Voltar Voltar
Blog Carglass®
saiba mais sobre o sistema ADAS
Tecnologia automóvel

Advanced Driver Assistance Systems - Conduzir nunca foi tão seguro

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
7 abr 2022 | 4 min leitura

A condução tem vindo a tornar-se cada vez mais segura, desde o aparecimento do primeiro airbag há mais de 50 anos. Hoje, já existem sistemas de segurança cada vez mais refinados e, que, os fabricantes de carros não dispensam. Uma dessas tecnologias é o sistema ADAS.

O que é o sistema ADAS?

ADAS significa Advanced Driver Assistance Systems - o que em português se traduz como Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor. Tal como o nome diz, esta sigla representa um conjunto de funções instaladas no automóvel que permitem ao condutor praticar uma condução mais segura.

Estes sistemas possibilitam não só uma experiência de condução mais tranquila para o condutor, como reduzem e/ou evitam o risco de colisão. Este acaba por ser um sistema que beneficia não só o condutor do carro que tem o sistema ADAS como também outros condutores que circulem na via.

Mas como funciona este sistema?

O sistema ADAS funciona essencialmente através da ligação entre as câmaras instaladas no automóvel e nos sistema de direção e travagem do carro. As câmaras detetam as distâncias entre o carro e outro objeto, e enviam sinais para o sistema do carro, que permite ajustar a condução do condutor, direta ou indiretamente (através de avisos).

advanced drives assistance systems


Estas câmaras podem estar instaladas no pára-brisas, nos espelhos retrovisores laterais, ou até na parte de trás do carro.

Assim, e também dependendo do tipo de câmara instalada no veículo, existem vários tipos de funções desempenhadas pelos Advanced Driver Assistance Systems, como:

Aviso de Saída de Faixa de Rodagem: Este sistema monitoriza a posição da viatura entre as linhas de faixa de rodagem e produz um alerta assim que a viatura começa a sair da sua trajetória sem nenhuma ação do condutor. 

  • Travagem de Emergência Autónoma - Monitoriza a proximidade dos veículos da frente, detectando situações em que uma colisão é iminente.
  • Alerta de Colisão Frontal - Este sistema é semelhante ao sistema de travagem de emergência autónoma mas produz somente um alerta, e não irá accionar a travagem automática.

  • Detecção e aviso de sentido contrário - um sistema inteligível que detecta se o veículo está a circular em sentido contrário. Na maioria dos casos, são informações recolhidas pelo GPS
  • Detecção de ângulo morto - como o nome indica, detecta a presença de um veículo no ponto morto dos espelhos retrovisores. É especialmente útil para ultrapassagens e promover as distâncias de segurança entre carros.
sistema ADAS

É preciso fazer a manutenção do sistema ADAS?

Deve fazer periodicamente a manutenção do sistema ADAS, especialmente em situações em que veja que uma das funções não está a ser realizada corretamente pelo sistema.

Em caso de substituição do vidro pára-brisas é também necessária a calibração deste sistema de forma a garantir que todas as funcionalidades estão asseguradas. 

Na Carglass, somos especialistas na calibração deste sistema, fazendo o diagnóstico de todos os componentes eletrónicos da viatura, e identificando os possíveis erros. Corrigimos a leitura da câmara, e asseguramos o seu correto funcionamento. Saiba mais sobre a calibração do sistema ADAS aqui.
Partilhar
Facebook Twitter Pinterest
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Carros a hidrogénio: Serão eles o futuro?

Ver artigo

Aperte o cinto! Os carros voadores já são uma realidade

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!