Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
Tecnologia automóvel

Os novos desafios dos veículos do futuro

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
30 abr 2021 | 3 min de leitura

O mundo automóvel não pára de surpreender! Estamos constantemente a assistir a diversas inovações tecnológicas que, de certo, irão marcar o futuro. No entanto, estas novidades geram desafios, desafios esses que a Carglass® decidiu aceitar, assegurando que tem as tecnologias e ferramentas certas para dar resposta direta às necessidades que os veículos do futuro vão exigir!

De olhos postos no futuro, a Carglass® promoveu um debate em torno do impacto da transformação nos sistemas de apoio à condução autónoma. Com vários especialistas do setor e stakeholders das seguradoras apresentámos a nossa resposta às inovações na mobilidade automóvel.

Participaram nesta sessão representantes de entidades de referência, como Alain Dunoyer (SBD Automotive), Steve Scofield (Institute of the Motor Industry), Chris Davies (Belron Technical) e o futurista e identificador de tendências, Magnus Lindkvist.

Quais os maiores desafios do setor automóvel?

A cada dia que passa, a palavra "sustentabilidade” ganha ainda mais peso – é necessário repensar as nossas escolhas de forma a minimizar o impacto ambiental que elas podem provocar. O setor automóvel não está à margem desta questão, pelo que as emissões provocadas pelos veículos tendem a caminhar lado a lado com a sustentabilidade.

A par deste desafio assistimos a um outro: a evolução da condução autónoma! Nos próximos anos ainda não estão previstos no mercado sistemas que operem sem a intervenção constante do homem, mas para lá caminhamos.

O que é o sistema ADAS?

O sistema ADAS é um conjunto de funções avançadas de assistência ao condutor que, hoje em dia, funciona como um apoio à condução. Ou seja, isso pode detetar e avisar o condutor de um perigo potencial, podendo até vir a prevenir ou a atenuar uma colisão. Este processo inclui uma ampla gama de mecanismos de segurança nos veículos, como alertas para a saída da faixa de rodagem, para a distância mínima de segurança ou deteção dos sinais de trânsito. E ainda aumenta a eficácia numa travagem em situações de emergência.



Sabia que a Carglass® faz parte do grupo Belron, líder mundial em reparação e substituição de vidros, bem como em calibração dos sistemas ADAS nos automóveis com o certificado IMI (Institute Motor Industry)? Se ainda não calibrou o ADAS do seu carro, fale connosco. Corrigimos a leitura da câmara do pára-brisas e garantimos o correto funcionamento. Para nós, a sua segurança está em primeiro lugar!

O Sistema ADAS em números

Em Portugal, com o decorrer da pandemia temos assistido à crescente instalação de sistema ADAS. Os dados apontam para que daqui a 5 anos, 40% dos veículos em Portugal sejam veículos com já com instalação. Acrescentamos que perante a nova legislação da Comissão Europeia, a partir de 2024, todos os automóveis vendidos no espaço europeu deverão ter este projeto incluso.

Os sistemas atuais ainda se consideram pouco eficientes em acidentes de baixa velocidade, no entanto as previsões apontam para que em 2030 reduzam os acidentes entre 19% e 24%.

As soluções dividem-se de acordo com os níveis de autonomia dos veículos. Atualmente estamos perante o nível 2, ou seja, o condutor ainda tem de assumir o controlo total, mas é apoiado pela assistência à condução, com tecnologias como o adaptive cruise control ou lane assist.

O próximo nível ainda está em fase de testes iniciais e controlados, mas já permite que o condutor tenha mais liberdade e apenas atue num sentido de supervisão, conduzindo quando necessário. O futuro aponta para que algures depois de 2070, atinjamos os níveis 4 e 5, em que o ADAS consegue operar em qualquer situação.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Advanced Driver Assistance Systems - Conduzir nunca foi tão seguro

Ver artigo

Carro da Apple tem nova data de lançamento. Saiba tudo sobre o carro elétrico do futuro

Ver artigo

Conheça os 10 carros mais rápidos do mundo

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!