Sabe de onde vem toda a "energia” que faz o seu carro funcionar? E se lhe dissermos que há uma peça responsável por tudo isso? Conheça o alternador do carro e a importância deste componente.
A importância desta peça não pode ser subestimada. Um alternador em bom estado garante que todos os sistemas elétricos do carro funcionem corretamente e que a bateria tenha uma vida útil prolongada, o que é benéfico tanto para o desempenho do carro como para a carteira do condutor.

Essencialmente, é uma peça que está ligada ao motor e que transforma a energia mecânica em energia elétrica. Esta conversão é fundamental para manter a bateria do carro carregada e alimentar os vários componentes elétricos como luzes, rádio, ar condicionado e outros sistemas eletrónicos. Sem o alternador, a bateria descarregaria rapidamente.
O funcionamento do alternador baseia-se em princípios de eletromagnetismo. Quando o motor do carro está em funcionamento, aciona uma correia que gira a polia do alternador. Esta rotação faz com que um rotor magnético/magnetizado, dentro do alternador, também gire. Ao girar, o rotor cria um campo magnético em movimento.
Este campo magnético em movimento induz uma corrente elétrica nas bobinas do estator, que estão fixas em volta do rotor. Esta corrente é, inicialmente, corrente alternada (AC - alternating current), mas a maioria dos componentes elétricos do carro funciona com corrente contínua (DC - direct current). Deste modo, o alternador possui um retificador, que converte a corrente alternada em corrente contínua.

A importância do alternador não pode ser subestimada. Sem ele, a bateria não poderia ser recarregada e todos os componentes elétricos do carro deixariam de funcionar após a bateria se esgotar, desde o motor de arranque até aos sistemas de segurança e conforto do veículo. Um alternador em bom estado garante que todos os sistemas elétricos funcionem corretamente e que a bateria tenha uma vida útil prolongada, benéfico para o carro como para a carteira do condutor.
É muito importante estar atento aos sinais de alerta que possam indicar problemas no alternador. Ignorar estes sinais pode levar a avarias sérias e a custos de reparação elevados. Veja alguns dos sinais mais comuns de problemas nesta peça:
Caso observe algum deste sinais, leve o carro a um mecânico especializado o mais rápido possível. Um diagnóstico e reparação precoces podem evitar complicações maiores, custos adicionais e assegurar que o seu carro continue a funcionar de maneira segura e eficiente.
Para garantir o bom funcionamento do alternador e evitar avarias inesperadas, é aconselhável realizar manutenções preventivas regulares. Aqui estão algumas dicas:
Toda esta informação pode ler-se no Regulamento n.º 344/2018, de 8 de junho, do Diário da República.