Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
interior-de-carro-com-assistentes-de-faixa-de-rodagem-2
Tecnologia automóvel

Assistente de faixa de rodagem: o que é e como funciona?

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
20 mar 2023 | 2 min de leitura

Os sistemas de assistência à condução têm vindo a ganhar cada vez mais importância nos dias de hoje, tendo em conta a sua capacidade para melhorar a segurança no carro e a eficiência no trânsito. Estes, muitas vezes, são cruciais no que toca à redução do número de acidentes na estrada.

As marcas de automóveis têm vindo a investir cada vez mais nesta tecnologia, reconhecendo a importância dos elementos de segurança automóvel para os condutores e para a sociedade em geral. Neste artigo, explicamos-lhe o que é o assistente de faixa de rodagem e como funciona.

O que é o assistente de faixa de rodagem?

O assistente de faixa de rodagem é um dos vários sistemas de assistência à condução que utiliza câmeras e sensores para detectar as faixas de rodagem na estrada.

Este assistente, quando ativo, alerta o condutor quando o veículo sai da faixa de rodagem onde circula ou quando se aproxima demasiado da faixa de rodagem contrária, ajudando a prevenir acidentes que possam ser causados por distração ou sonolência.
Alguns sistemas avançados do assistente de faixa de rodagem podem também detectar outros veículos e pedestres e ajudar, assim, o condutor a evitar colisões.

Como funciona?

O sistema de faixa de rodagem analisa a estrada à sua frente através de uma câmara colocada na parte superior do para-brisa e processa essa informação através de um computador. Esta câmara tem como finalidade analisar e identificar, em conjunto com o computador, as guias que delimitam a estrada e analisar a posição do carro perante essa sinalização.4

Se o condutor se aproximar de uma das guias, este assistente faz soar um aviso visual, sonoro ou uma vibração no volante ou banco (dependendo do fabricante do automóvel), antes do carro passar sobre as linhas brancas, cinza ou azuis, ou sobre traços descontínuos na estrada. Depois deste aviso, o veículo pode induzir uma ligeira correção na direção para orientar o condutor de volta a uma posição segura.

É comum que o assistente de faixa de rodagem seja utilizado em conjunto com vários sistemas. Como, por exemplo, os sensores frontais e traseiros, controlo de ângulo morto e cruise control adaptativo. Estes juntos permitem que o veículo ajuste a velocidade conforme o ambiente que o rodeia.

Mas atenção: a assistência à manutenção na faixa de rodagem apenas funciona se o pisca não estiver ligado, porque caso contrário o carro "assumirá” que a aproximação à guia é intencional. Ainda, em algumas situações mais específicas, o assistente de faixa de rodagem pode não funcionar. Como, por exemplo, em estradas cobertas de neve, onde a câmara não consegue identificar as linhas de rodagem.

Tecnologia cada vez mais frequente

Devido à eficácia dos sistemas ADAS - Advanced Driver Assistance Systems ou Sistemas de Assistência ao Condutor -, dos quais o assistente de rodagem faz parte, muitos fabricantes já os consideram no equipamento padrão de cada automóvel, mesmo nos modelos urbanos em geral.

No entanto, alertamos para que todos os sistemas de assistência à condução, como o ADAS ou o assistente de faixa de rodagem, devem ser calibrados regularmente para garantir que estão a funcionar corretamente e a fornecer informações precisas ao condutor.

No caso do ADAS, é necessária a sua calibração sempre que haja substituição do vidro para brisas, pois é onde se situa a câmara principal. E a Carglass pode ajudá-lo!




Quais os benefícios do assistente de faixa de rodagem?

Segurança

O assistente de faixa de rodagem ajuda a prevenir acidentes devido a distração ou sonolência, corrigindo automaticamente o posicionamento do veículo dentro da faixa de rodagem. Ele também pode detectar outros veículos e pedestres, e ajudar o condutor a evitar colisões.

Conforto

Este assistente reduz a carga de trabalho do condutor, permitindo-lhe manter o carro dentro da faixa de rodagem sem precisar estar constantemente a fazer correções manualmente.

Eficiência

O assistente de faixa de rodagem permite ao condutor manter uma velocidade constante e evitar mudanças desnecessárias de faixa, o que pode melhorar a eficiência do trânsito.

Apoio para condutores inexperientes

O assistente de faixa de rodagem pode ser especialmente útil para condutores inexperientes, ajudando-os a melhorar as suas habilidades de condução e a sentir-se mais seguros no trânsito.

Os sistemas de assistência ao condutor podem salvar vidas e, por vezes, são o suficiente para lembrar o condutor que deve fazer uma pausa depois de um longo período a conduzir.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Carro da Apple tem nova data de lançamento. Saiba tudo sobre o carro elétrico do futuro

Ver artigo

O que é um computador de bordo e quais as vantagens

Ver artigo

Carros chineses: o novo rosto da mobilidade elétrica em Portugal

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!