Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
sistema-seguranca-carros-rev-obrigatorio
Tecnologia automóvel

REV: obrigatório a partir de Julho. Saiba o que é e como vai funcionar

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
04 jul 2024 | 2 min de leitura

A segurança nas estradas é um dos pilares dos avanços tecnológicos no mundo automóvel. O REV (Reversing Detection System), é um dos sistemas de segurança que serão obrigatórios a partir de 7 de julho em veículos novos. Vai comprar um carro novo? Então leia o nosso artigo.

O que é o REV?

Certamente conhece os sistemas ADAS - Advanced Driver Assistance Systems, do qual fazem parte os sensores de estacionamento traseiros e dianteiros já tão conhecidos por todos. Em termos simples, o REV funciona como um "radar" para marcha atrás, mas numa versão melhorada dos sensores ADAS. Este detetor de trânsito em marcha atrás detecta obstáculos com um raio de alcance até 50 metros e com um ângulo mais aberto.

Como funciona?

O sistema REV funciona em conjunto com sensores de radar e câmaras instalados na parte traseira do veículo, mais especificamente na parte externa do para-choque. Ao engrenar a marcha atrás, os sensores ultrassónicos ativam-se e, tendo como base os ultrassons, vão monitorizando a área circundante e todos os obstáculos mais próximos, a cerca de 3 a 4 metros. 

O sistema é complementado por uma câmara traseira que permite que o condutor visualize as proximidades na parte traseira do carro, facilitando a marcha-atrás.

sistema-seguranca-carros-rev-obrigatorio

Porquê a obrigatoriedade do REV?

A implementação do REV como um sistema obrigatório em todos os carros visa um objetivo primordial: reduzir acidentes e salvar vidas.

Estatísticas revelam que uma percentagem significativa de acidentes com veículos de emergência ocorre durante manobras de marcha atrás. O REV atua como um escudo protetor, alertando o condutor para a presença de um veículo de emergência em tempo hábil, possibilitando-lhe tomar as medidas de segurança adequadas.

Em 2017, foi realizado um estudo na Nova Zelândia e em quatro outros estados australianos para avaliar a eficácia do sistema. Constatou-se que 41% dos acidentes que envolveram veículos em marcha-atrás e peões poderiam ter sido evitados através do uso dos sistemas baseados em câmaras, enquanto utilizando apenas sensores ultrassónicos, teriam sido evitados 31% dos acidentes.

Importante referir também que a partir de 7 de julho deste ano entra em vigor o novo regulamento de segurança de veículos, o General Safety Regulation 2 - GSR2.

Benefícios do REV para a segurança rodoviária

Os benefícios do REV são vastos e impactam diretamente na segurança de todos os utilizadores da estrada:

  • Redução de acidentes: a capacidade do REV de prever e evitar situações de perigo pode reduzir drasticamente o número de acidentes, especialmente aqueles causados por erro humano, como distração ou fadiga do condutor;
  • Promoção de uma condução mais responsável: o REV incentiva os condutores a adotarem uma postura mais consciente e defensiva ao conduzir.
  • Proteção de utilizadores mais vulneráveis: o sistema é especialmente eficaz na proteção de utilizadores vulneráveis na estrada, como peões e ciclistas, ao identificar a sua presença e tomar medidas para evitar acidentes;
  • Tranquilidade ao volante: saber que o veículo está equipado com um sistema de segurança como o REV proporciona uma maior tranquilidade aos condutores, permitindo-lhes focar-se mais na condução e menos na preocupação com potenciais perigos;
  • Menores custos com seguros: a redução de acidentes pode também traduzir-se em menores custos com seguros automóveis, uma vez que os riscos associados são menores;
  • Impacto positivo no ambiente: menos acidentes significam menos congestionamento e, consequentemente, menor emissão de gases poluentes, contribuindo para um ambiente mais limpo e sustentável.


Então, se tem em mente comprar um carro novo nos próximos tempos, certifique-se de que este tem instalado o sistema de segurança REV.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Advanced Driver Assistance Systems - Conduzir nunca foi tão seguro

Ver artigo

Os 10 carros elétricos com maior autonomia em 2023

Ver artigo

Conheça os 10 carros mais rápidos do mundo

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!