Longe vai o tempo em que os microcarros eram associados à terceira idade. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e a necessidade de carros mais citadinos, estes passaram a ser olhados como uma excelente opção, principalmente nas camadas mais jovens.
Tanto o design como a construção deste tipo de carros tem evoluído e já podemos ver modelos que oferecem características como ar condicionado, travões de disco nas quatro rodas, airbag de condutor, ecrãs táteis, painéis de instrumentos digitais ou luzes em LED e progressos no que toca à segurança passiva – um dos calcanhares de Aquiles destes veículos – o que inclui reforços de carroçaria e a realização de testes de colisão.
Mas nem todos podem conduzi-los: há uma idade mínima e a obrigatoriedade de uma carta de condução específica. Saiba tudo sobre estes quadriciclos.

Como o seu próprio nome indica, os microcarros são veículos mais pequenos e leves do que automóveis ligeiros, bem como menos potentes. Estes são considerados quadriciclos e podem ser conduzidos a partir dos 16 anos de idade e, em muitos casos, são equipados com transmissões automáticas, o que facilita ainda mais a condução, especialmente em ambientes urbanos.
Uma das principais vantagens dos microcarros é o baixo consumo de combustível. Normalmente, funcionam a gasóleo ou são elétricos, o que permite aos condutores poupar em despesas de combustível e, adicionalmente, contribuir para a redução das emissões de poluentes nas cidades. Além disso, a dimensão compacta destes veículos permite que ocupem menos espaço de estacionamento, tornando-se uma escolha prática para quem vive em áreas urbanas movimentadas.
Para a condução deste tipo de veículo não é exigida a mesma habilitação do que para um automóvel ligeiro (categoria B). Mas dado que os microcarros estão descritos como quadriciclos, ou seja, veículos dotados de quatro rodas - que podem ser ligeiros ou pesados -, mesmo com limitações de velocidade e diferentes regras para transitar, estes exigem carta de condução.
Existem dois tipos de licença de condução que se adequam aos microcarros:
Como conduzir microcarros implica ter a carta de condução da categoria AM ou B1, só a partir dos 16 anos é que poderá obter estas cartas de condução para os conduzir.
Excluindo as autoestradas e vias equiparadas - assim como nos seus respetivos acessos - os microcarros podem circular em qualquer estrada em que circulam os automóveis ligeiros. Com excepção para a Ponte 25 de Abril, que possui regulamentação própria, ou a Ponte Vasco da Gama por ser uma autoestrada.
A circulação de microcarros é admitida em todas as outras vias ou pontes, desde que cumpram as regulamentações normais.
Por serem mais leves e compactos, os microcarros têm uma menor segurança face aos automóveis ligeiros. Estes veículos, não estão sujeitos à mesma legislação dos automóveis de passageiros e não necessitam de passar pelos mesmos testes de segurança, antes de serem vendidos. Ou seja, o número e nível de equipamentos de segurança disponíveis nestes veículos é inferior.
Pela sua popular disseminação, já podemos contar com inúmeras alternativas de microcarros no mercado, mediante as necessidades e gostos de cada um. Estes podem ser uma excelente alternativa para um estilo de vida citadino e para os mais jovens.
5 marcas de microcarros que tem de conhecer
Se está à procura de um microcarro, aqui estão cinco marcas que se destacam no mercado, cada uma com as suas características únicas:
O Citroën AMI é uma escolha inovadora no mundo dos microcarros elétricos. Com um design moderno e futurista, este modelo 100% elétrico é perfeito para a condução urbana. É leve, compacto e ideal para manobras em espaços apertados, sendo o aliado ideal para quem deseja uma autonomia adequada nas deslocações diárias.
Reconhecida pela sua variedade de modelos, a Aixam é uma das marcas líderes em microcarros. Os veículos são conhecidos pela robustez e pelo conforto, além de oferecerem motores a gasóleo e elétricos. A Aixam combina praticidade com segurança, tornando-se uma opção popular entre os condutores.
Ligier é outra marca bem estabelecida, famosa pelos seus quadriciclos leves. Os modelos da Ligier destacam-se pela sua eficiência e pelo design atrativo incluindo, também, opções elétricas. São ideais para quem procura um veículo ágil e prático.
A Microcar, atualmente pertencente à Ligier, oferece uma vasta seleção de modelos que se adaptam a diferentes necessidades. Os modelos são conhecidos pela durabilidade e pelo consumo reduzido de combustível, com opções elétricas e a gasóleo.
A Scootercar é uma opção única, com modelos que se destacam pela sua estética original e pelo conforto. Embora menos conhecida que as outras marcas, oferece uma experiência de condução divertida e prática, ideal para o ambiente urbano.
Então, diga-nos, compraria um microcarro? Se sim, qual escolheria?