Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
limpeza-de-estofos-do-carro
Manutenção do Carro

Como limpar estofos do carro em 6 passos

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
06 fev 2023 | 5 min de leitura

Limpar os estofos do carro é uma tarefa que muitas pessoas negligenciam, adiam ou simplesmente não fazem, mas é fundamental para manter o interior do veículo limpo e agradável. Além disso, a limpeza regular dos estofos ajuda a prolongar a vida útil do carro e a mantê-lo em bom estado.

Mas qual a razão de ser tão importante limpar os estofos do carro? E como fazê-lo corretamente? Neste artigo, fique a saber, passo a passo, como limpar os seus estofos de maneira simples, segura e eficiente.

Porque limpar os estofos do carro é importante?

Manter o seu carro limpo e higienizado é essencial por diversos motivos. Essencialmente, mantém o interior do veículo limpo e agradável. Isto é importante não apenas para o bem-estar do motorista e dos passageiros, mas também para prolongar a vida útil dos estofos. A sujidade acumulada, as manchas e as bactérias podem causar danos aos estofos, fazendo com que estes envelheçam antes do tempo. 

Além de remover o acúmulo de sujidade, a limpeza regular também ajuda a eliminar maus odores e ácaros, melhorando a qualidade do ar no interior do veículo. Além disso, um carro limpo e bem cuidado pode também aumentar o seu valor, caso futuramente o deseje vender.

Primeiro que tudo: entenda as diferenças entre estofos de pele, pele sintética e tecido

Os estofos de carros podem ser feitos de diferentes materiais, o que faz com que cada um tenha as suas próprias necessidades de limpeza e cuidado. Antes de iniciar a limpeza dos estofos, é necessário entender as diferenças entre estes materiais:

Estofos de couro ou pele

Estofos em couro ou pele são fáceis de limpar e requerem pouco cuidado, mas precisam ser hidratados regularmente para manter a uma aparência bonita e tratada. Para limpar estofos em pele, é sempre aconselhável a utilização de um produto específico. No entanto, pode também utilizar um pouco de sabão líquido neutro e um pano de microfibras húmido. Deve iniciar a limpeza com um movimento suave e giratório. Esfregar com muita força pode danificar a cor natural dos estofos. Em seguida, aguarde o tempo necessário e aplique um condicionador de couro para manter o material flexível. Atenção: certifique-se de secar completamente os estofos antes de usar o carro novamente.




Estofos de pele sintética

Para retirar nódoas dos estofos sintéticos, pode recorrer a um simples limpa-vidros. Mas antes disso, tem de ler os rótulos dos produtos e verificar se são compatíveis. Nestes casos, o processo é bastante simples: borrifar os estofos com o limpador e passar um pano. Certifique-se que não coloca líquido em excesso. Depois de limpar completamente os assentos, volte a usar um pano, diferente do primeiro, mas desta vez para secar.

Estofos de tecido

Estes são os estofos mais comuns em carros mais económicos, no entanto, são os menos duradouros, mais difíceis de limpar e que se sujam com mais frequência. Para limpar este tipo de estofos, comece por aspirar bem junto ao tecido. Depois, caso tenha manchas de gordura ou outro tipo de nódoas, utilize detergente limpa-tudo. Caso a nódoa seja persistente, pode até limpar com toalhitas de bebé.

Quais os materiais necessários para limpar os estofos do carro?

Lavar os estofos do carro em casa é uma forma fácil e económica de manter o interior do veículo limpo e agradável. No entanto, é importante ter os materiais corretos para realizar a limpeza de forma eficiente e evitar danos aos estofos. Aqui estão alguns dos materiais necessários para limpar os estofos do seu carro em casa:
  • Escova de cerdas suaves: para remover a sujidade grossa e o pó dos estofos.
  • Aspirador de pó: para remover a sujidade acumulada e ajudar a preparar os estofos para a limpeza.
  • Detergente suave/adequado aos seus estofos: é aconselhável que tenha o detergente ideal para o tipo de material dos estofos do seu carro. No entanto, caso não disponha desse tipo de detergente, pode usar detergente para a roupa ou sabão neutro. Atenção: nunca escolha um sabão ou detergente com ácidos ou abrasivos.
  • Balde ou uma garrafa pulverizadora: se for preciso misturar solução de água e detergente.
  • Esponja ou pano macio/microfibras: para aplicar o detergente e limpar os estofos.
  • Toalhas limpas: para remover o excesso de água ou sabão, após limpar os estofos.
  • Produto para remover manchas: é importante ter um produto específico para remover as manchas difíceis, muitas vezes presentes nos estofos.
  • Protetor de estofos: Para finalizar, é recomendável aplicar um protetor para evitar manchas e facilitar a limpeza futura. Certifique-se de escolher o protetor adequado para o tipo de estofo do seu carro, seja em couro, sintético ou tecido.


