Já há muito tempo que ouvimos falar de carros voadores em filmes e livros de ficção. Mas estará "O Regresso ao Futuro” mais perto do que imaginamos?
Nos últimos anos tem havido cada vez mais empresas a apostar em protótipos desta nova categoria de veículos. Alguns que ficaram pelo caminho e outros mais bem sucedidos. Em 2018 apareceu o PAL-V Liberty, tornando-se o primeiro carro voador a ser comercializado.
Em novembro de 2020, o AirCar tornou-se o primeiro carro-avião a ligar duas cidades europeias. Esta viagem durou cerca de 35 minutos a percorrer 75km a uma velocidade de 190km/hora. A tecnologia do AirCar recebeu um certificado de aeronavegabilidade da Autoridade de Transportes da Eslováquia em 2022 e, depois do sucesso na Europa, a tecnologia passa agora a ser utilizada na China.
No final do ano de 2021, a Xpeng anunciou que iria começar a distribuir carros voadores - do seu modelo X2 - com preços mais competitivos - cerca de 157 000$ - até este ano.

Tendo sido pioneira na revolução dos veículos elétricos, a China tem avançado no desenvolvimento de soluções para o transporte aéreo. No mês passado, a empresa Autoflight realizou um voo de teste com um drone para transporte de passageiros entre as cidades de Shenzhen e Zhuhai, que estão separadas por cerca de 70 quilómetros.
Apesar desses avanços, há ainda obstáculos consideráveis a serem superados, incluindo a infraestrutura necessária, a regulamentação apropriada e a aceitação pública dessa tecnologia emergente.
Mas para andar num carro voador não precisa de ter um. A UBER criou a UBER Elevate - adquirida em 2020 pela Joby Aviation - e começou a dar os primeiros passos na categoria de taxis aéreos. O objetivo? Menos trânsito, maior rapidez e preços mais acessíveis.

Esta corrida aos carros voadores tornou-se tão interessante que, com o objetivo de acelerar a mobilidade aérea urbana, foi criada a primeira competição de carros voadores do mundo. Chama-se Airspeeder EXA, e já foi realizado um primeiro teste nos desertos do Sul da Austrália. A Prestige chega a afirmar mesmo que esta é uma competição em que "o melhor da Fórmula 1 se cruza com a RedBull Air Race".
Apesar de ao longo dos anos terem sido anunciados várias ideias, "sonhos” e até alguns modelos concretos, a realidade é que nenhum eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), o popular "carro voador" está, de facto, em uso. No entanto, este é um mercado com um expectável crescimento exponencial em termos de novos modelos, testes, investimentos e parcerias. Fique a conhecer 5 modelos de carros voadores que devem começar a voar já nos próximos anos:
Este deverá ser o primeiro carro voador a ser utilizado em todo o mundo, dado já ter obtido a aprovação do Departamento Federal de Aviação da Alemanha para ser produzido na cidade de Bruchsal. Este eVTOL biplace é projetado para ser silencioso e eficiente, tornando-o adequado para operações urbanas.
No entanto, o Volocopter apenas tem capacidade para um passageiro, para além do piloto. A autonomia também é baixa, de apenas 35 km e com uma velocidade máxima de 110 km/h.
Também de uma empresa alemã, este continua a ser um dos eVTOLs mais esperados. Com o seu design elegante e sete lugares, o Lilium Jet visa oferecer um transporte rápido e confortável em rotas regionais. Este modelo é capaz de fazer 250 km com um só carregamento e chega aos 250 km/h. A empresa espera iniciar voos comerciais em 2025.
A Joby Aviation é outra empresa líder neste setor, que tem avançado com os testes do seu eVTOL silencioso e de alta velocidade. O seu modelo voador já percorreu mais de 50.000 km e a ideia da marca é fazer uma parceria com a Delta Airlines assim que receber a certificação da Federal Aviation Administration (FAA) para iniciar os seus serviços comerciais.
A Eve, subsidiária da Embraer voltada para eVTOLs, está também a progredir no desenvolvimento do seu eVTOL de quatro lugares, o Eve. A empresa realizou a produção do primeiro protótipo em tamanho real em 2023 e iniciará os testes de voo em 2024. A empresa espera ainda obter a certificação para o seu modelo Eve e lançar serviços de táxi aéreo em 2026.
A startup americana Alef Aeronautics entra nesta listagem dos próximos carros voadores com o Model A, com produção prevista para 2025 e início dos voos no ano seguinte. Um dos diferenciais deste modelo foca-se no design: a sua aparência é muito mais semelhante a um automóvel, contrariamente aos modelos aqui apresentados, que se assemelham a drones e helicópteros.
A Alef Aeronautics descreve o Model A como o "primeiro carro voador do mundo" devido à sua capacidade de voar e também de se deslocar no solo. No ar, a sua autonomia é de 177 km, enquanto no solo pode percorrer até 321 km, com uma velocidade máxima limitada a 56 km/h. Este modelo tem capacidade para apenas dois ocupantes e tem como principais investidores a SpaceX e a Tesla.
Já está convencido, ou ainda parece que está dentro de um filme de Steven Spielberg?