Bateria do automóvel: antecipe o problema

Já aconteceu? Senta-se ao volante, dá à chave… e nada. Nem um som. Ou, pior ainda, ouve-se apenas um "clic” triste vindo do motor. Se sim, não está sozinho. As baterias são como o coração do carro - quando não estão a funcionar bem, tudo o resto sente logo o impacto. Mas calma, não precisa de stressar. Vamos mostrar-lhe como identificar os sinais de alerta e o que fazer quando a bateria começa a dar problemas.

Problemas com a bateria do carro? Eis os sinais mais comuns

Mão a limpar o terminal de uma bateria de automóvel com um pano vermelho.

Arranque preguiçoso

O motor do carro está com dificuldade em arrancar? Parece que está a "esforçar-se” demasiado quando roda a chave? Se a resposta foi afirmativa nos dois casos, temos más notícias: o mais provável é que a bateria esteja a pedir reforma. Quando está fraca, não consegue fornecer energia suficiente para dar vida ao motor e quanto mais frio estiver, mais difícil fica a missão. Se já deu por si a tentar várias vezes até o carro pegar, não deixe passar. Mais vale investigar antes que a bateria desista de vez.
 

Luzes mais fracas

Quando os faróis parecem mais fracos do que o normal ou as luzes interiores começam a piscar, a bateria pode estar a dizer "estou a ficar sem energia!”. Este é um dos sinais mais fáceis de detetar, especialmente quando liga o carro e as luzes não brilham com a força habitual. A bateria é responsável por alimentar todo o sistema elétrico e, quando não tem carga suficiente, as luzes são as primeiras a mostrar sinais de alerta.
 

Fecho central com vontade própria

Já lhe aconteceu trancar o carro e, de repente, ele destrancar-se sozinho? Ou o comando começar a falhar sem motivo aparente? Pois é… o fecho centralizado também depende da energia da bateria. Quando esta está fraca, os sistemas elétricos mais sensíveis — como o fecho das portas — começam a comportar-se de forma errática. Pode parecer coisa pouca, mas é um aviso importante de que algo não está bem.
 

Aviso no painel de instrumentos

A luz da bateria acendeu no painel? Ou talvez o símbolo do alternador? Não ignore! Estes avisos são mensagens diretas do carro a dizer que há problemas no sistema elétrico, e muitas vezes estão ligados à bateria. Pode ser que a bateria esteja a descarregar ou que o alternador não a esteja a carregar como devia. Em qualquer dos casos, vale a pena fazer uma visita à oficina antes que a situação se complique.
 

Cheiro estranho vindo do capô

Um cheiro a enxofre (tipo "ovo podre”) vindo da zona do motor nunca é um bom sinal. Pode indicar que a bateria está a libertar ácido, o que significa que algo correu mal com a sua estrutura interna. Este tipo de fuga é perigoso, não só para o carro como para a sua saúde, e deve ser tratado com urgência. Se sentir este cheiro, pare o carro, desligue tudo e peça ajuda a um profissional.

 

Terminais com pó esverdeado ou branco

Olhou para a bateria e viu uma espécie de pó esbranquiçado ou esverdeado nos terminais? Isso é corrosão — e, além de indicar desgaste, pode impedir a passagem de corrente elétrica, dificultando o carregamento da bateria pelo alternador. O resultado? Um carro que pode falhar a qualquer momento. Felizmente, este problema tem solução fácil: uma limpeza simples já pode fazer diferença. Mas convém vigiar com regularidade.

 

Bateria com mais de quatro anos?

As baterias têm uma vida útil média entre três a cinco anos, dependendo do uso, da qualidade e das condições a que estão expostas. Se a sua já passou dos quatro anos, mesmo que ainda funcione, está na altura de começar a estar atento a sinais de desgaste. Uma bateria pode parecer "saudável” até ao momento em que decide falhar — geralmente no pior dia possível. Prevenção é mesmo a melhor aliada.

O que fazer se suspeitar de problemas?

  1. Use um voltímetro: se tiver um em casa, meça a voltagem. Uma bateria saudável deve estar entre os 12,4V e os 12,7V com o motor desligado. Se estiver abaixo dos 12V, é hora de agir;
  2. Peça ajuda a um profissional: se não se sente confortável a mexer na bateria, o melhor é passar numa oficina. Um técnico consegue testar a bateria e confirmar se é preciso substituí-la;
  3. Tente recarregar: se a bateria estiver apenas descarregada (e não danificada), pode usar um carregador de bateria ou pedir ajuda com cabos para fazer o "desencosto”;
  4. Substitua, se for caso disso: se já não há salvação, o melhor é mesmo trocar. Escolha uma bateria compatível com o seu carro — e atenção: não vale a pena poupar na qualidade.

Como evitar que a bateria o deixe pendurado?

Nem tudo são más notícias! Saiba que pode tomar algumas medidas simples para prolongar a vida da bateria:

 

  • Evite viagens muito curtas: ligar o carro consome bastante bateria, e percursos curtos não lhe dão tempo para recarregar. Tente dar passeios mais longos de vez em quando;
  • Desligue os equipamentos com o motor parado: nada de deixar o rádio, luzes ou ar condicionado ligados com o carro desligado. A bateria agradece.
  • Limpe os terminais regularmente: a corrosão nos polos da bateria pode dificultar a carga. Verifique e limpe com uma escova de aço e um spray anticorrosivo.
  • Proteja o carro do calor e do frio extremos: as temperaturas muito altas ou muito baixas afetam o desempenho da bateria. Sempre que possível, estacione à sombra ou em locais abrigados;
  • Mantenha a bateria bem fixa: se a bateria estiver solta, pode danificar-se com as vibrações do carro. Confirme se está bem presa, especialmente se costuma andar por estradas esburacadas.
  • Não brinque aos eletricistas: evite montagens elétricas "caseiras” sem ajuda profissional. Um sistema mal instalado pode consumir energia da bateria sem dar nas vistas.

 

Mas, se anda a ter dificuldades no arranque, a culpa pode nem sempre ser da bateria. O melhor é levar o carro a uma oficina especializada para despistar e resolver definitivamente o problema.