Como limpar os estofos do carro em 6 passos

Aspire e tire toda a sujidade solta

O primeiro passo na limpeza dos estofos do carro é a remoção do excesso de sujidade, e uma maneira eficaz de fazer isso é com a utilização de um aspirador. Isto ajuda a remover todo o lixo e sujidade solta como cabelos, pedaços de comida ou pó, antes de começar a limpeza propriamente dita.

É importante usar um aspirador com uma boa potência de sucção e uma escova adequada. Pode utilizar as diferentes escovas que vêm com o seu aspirador, inclusive as escovas mais macias, de modo a não danificar o material dos estofos. Ainda, deverá passar o aspirador e as escovas com cuidado, para evitar arranhões e desgaste dos estofos.

Utilizar uma solução de limpeza

Depois de remover o excesso de sujidade com o aspirador, o segundo passo na lavagem dos estofos do carro é a aplicação de uma solução de limpeza. Escolher a solução de limpeza adequada ao material dos seus estofos é muito importante para evitar danos aos estofos e para garantir que a sujidade seja completamente removida.
Evite utilizar uma quantidade muito grande do produto. Opte antes por camadas finas, antes do processo de escovar e massajar. Utilizar muito líquido pode humedecer o estofo e levar à proliferação de mofo e mau cheiro.

Esfregar

É importante que este passo seja realizado imediatamente após a aplicação do produto. Utilize uma escova de dentes ou alguma outra escova de cerdas macias para esfregar o produto no estofo.

Limpar

Com um pano de microfibras ou uma toalha, limpe a zona afetada, com  movimentos suaves. O ato de massajar fará com que o produto penetre mais facilmente e irá ajudar a retirar a sujidade no tecido.

Repetir estes quatro últimos passos

Caso ainda note a presença de manchas nos bancos do carro, então o próximo passo é repetir os últimos quatro passos acima até atingir o resultado desejado.
É importante dizer que estas técnicas não devem apenas ser aplicadas em zonas com manchas, mas sim em toda a área desejada.

Deixe secar
Não esqueça de deixar os estofos respirar bem e secar na totalidade, antes de voltar a utilizar o veículo.

Dicas bónus

Atenção ao à temperatura do dia

Realize a limpeza dos estofos do carro em dias com bom tempo, de modo a garantir que estes secam mais rapidamente e na totalidade. Assim, evita o surgimento de maus odores e a própria deterioração dos estofos, caso estes fiquem molhados durante longos períodos de tempo.

Leia as instruções do fabricante

É importante verificar as instruções do fabricante sobre a limpeza dos estofos e seguir qualquer recomendação específica. Além disso, é sempre uma boa ideia testar qualquer produto de limpeza numa área discreta antes de usá-lo em todo o carro, para garantir que não cause danos ou manchas.


Higienizar o seu carro não é apenas limpar os estofos

A higienização do interior do carro vai muito além da limpeza dos estofos ou aspiração do automóvel. O aumento da poluição e a quantidade de horas passadas no trânsito fazem com que seja recomendado higienizar verdadeiramente o seu carro entre 1 a 2 vezes por ano, e isto inclui a limpeza e desinfeção de todo o habitáculo, a limpeza das condutas do ar condicionado e dos vidros. 

A Higienização de carros Carglass®
é um serviço que consiste na desinfeção de todo o habitáculo e purificação do ar, através da eliminação de pó, fungos, ácaros, vírus e bactérias, permitindo respirar melhor e aumentando a vida útil do seu veículo.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

A importância de escolher um bom especialista em vidros automotivos

Ver artigo

Volante bimassa: o que é e para que serve

Ver artigo

Como reparar o vidro partido do carro? Conheça o processo

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!