Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
pontos-pretos-vidros-carro
Informações Auto

O que são os pontos pretos no vidro para-brisas?

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
23 mai 2024 | 2 min de leitura

Neste artigo vamos falar-lhe sobre aqueles "pontinhos” pretos presentes nos vidros do carro, acompanhados por uma banda preta mais larga, que seguramente já deve ter reparado. Mas, apesar de muitos condutores notarem a sua presença, poucos compreendem a sua função e relevância.

Venha connosco perceber o que são esses pontos e essa faixa e por que são importantes para a segurança do veículo.

Faixa e pontos pretos: afinal, o que são?

Esta banda, designada por "frit" ou "frisus" é uma faixa de tinta cerâmica fundida no vidro durante a sua produção. Esta tinta é composta por partículas de cerâmica que lhe dão a sua cor preta característica.

Já os pontos pretos, seguem um padrão conhecido como "meio-tom” e, conforme se afastam da faixa, tornam-se mais pequenos e distantes entre si, criando uma transição visual mais suave entre a faixa e o próprio vidro.

Qual a função da faixa "frit”?

Esta faixa preta desempenha uma tripla função:

  1. Proporciona uma superfície mais texturizada para facilitar a aderência da cola que mantém o vidro no lugar;
  2. Oculta essa cola para que não seja visível do exterior do carro;
  3. Talvez a função mais importante: protege a cola dos danos causados pelos raios UV (ultravioleta), que ao longo do tempo, podem deteriorar a sua eficácia na fixação do para-brisas.

Com o passar do tempo, a ação dos raios UV podem levar à deterioração da cola utilizada para fixar o para-brisas, o que resulta na perda das suas propriedades adesivas, comprometendo a sua capacidade de realizar a função principal: manter o para-brisas devidamente fixado. 

E os pontos pretos? Para que servem?

Os para-brisas são moldados a altas temperaturas, e a faixa preta, por aquecer mais rapidamente que o próprio vidro, pode causar distorções óticas. O design padronizado dos pontos ajuda a dissipar esse calor, quando o vidro está a ser moldado, de forma mais uniforme.

Já em modelos onde os pontos são também encontrados atrás do espelho retrovisor, tem como objetivo oferecer uma camada adicional de proteção contra os raios UV. Isto é especialmente importante porque essa área não é coberta pelas viseiras solares tradicionais.

pontos-pretos-para-brisas-carro

Todos os carros têm estes pontos pretos?

Embora a maioria dos carros modernos estejam equipados com estes elementos nos para-brisas, nem todos os veículos os possuem, dependendo sempre do modelo e do fabricante. No entanto, é cada vez mais comum encontrar esta banda e pontos pretos nos carros mais recentes, produzidos nos últimos anos.

Cuidados recomendados para os para-brisas com frits

Evitar o uso de objetos abrasivos ou produtos químicos agressivos durante a limpeza do para-brisa é essencial para preservar a integridade destes elementos. 



Precisa de reparar ou substituir o seu para-brisas? Escolha Carglass®

Reconhecida como especialista em vidros automotivos e com décadas de experiência, a Carglass® é a escolha certa para a substituição e reparação do seu para-brisas. Temos uma equipa altamente formada, materiais de primeira linha e um compromisso inabalável com a qualidade e segurança. 

Priorize a qualidade, a segurança e a confiabilidade ao fazer sua escolha. Agende a sua reparação ou substituição online.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Tudo o que precisa de saber sobre o Documento Único Automóvel (DUA)

Ver artigo

Distância de travagem: o que é e como calcular

Ver artigo

Escola de condução: como escolher a melhor opção

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!