Na hora de comprar um carro, muitos fatores entram em jogo e, um deles, é a classe de portagens a que o veículo pertence. Principalmente para quem está a considerar um SUV ou crossover, porque, afinal, uns centímetros a mais na altura do veículo podem fazer toda a diferença na conta das portagens. Venha connosco entender as diferenças.

A classe de portagem depende de dois fatores principais:
Estes critérios parecem simples, mas a confusão surge porque nem todos os veículos altos são automaticamente Classe 2. Existem exceções que permitem que alguns carros, incluindo certos SUV, paguem como Classe 1.

A Classe 1 é aquela onde se encontra a maior parte dos veículos ligeiros. Aqui incluem-se:
Esta é a classe mais económica e, por isso, a mais desejada. No entanto, alguns carros ligeiramente mais altos, como SUVs e crossovers, nem sempre entram automaticamente nesta categoria.
Não, os veículos 4x4 (com tração às quatro rodas permanente ou inserível) são Classe 2. Mas existem exceções! De acordo com o Decreto-Lei n.º 120/2021, veículos elétricos, híbridos e híbridos Plug-In com tração integral podem ser classificados como Classe 1, desde que utilizem Via Verde, independentemente da altura.
Para complicar (ou facilitar) as coisas, existe uma tarifa especial Classe 1, criada para incluir veículos que, à partida, seriam Classe 2, mas que podem pagar como Classe 1 se cumprirem certos requisitos:
Esta norma está presente no Decreto-Lei n.º 71/2018.
Importante: Para beneficiar desta tarifa especial, é obrigatório aderir ao sistema de pagamento automático, como a Via Verde, e verificar se o modelo do seu carro está na lista do IMT.
A Classe 2 inclui veículos com 2 eixos e altura medida à vertical do primeiro eixo igual ou superior a 1,1 metros.
Para muitos SUV e crossovers, a diferença de alguns centímetros na altura pode ser decisiva. Se não cumprirem os critérios para a Tarifa Especial Classe 1, são automaticamente classificados como Classe 2, o que significa portagens mais caras.
Ainda, veículos com tração às quatro rodas (4x4) que não sejam elétricos, híbridos e híbridos Plug-In são automaticamente Classe 2.
Estes casos aplicam-se maioritariamente a veículos pesados de mercadorias.
Sim, existe uma Classe 5, embora nem toda a gente saiba disso. Esta classe é exclusiva para motociclos, mas só se aderirem ao sistema de pagamento automático Via Verde. A vantagem? Um desconto de 30% nas portagens em quase todas as vias, com a exceção da Ponte Vasco da Gama.
Se tem uma mota e ainda não aderiu à Via Verde, vale a pena considerar esta opção. Para além da comodidade de não precisar parar nas portagens, beneficia de um preço mais simpático para as suas viagens.
Saiba que, sem Via Verde, os motociclos são considerados Classe 1 e pagam o mesmo que um carro ligeiro?
Após isto tudo, continua com dúvidas? Consulte o simulador da Via Verde para saber qual a classe do seu carro.
Se tiver portagens em atraso ou matrícula estrangeira, também temos dicas para o ajudar a regularizar a situação sem complicações. Descubra como pagar as portagens em atraso e como pagar as ex-SCUTS com matrícula estrangeira.