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Tecnologia automóvel
Como são feitos os vidros para carro
28 out 2019 | 2 min de leitura
Já pensou como são feitos os vidros para carro?
Neste artigo, vamos dar a conhecer o processo de fabricação e quais os pontos mais importantes.
Neste artigo, vamos dar a conhecer o processo de fabricação e quais os pontos mais importantes.
Se lhe perguntarmos como são feitos os vidros para carro, qual é a sua resposta?
Provavelmente nunca pensou neste ponto, mas a verdade é que os vidros para
carro têm muito que se lhe diga. A Carglass®
diz-lhe agora qual o processo e quais os cuidados que cada fabricante tem
durante o mesmo.
A fabricação do vidro
Sabia que os vidros "considerados”
originais e com assinatura de marca são fabricados na mesma fábrica que os vidros do
mercado de substituição? Na verdade, não existem fabricantes de vidros
diferentes para cada uma das marcas automóveis. Se pensarmos no mercado dos
pneus, ocorre a mesma situação. Não são os fabricantes que os fabricam, mas sim as marcas
especialistas em pneus
como a Michelin ou Goodyear.
No fundo, a única diferença é o
logótipo incorporado no vidro para cada marca automóvel.
Cada vidro do carro é único
Com o parágrafo anterior, já percebemos que os fabricantes de vidros produzem
vidros para várias construtoras automóveis. Para além disso, respeitam ainda as directrizes de cada
construtora. Isto porque, cada marca tem os seus próprios modelos, requisitos e
prescrições de vidros para carros. Por exemplo, há vidros mais claros, outros
com cor, vidros equipados com faixa solar, vidros aquecidos, enfim…uma série de
exemplos que cumprem uma função específica.
Por outro lado, os fabricantes têm de ter em conta, a adaptação de todos estes
requisitos ao tipo de vidro que estão a produzir: pára-brisas, vidros traseiros
e laterais, e até mesmo os telhados panorâmicos.
Vidros para carro: o corte perfeito
Para falarmos do corte perfeito de cada vidro, o melhor exemplo é falar do
para-brisas. A maioria dos para-brisas consiste em duas camadas de vidro entre
as quais é inserida uma
camada de Polivinil Butiral (PVB). Esta camada de Polivinil actua como uma
película protectora e mantém
as partículas de vidro juntas em caso de colisão ou acidente.
Relativamente à sua criação, no início
da linha de produção, um robot
pega nas duas camadas de vidro e desliza-as para a máquina de corte.
Este corte é programado previamente consoante as directrizes da construtora
automóvel.
O vidro ganhou forma. E agora? Com ou sem marca?
Depois da placa de vidro ser cortada, segue para a próxima máquina, que lustra as bordas. O
próximo passo é a camada de vidro interior receber a impressão de verniz
esmalte. De seguida, é vitrificada
no forno, dando origem a uma faixa decorativa ou escurecida.
Este é o único estágio do processo de produção
em que os vidros originais diferem dos vidros de substituição. Isto porque, cada marca tem as suas
próprias especificidades e requisitos na hora de idealizar o vidro.
Uma vez que, é nesta etapa que alguns dos vidros são separados para o mercado
de substituição e ficam sem logo da marca. Quanto aos restantes, são colocados
na linha de produção e recebem o respectivo logo.
Com efeito, todo este processo para lhe explicar que cada vidro deve ser
considerado essencial no seu veículo. Cada um tem a sua função e
características específicas. Por isso, sempre que tiver algo percalço, saiba
que pode contar com a Carglass® para o ajudar!
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