Manchas na pintura? Riscos? Acabamento sem brilho? É natural. Com o tempo, sol, chuva, pó (e aquela resina chata quando estacionamentos debaixo de uma árvore) vão deixando marcas no carro e tirando-lhe aquele aspeto de novo em folha.
Mas há solução: o polimento auto. Mais do que um retoque estético, polir o carro ajuda a proteger a pintura, evitar corrosão e até valorizar o veículo.
É um processo que restaura e realça a pintura do veículo, remove os riscos, manchas, marcas de água ou outros defeitos.

Se ainda pensa que polir o carro é só uma questão de estética, pense duas vezes. Há bons motivos (garantimos-lhe!) para incluir o polimento automotivo na rotina de manutenção do seu veículo. Ora veja:
Como já deve ter notado, o tempo vai apagando o brilho da pintura e esta tende a ficar mais opaca, riscada ou desbotada. O polimento remove pequenas imperfeições, restaura o brilho original do carro e devolve aquele aspeto renovado, limpo e cuidado.
Riscos leves, marcas de água, resina de árvores, sujidade acumulada… tudo isto, que se vai traduzindo em pequenas imperfeições na pintura, pode ser corrigido com um bom polimento.
Ao polir o carro, normalmente aplica-se também uma camada protetora (como cera ou selante) que cria uma barreira contra:
O resultado? Menos desgaste e maior durabilidade da tinta original.

Nem todos os polimentos fazem bem ao carro. Quando mal executado, o processo pode trazer mais problemas do que soluções.
O que pode correr mal?
Se vai fazer em casa, siga o processo com cuidado. E se preferir deixar nas mãos de especialistas, escolha locais que utilizem produtos e ferramentas adequados e que tenham experiência no tipo de pintura do seu carro.
É possível polir o seu carro em casa mas, para isso, vai precisar de alguns materiais. A maior parte dos artigos referidos abaixo, podem ser encontrados em drogarias ou grandes superfícies. Para outros, convém comprar em lojas ou sites da especialidade.
Se decidiu polir o carro por conta própria, siga os passos que lhe vamos mostrar com atenção. O segredo está na preparação, na técnica... e na calma.
Antes de começar o polimento, faça uma avaliação minuciosa da pintura do seu carro. Observe bem: há riscos? Manchas? Desgaste visível? Assim consegue perceber o tipo de produto a usar (mais abrasivo ou mais suave).
Pode parecer básico, mas é mesmo importante. Cada produto tem instruções diferentes de aplicação, tempo de ação e remoção. Respeitá-las garantirá um polimento eficaz e seguro.
Antes de iniciar o polimento, lave bem o carro para remover toda a sujidade, poeiras e resíduos superficiais. Utilize um detergente próprio para automóveis e uma luva ou esponja suave. Remova toda a sujidade visível e sem esfregar com força.
Limpe os vidros com produto específico e um pano de microfibra seco. Aproveite também para lavar bem as rodas, com um produto de limpeza adequado. Enxágue bem e seque-as completamente.
Chegou o momento esperado. Pode usar a mão ou uma polidora elétrica:
Tudo isto deverá ser feito de acordo com as instruções do fabricante dos produtos que utilizar.
Depois de terminado, deite um pouco de água sobre o capô. Se as gotas deslizarem como se o carro fosse novo… missão cumprida!
Polimento feito, carro a brilhar, e agora é preciso cuidar da pintura para manter o efeito por mais tempo.