Já aconteceu? Senta-se ao volante, dá à chave… e nada. Nem um som. Ou, pior ainda, ouve-se apenas um "clic” triste vindo do motor. Se sim, não está sozinho. As baterias são como o coração do carro - quando não estão a funcionar bem, tudo o resto sente logo o impacto. Mas calma, não precisa de stressar. Vamos mostrar-lhe como identificar os sinais de alerta e o que fazer quando a bateria começa a dar problemas.

O motor do carro está com dificuldade em arrancar? Parece que está a "esforçar-se” demasiado quando roda a chave? Se a resposta foi afirmativa nos dois casos, temos más notícias: o mais provável é que a bateria esteja a pedir reforma. Quando está fraca, não consegue fornecer energia suficiente para dar vida ao motor e quanto mais frio estiver, mais difícil fica a missão. Se já deu por si a tentar várias vezes até o carro pegar, não deixe passar. Mais vale investigar antes que a bateria desista de vez.
Quando os faróis parecem mais fracos do que o normal ou as luzes interiores começam a piscar, a bateria pode estar a dizer "estou a ficar sem energia!”. Este é um dos sinais mais fáceis de detetar, especialmente quando liga o carro e as luzes não brilham com a força habitual. A bateria é responsável por alimentar todo o sistema elétrico e, quando não tem carga suficiente, as luzes são as primeiras a mostrar sinais de alerta.
Já lhe aconteceu trancar o carro e, de repente, ele destrancar-se sozinho? Ou o comando começar a falhar sem motivo aparente? Pois é… o fecho centralizado também depende da energia da bateria. Quando esta está fraca, os sistemas elétricos mais sensíveis — como o fecho das portas — começam a comportar-se de forma errática. Pode parecer coisa pouca, mas é um aviso importante de que algo não está bem.
A luz da bateria acendeu no painel? Ou talvez o símbolo do alternador? Não ignore! Estes avisos são mensagens diretas do carro a dizer que há problemas no sistema elétrico, e muitas vezes estão ligados à bateria. Pode ser que a bateria esteja a descarregar ou que o alternador não a esteja a carregar como devia. Em qualquer dos casos, vale a pena fazer uma visita à oficina antes que a situação se complique.
Um cheiro a enxofre (tipo "ovo podre”) vindo da zona do motor nunca é um bom sinal. Pode indicar que a bateria está a libertar ácido, o que significa que algo correu mal com a sua estrutura interna. Este tipo de fuga é perigoso, não só para o carro como para a sua saúde, e deve ser tratado com urgência. Se sentir este cheiro, pare o carro, desligue tudo e peça ajuda a um profissional.
Olhou para a bateria e viu uma espécie de pó esbranquiçado ou esverdeado nos terminais? Isso é corrosão — e, além de indicar desgaste, pode impedir a passagem de corrente elétrica, dificultando o carregamento da bateria pelo alternador. O resultado? Um carro que pode falhar a qualquer momento. Felizmente, este problema tem solução fácil: uma limpeza simples já pode fazer diferença. Mas convém vigiar com regularidade.
As baterias têm uma vida útil média entre três a cinco anos, dependendo do uso, da qualidade e das condições a que estão expostas. Se a sua já passou dos quatro anos, mesmo que ainda funcione, está na altura de começar a estar atento a sinais de desgaste. Uma bateria pode parecer "saudável” até ao momento em que decide falhar — geralmente no pior dia possível. Prevenção é mesmo a melhor aliada.
Nem tudo são más notícias! Saiba que pode tomar algumas medidas simples para prolongar a vida da bateria:
Mas, se anda a ter dificuldades no arranque, a culpa pode nem sempre ser da bateria. O melhor é levar o carro a uma oficina especializada para despistar e resolver definitivamente o problema.