Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
vidro-carro-embaciado-em-dia-de-chuva
Condução Segura

Como desembaciar os vidros do carro e como evitar que embaciem

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
28 fev 2023 | 3 min de leitura


No inverno, os vidros do carro tendem a embaciar devido à condensação no interior do veículo. Embora esta seja uma questão comum, é de extrema importância, pois pode condicionar a segurança enquanto conduz. Desembaciar o vidro para-brisas do carro é essencial, descubra aqui as diferentes formas de o fazer.

Porque é que os vidros embaciam?

O embaciamento dos vidros deve-se ao choque térmico entre os ambientes do interior e exterior do veículo, resultando em condensação. Esta acontece, sobretudo, quando o ar no interior do automóvel é mais quente do que o ar do exterior. É assim que surgem as gotículas de água nos vidros do carro que nos obstruem a visibilidade.

Qual a importância de desembaciar os vidros do carro?

Quando os vidros embaciam, a visibilidade é imediatamente reduzida, o que se pode revelar perigoso para a sua condução e a dos outros veículos, especialmente em condições meteorológicas adversas ou de trânsito intenso.

Mas, embora o instinto lhe possa dizer para limpar imediatamente o vidro com um pano ou, até, com a própria manga da camisa, esta não é de todo a melhor solução e deve ser evitadaRemover a condensação do vidro com o recurso a alguma fibra apenas vai fazer com que o vapor de água se transforme em gotas que se voltarão a libertar, o que fará com que o vidro fique sujo, novamente comprometendo a sua visibilidade.

Indicamos-lhe o que deve, então, fazer, para desembaciar o vidro do para-brisas de forma eficiente, sem pôr em causa a segurança da condução.

Como desembaciar os vidros do carro em 4 rápidos passos

Chegou ao carro e tem os vidros embaciados? Não desespere, há uma maneira de desembaciar os vidros numa questão de segundos. Mark Rober, ex-engenheiro da NASA, explicou como desembaciar mais rapidamente os vidros do carro, em quatro simples passos:

  1. Ligue a ventilação do automóvel no máximo
  2. Caso o seu veículo esteja equipado com ar condicionado, ligue-o de seguida
  3. Desligue a circulação de ar no interior do habitáculo
  4. Abra ligeiramente as janelas




Utilizar frio ou ar quente para desembaciar o vidro?

Ar frio ou ar quente? Eis a questão. Sim, é possível desembaciar o vidro sem ar condicionado, mas qual destas opções desembacia o vidro do carro mais rápido?

Ar quente

Recorrer ao ar quente é eficiente, porque faz com que as gotículas que embaciam o vidro comecem logo a evaporar. No entanto, não retira a humidade de dentro do carro e é uma questão de minutos até que o vidro volte novamente a embaciar.

Ar frio

Desembaciar o vidro com ar frio também é bastante eficaz, no entanto, é demorado. Com o ar frio, resfria-se melhor a zona próxima do vidro, impedindo o choque térmico do vapor com os para-brisas frios. Mas, assim como com o ar quente, a humidade continuará no veículo. Se o seu carro não tiver ar condicionado, o melhor é recorrer a esta alternativa, para evitar um choque térmico e, depois, torná-lo bem quente.

Ar condicionado

Já vimos ser possível desembaciar o vidro do carro sem ar condicionado. Mas se o seu veículo tiver ar condicionado, esta é, de facto, a melhor opção. Este funciona como um compressor que puxa o ar do carro. Ele chega ao radiador e faz com que o vapor presente no carro se torne em água e que esta seja eliminada antes de voltar para o ambiente.

Dicas para desembaciar os vidros sem ar condicionado 

Lave os vidros com regularidade

Se lavar os vidros do seu automóvel com alguma regularidade, deverá conseguir impedir que estes se embaciem com tanta intensidade. Isto porque os pós, óleos e gorduras que ficam acumuladas no vidro servem de base para a humidade se acumular. Lavando os vidros (ou o carro) pelo menos uma vez por semana, deverá ajudá-lo na tarefa de impedir que os vidros se embaciem com tanta facilidade.

Cera automóvel

Esta é também uma opção viável para desembaciar os seus vidros, com alguma durabilidade, mas que se pode tornar dispendiosa a longo prazo. Coloque um pouco de cera automóvel sob um pano e espalhe uniformemente a cera sobre a superfície do vidro. De seguida, usando outro pano limpo, remova o excesso de cera do vidro e deixe secar. Repita este processo de duas em duas semanas.

Use uma batata crua

Sim, leu bem. Sabemos que é estranho, mas é eficaz. Basta apenas pegar numa batata, descascá-la e lavá-la e, de seguida, cortá-la aproximadamente a meio, garantindo que fica com uma superfície lisa e uniforme. De seguida, deve apenas passar a batata por toda a superfície do vidro e esperar que seque. Ao passar a batata crua sobre o vidro criará uma camada que impedirá que a humidade se cole diretamente no vidro. E garantimos que a batata não manchará o vidro nem deixará qualquer odor.

Areia de sílica

E se com a batata inaugurámos os truques estranhos para desembaciar os vidros dos carros, continuamos com mais um: a areia dos gatos. Mas a realidade é que a areia sílica - comummente conhecida como areia para gatos -, funciona como um absorvente. Experimente encher um par de meias de algodão com esta areia e coloque-as no porta-luvas ou debaixo dos bancos. Vai ajudar no processo de desembaciar o vidro do para-brisas.

Espuma de barbear

Pode também utilizar espuma de barbear se lhe faltar líquido para desembaciar o carro. Só tem de a aplicar no vidro, espalhar e passar um pano limpo para tirar bem o produto. O resultado? Vidro desembaciado.

Recordamos que nenhuma destas dicas eliminará para sempre os vidros do carro embaciados, mas qualquer uma delas o ajudará a garantir uma melhor visibilidade, durante mais tempo.

E lembre-se sempre de desembaciar os vidros antes de iniciar a marcha, de modo a garantir a sua segurança e a visibilidade na condução.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Afinal, posso ou não conduzir de chinelos?

Ver artigo

Isenção de IUC - A quem se destina e como pedir?

Ver artigo

Multa telemóvel: o que precisa saber para evitar dores de cabeça

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!