Blog Carglass®
Voltar


Tecnologia automóvel
Aperte o cinto! Os carros voadores já são uma realidade
27 jan 2022 | 4 min de leitura
Já há muito tempo que ouvimos falar de carros voadores em filmes e livros de ficção. Mas estará "O Regresso ao Futuro” mais perto do que imaginamos?
Nos últimos anos tem havido cada vez mais empresas a apostar em protótipos desta nova categoria de veículos. Alguns que ficaram pelo caminho e outros mais bem sucedidos. Em 2018 apareceu o PAL-V Liberty, tornando-se o primeiro carro voador a ser comercializado.
Em novembro de 2020, o AirCar tornou-se o primeiro carro-avião a ligar duas cidades europeias. Esta viagem durou cerca de 35 minutos a percorrer 75km a uma velocidade de 190km/hora.
Ambos os veículos têm ainda uma autonomia muito baixa - cerca de meia hora - e têm preços mais elevados - a partir de 300 000$. Para além disso, para conduzir estes veículos é necessário horas de formação de voo.
No final do ano de 2021, a Xpeng anunciou que iria começar a distribuir carros voadores - do seu modelo X2 - com preços mais competitivos - cerca de 157 000$ - até 2024.
De acordo com a SAPO, já a partir deste ano a empresa "planeia começar a testar o seu novo sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS na sigla inglesa) em cidades selecionadas.”
Mas para andar num carro voador não precisa de ter um. A UBER criou a UBER Elevate - que foi adquirida em 2020 pela Joby - e começou a dar os primeiros passos na categoria de taxis aéreos. O objetivo? Menos trânsito, maior rapidez e preços mais acessíveis.
Esta corrida aos carros voadores tornou-se tão interessante que, com o objetivo de acelerar a mobilidade aérea urbana, foi criada a primeira competição de carros voadores do mundo. Chama-se Airspeeder EXA, e já foi realizado um primeiro teste nos desertos do Sul da Austrália. A Prestige chega a afirmar mesmo que esta é uma competição em que "o melhor da Fórmula 1 se cruza com a RedBull Air Race ".
Já está convencido, ou ainda parece que está dentro de um filme de Steven Spielberg?
Também lhe pode interessar
Carros a hidrogénio: Serão eles o futuro?
Microcarros: o que são e qual a habilitação para os conduzir?
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!