiais confirmaram 474 km/h. Ainda assim, com o seu motor V8 biturbo de 1774 cv, continua a ser um dos carros mais rápidos e potentes já construídos.

Uma homenagem ao lendário CC8S, o CC850 combina um motor V8 biturbo de 5.0 litros (1385 cv) com uma caixa manual revolucionária que pode ser alternada para automática. Um tributo à condução pura, com tecnologia de ponta e uma velocidade que desafia o impossível.

O nome “F5” vem da categoria mais alta da escala Fujita (usada para classificar furacões) e faz todo o sentido. Com um V8 biturbo de 6.6 litros e 1841 cv, o Venom F5 é uma verdadeira tempestade sobre rodas. A marca americana promete ainda superar os 500 km/h em futuras versões.
Em 2019, o Chiron Super Sport 300+ tornou-se o primeiro carro de produção a ultrapassar a barreira das 300 milhas por hora (490,484 km/h). O motor W16 quad-turbo de 8.0 litros e 1600 cv confirma a tradição da Bugatti em desafiar limites com elegância e precisão.

O Bolide é uma máquina feita quase exclusivamente para pista, mas continua a ser legal para estrada em versões específicas. Com o motor W16 de 1850 cv alimentado por combustível de corrida de 110 octanas, este Bugatti ultrapassa todos os conceitos de potência e design extremo.

O Jesko Absolut foi criado com um único propósito: ser o carro mais rápido do mundo. Com um motor V8 biturbo de 5.0 litros e 1600 cavalos, este hipercarro sueco tem uma aerodinâmica extrema, pensada para cortar o ar com o mínimo de resistência possível.
A Koenigsegg afirma que pode atingir 531 km/h, mas essa velocidade ainda não foi testada nem certificada. O valor resulta apenas de simulações internas, e a marca já admitiu que não pretende realizar um teste oficial.
Por isso, o Jesko Absolut fica fora do primeiro lugar. É o carro teoricamente mais rápido do mundo, mas ainda não o provou na estrada.

O novo rei da velocidade é elétrico. O Yangwang U9 Xtreme, desenvolvido pela BYD, combina quatro motores elétricos com uma potência total superior a 1300 kW (cerca de 1760 cv).
Durante o teste na Alemanha, o modelo atingiu 496,22 km/h, superando todos os registos anteriores e tornando-se o carro de produção mais rápido do mundo.
Além da velocidade, impressiona pela estabilidade, travagem regenerativa e controlo aerodinâmico ativo. Uma verdadeira revolução no universo dos hipercarros.
Com o Yangwang U9 Xtreme, a eletrificação entra oficialmente no clube dos supercarros mais rápidos do mundo. E se há uma coisa certa, é que esta corrida ainda está longe de terminar. Entre marcas históricas e novos gigantes tecnológicos, o futuro da velocidade promete ser mais silencioso… mas nunca tão eletrizante.