Quem nunca, parado no trânsito, deixou o carro em ponto morto ou ficou a pressionar a embraiagem? Isto nada mais é do que "deixar o carro ao ralenti”.
Certamente já ouviu falar do ralenti do motor, mas sabe em que consiste e qual a sua função? Venha descobrir tudo sobre este componente no nosso artigo.

O ralenti refere-se às rotações de marcha lenta do motor de um veículo. Quando o motor está ao ralenti, está a funcionar num regime mínimo, mantendo-se ligado mesmo quando o veículo está parado. O carro continua a "respirar", mantendo-se ligado, mas sem que as rodas girem.
Este estado é essencial para manter o motor em funcionamento enquanto o veículo está imóvel, garantindo, assim, uma resposta rápida quando é necessário acelerar novamente.

O ralenti instável é um dos indicadores de uma possível avaria no carro. Mas o que isto significa, ao certo, e como ver se está instável?
O ralenti instável ocorre quando o motor oscila entre rotações baixas e altas de forma inconsistente e aleatória. Este problema pode manifestar-se através de trepidação ou vibração do carro, quando este está parado.
As causas podem variar desde falhas no sistema de admissão de ar até problemas com sensores de temperatura ou válvulas de controle de ar.
Se verificar pelo menos uma das seguintes situações abaixo, pode-se dizer que o ralenti está instável:
Se fez "check” em, pelo menos, um destes três pontos, significa que poderá ter de trocar ou verificar algum dos componentes abaixo:
Se detetar alguns dos sintomas acima e, principalmente, que o carro perde potência ao arrancar, a primeira coisa a verificar devem ser as velas. Este componente deve ser substituído a cada 30.000 ou 60.000 quilómetros.
Se o veículo continuar instável mesmo depois de iniciar a marcha, pode indicar a presença de problemas nos filtros, especialmente no filtro de ar e no filtro de combustível. Estes filtros devem ser trocados com a frequência indicada pelo fabricante.
Outra das coisas que pode contribuir para um ralenti instável é uma possível falha no carburador e válvulas desafinadas.
A válvula do ralenti deve ser limpa a cada 40.000 quilómetros, uma vez que é uma peça que tende a acumular detritos no seu interior.
Atenção: se perceber que o seu carro faz algum - ou todos - os sintomas acima descritos, é aconselhável dirigir-se a uma oficina para que possam identificar precisamente qual é o problema e evitar custos mais elevados num futuro.
Se quiser evitar problemas com o ralenti, as palavras-chave são: manutenção preventiva e cuidados no dia a dia:
O funcionamento do motor em ralenti tem um impacto significativo no ambiente, contribuindo negativamente para a qualidade do ar, especialmente, em áreas urbanas, uma vez que resulta no desperdício de combustível e emissões poluentes.
A Comissão Europeia implementou uma série de propostas legislativas com o objetivo de atingir a neutralidade climática na União Europeia até 2050. Essas propostas incluem metas intermediárias, como uma redução líquida de pelo menos 55% das emissões de gases de efeito estufa até 2030.