Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
carros que voam
Tecnologia automóvel

Aperte o cinto! Os carros voadores já são uma realidade

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin

27 jan 2022 | 4 min de leitura

Já há muito tempo que ouvimos falar de carros voadores em filmes e livros de ficção. Mas estará "O Regresso ao Futuro” mais perto do que imaginamos? 

Nos últimos anos tem havido cada vez mais empresas a apostar em protótipos desta nova categoria de veículos. Alguns que ficaram pelo caminho e outros mais bem sucedidos. Em 2018 apareceu o PAL-V Liberty, tornando-se o primeiro carro voador a ser comercializado.

Em novembro de 2020, o AirCar tornou-se o primeiro carro-avião a ligar duas cidades europeias. Esta viagem durou cerca de 35 minutos a percorrer 75km a uma velocidade de 190km/hora.


Por favor, autorize os cookies de marketing para visualizar este vídeo.

Ambos os veículos têm ainda uma autonomia muito baixa - cerca de meia hora - e têm  preços mais elevados - a partir de 300 000$. Para além disso, para conduzir estes veículos é necessário  horas de formação de voo.

No final do ano de 2021, a Xpeng anunciou que iria começar a distribuir carros voadores - do seu modelo X2 - com preços mais competitivos - cerca de 157 000$ - até 2024. 

De acordo com a SAPO, já a partir deste ano a empresa "planeia começar a testar o seu novo sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS na sigla inglesa) em cidades selecionadas.”

Mas para andar num carro voador não precisa de ter um. A UBER criou a UBER Elevate - que foi adquirida em 2020 pela Joby - e começou a dar os primeiros passos na categoria de taxis aéreos. O objetivo? Menos trânsito, maior rapidez e preços mais acessíveis.


Esta corrida aos carros voadores tornou-se tão interessante que, com o objetivo de acelerar a mobilidade aérea urbana, foi criada a primeira competição de carros voadores do mundo. Chama-se Airspeeder EXA, e já foi realizado um primeiro teste nos desertos do Sul da Austrália. A Prestige chega a afirmar mesmo que esta é uma competição em que "o melhor da Fórmula 1 se cruza com a RedBull Air Race ". 

Já está convencido, ou ainda parece que está dentro de um filme de Steven Spielberg? 


Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Os 10 carros elétricos com maior autonomia em 2023

Ver artigo

Conheça os 10 carros mais rápidos do mundo

Ver artigo

O que é um computador de bordo e quais as vantagens

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!