Como colocar limpa-vidros no depósito das escovas limpa-para-brisas

Imagine o seguinte cenário: está a conduzir numa tarde solarenga, o sol bate no para-brisas e há uma certa poeira que não o deixa ver confortavelmente a estrada. Ativa o limpa-para-brisas… e nada acontece. Nem uma gota.

O vidro continua sujo e o som seco das escovas parece raspar o para-brisas não dão descanso. Mas não entre em pânico: é provável que só esteja sem líquido limpa-vidros.

Para que serve o líquido limpa-vidros?

Líquido azul a ser despejado num funil no motor de um carro

líquido limpa-vidros não é só “água com sabão”. É um fluido específico, desenvolvido para:

  • Dissolver sujidade, poeiras e resíduos no para-brisas;
  • Ajudar na visibilidade durante a condução com chuva, lama ou pó;
  • Evitar riscos causados pelas escovas a seco;
  • Desembaciar o vidro (quando associado ao sistema de ventilação).

Conduzir com pouca visibilidade pode ser perigoso. E um simples depósito vazio pode ser o início de uma viagem arriscada.

Como colocar limpa-vidros no depósito? Passo a passo

  1. Deixe o motor arrefecer. Abra o capô com o carro frio e estacionado em local seguro;
  2. Encontre o depósito. Normalmente tem uma tampa azul ou preta com o ícone de um para-brisas com água. Está localizado na zona lateral do compartimento do motor;
  3. Use um funil para facilitar. Remova a tampa e encaixe um funil no bocal para evitar derrames;
  4. Encha com o limpa-vidros. Despeje devagar até o depósito estar quase cheio. Não é necessário encher até transbordar;
  5. Feche tudo e teste. Coloque a tampa, feche o capô e teste o sistema — deve sair líquido com boa pressão e o vidro ficar bem limpo.

Com que frequência devo verificar o nível do limpa-vidros?

Não há um intervalo fixo, mas o ideal é:

  • Verificar uma vez por mês;
  • Confirmar sempre antes de viagens longas;
  • Estar atento aos sinais de alerta, indicados já de seguida.

 

Sinais de que está na altura de encher o depósito

Antes de ficar sem líquido limpa-vidros, o carro dá alguns sinais:

  • As escovas fazem ruído estranho ao ativar;
  • O jato de líquido sai com pouca força - ou nem sai;
  • O vidro fica mal limpo, com manchas ou riscos;
  • luz do painel acende (em alguns modelos).

Que tipo de limpa-vidros devo usar?

Há várias opções no mercado, e a escolha depende da época do ano e do tipo de condução:

  • Limpa-vidros para inverno: com propriedades anti-congelantes;
  • Limpa-vidros para verão: eficazes contra pó e insetos;
  • Concentrados ou prontos a usar: deve sempre diluir conforme instruções;
  • Com ou sem metanol: prefira produtos mais amigos do ambiente.

Evite usar água da torneira. Além de não limpar eficazmente, pode deixar depósitos de calcário e provocar entupimentos no sistema.

E se o limpa-vidros não resolver? Verifique as escovas e o vidro

Vista interior de um carro com limpa vidros a limpar o para-brisas sujo durante a condução numa estrada.

líquido limpa-vidros tem um papel essencial na manutenção da visibilidade, mas sozinho não faz milagres. Se o para-brisas continua sujo, com manchas, riscos ou zonas mal limpas mesmo com o depósito cheio, o problema pode estar nas escovas ou no próprio vidro.

  • Escovas desgastadas ou danificadas deixam marcas, fazem ruído ao limpar e falham na remoção da sujidade;
  • Na Carglass®, além de cuidarmos dos vidros do seu carro, também substituímos escovas limpa-para-brisas;
  • E se notar que o vidro apresenta riscos, manchas internas ou dificuldade em limpar totalmente, pode ser altura de fazer uma avaliação ao para-brisas.

Passe numa agência Carglass® perto de si para verificar o estado das escovas e do vidro. A visibilidade agradece - e a segurança também.