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Tecnologia automóvel

Carros a hidrogénio: Serão eles o futuro?

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28 mar 2022 | 5 min leitura

Ainda acha que os carros elétricos, tal como os conhecemos, são a única alternativa de mobilidade limpa e amiga do ambiente? Pense de novo, porque os carros a hidrogénio podem ser a próxima geração dos carros elétricos.

Saiba tudo sobre o funcionamento destes veículos e quais as suas vantagens e desvantagens.

Mas o que é e como funciona um carro a hidrogénio?

Um carro a hidrogénio funciona através de energia elétrica, daí que este tipo de veículos sejam também considerados carros elétricos. A sua forma de produzir energia é que difere de um carro elétrico convencional.
Enquanto que o carro elétrico convencional precisa de energia de uma fonte externa - carregadores -, um carro a hidrogénio consegue produzir a sua própria energia elétrica.

Este tipo de veículos são compostos por tanques de hidrogénio (H2), que, quando em contacto com o oxigénio (02) da atmosfera, criam 2 produtos na sua célula de combustível: energia elétrica e água (H20), que é expelida pelo tubo de escape. A energia elétrica é usada para mover o carro, por isso, e tal como os carros elétricos convencionais, os carros a hidrogénio são uma alternativa de mobilidade limpa e sem consequências prejudiciais para o ambiente.

Carros a hidrogenio

E quais são as vantagens e desvantagens dos carros a hidrogénio?

Como todos os carros com diferentes tipos de energias - a combustível e elétricos convencionais -, os carros movidos a hidrogénio também têm os seus prós e contras.


Algumas das vantagens passam por ser um veículo:
  • Mais rápido de abastecer: em média um abastecimento completo demora apenas 5 minutos. Uma grande vantagem carros a hidrogénio vs carros elétricos convencionais;
  • (Ainda) Mais amigo do ambiente: No seu processo de criação de energia, é produzido vapor de água, que renova o ar por onde o carro se desloca;
  • Muito silencioso: por não ter um motor a combustão, esta é uma característica dos carros elétricos.
Em termos de autonomia do carro a hidrogénio vs carro elétrico convencional, já é algo que depende muito do veículo, e, neste momento, com o avançar da tecnologia elétrica, já não parece existir uma discrepância tão grande entre um e outro.

Ainda assim, existem algumas desvantagens:

  • Abastecer um tanque de hidrogénio pode ser ainda mais caro do que abastecer um depósito de um carro a combustível.
No entanto, é normal que com a procura, este valor possa diminuir e tornar-se mais competitivo. 

Comparando o carro a hidrogénio com o carro elétrico com bateria, o valor de carregamento de uma bateria é 2 a 3 vezes mais baixo que um abastecimento de um tanque de um carro a hidrogénio, para a mesma distância a percorrer.

Isto está diretamente relacionado com os baixos níveis de eficiência desta tecnologia de hidrogénio.

carro hidrogenio
  • Tem um número reduzido de postos de carregamento: em Portugal, existem apenas 2, um em Lisboa, e outro em Vila Nova de Gaia.
  • Preços de aquisição ainda muito altos: o carro atualmente disponível para compra em Portugal, o Toyota Mirai, está disponível a partir dos 67 000€. Contudo é normal, tal como o abastecimento, que à medida que a procura aumente, os preços se tornem mais baixos e competitivos.

Alguns estudos, como o "Automotive Industry 2035 – Forecasts for the Future”, apontam o hidrogénio como algo muito promissor, especialmente para meios de transporte coletivo e de grande porte.

camiões hidrogenio

Ideal para longas distâncias, o hidrogénio é a energia mais limpa e também mais eficaz para estes setores:
  • Um tanque de hidrogénio, por ser mais denso, consegue gerar mais energia, do que uma bateria com o mesmo volume, sendo ideal para grandes distâncias; 
  • Para além disso, o abastecimento é mais rápido com a tecnologia a hidrogénio vs bateria.

Em Portugal, redes como a Carris, STCP, Transportes Urbanos de Braga e Transportes Urbanos de Coimbra já têm alguma cobertura da sua frota com autocarros elétricos e a hidrogénio. Em 2021, foi ainda anunciado um concurso para financiar a compra de pelo menos 135 autocarros sem emissões, no valor de 40 milhões de euros.

Entre vantagens e desvantagens desta nova tecnologia, uma coisa é certa: as energias verdes estão a tomar conta do setor automóvel. Próxima paragem? Um planeta mais sustentável.



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