Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
Tecnologia automóvel

Conheça os 10 carros mais rápidos do mundo

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Atualizado a 01 abr 2024 | 5 min de leitura

A velocidade é algo que sempre encantou os amantes de carros e é um dos conceitos mais importantes do mundo moderno. Em conjunto com as tecnologias cada vez mais avançadas, os fabricantes lutam pelo estatuto de "carro mais veloz do mercado”. Descubra quais os carros mais rápidos do mundo.


Sempre houve um fascínio por parte dos fabricantes de automóveis - e também do público - em torno do quão rápidos os carros de produção "comuns” podem ser. Desde o Benz Velo, com os seus inebriantes 19 km/h (quilómetros por hora) em 1894, os fabricantes procuraram ampliar as habilidades dos seus modelos legais para circular na estrada.



Benz Velo, primeiro carro apresentado por Carl Benz, em 1984.

Em 1955, a Mercedes-Benz "quebrou” a barreira de 235 km/h com o 300SL e, a partir daí, o recorde de carro de produção mais rápido subiu gradualmente, com Lamborghini, Ferrari e Porsche reivindicando o título à medida que as velocidades se aproximavam de 340 km/h.


Mercedes-Benz 300SL, primeiro supercarro, fabricado entre 1954 e 1963.

Em 1987, a Ferrari atingiu os 320 km/h com o F40, tornando-o no primeiro carro de produção a registar esta velocidade e a ultrapassar os míticos 300 km/h.


Ferrari F40, supercarro fabricado em 1987 para comemorar o quadragésimo aniversário da marca.


Atualmente, quais os carros mais rápidos?

Há muitas maneiras de avaliar a velocidade de um carro, mas a aceleração é o mais importante. O ser capaz de saltar de zero a 100 km/h rapidamente é provavelmente a referência de desempenho mais realista, já que somos realmente capazes de conduzir a essa velocidade na maioria das estradas.


Os carros classificados como os mais velozes do mundo são mais leves, mais elegantes e mais potentes do que os apresentados anteriormente. Agora, com velocidades máximas muito além do limite anterior de 300 km/h, estes novos "supercarros” são capazes de surpreender, não só os amantes de velocidades, mas qualquer pessoa.


Segue então uma lista de 10 carros mais rápidos do mundo, classificados por velocidade máxima, do mais "lento” ao mais veloz. E saiba que todos estes carros são legais nas ruas.

Qual o carro mais rápido do mundo? Veja o ranking!

10. Bugatti Veyron 16.4 Super Sport | 431km/h

Durante muito tempo, este lendário modelo do fabricante francês deteve o título do carro desportivo mais rápido do mundo. Em 2010, atingiu uma velocidade recorde de 431.072 km/h. Este modelo é equipado com motor 8.0 com 16 cilindros com turbocompressor, que gera 1200 cv de potência. Segundo os registos oficiais, o veículo francês atingiu a velocidade média de 431 km/h, indo de 0 a 300 km/h em pouco mais de 22 segundos.


9. Hennessey Venom GT | 435km/h

Em 2014 o carro mais rápido do mundo era o Hennessey Venom GT, produzido pela Hennessey Performance Engineering. Nos registos oficiais do Guinness Book, no Kennedy Space Center, este modelo atingiu os 435 km/h, chegando aos 100 km/h em apenas três segundos. Toda esta potência é resultado do motor biturbo V8 7.0 que gera 1421 cavalos de potência.


8. Koenigsegg Agera RS | 447 km/h

Esta marca sueca tem lugar de destaque no tópico "carros mais rápidos do mundo”, tendo este modelo sido considerado o carro mais rápido em via pública quando foi lançado, em 2017, superando o Hennessey Venom GT, referido acima. Nos registos oficiais medidos pela Racelogic, o Koenigsegg Agera RS registou uma velocidade média de 447 km/h, chegando de 0 a 400 km/h em 36 segundos.


7. Czinger 21C | 449km/h

A empresa americana Czinger Vehicles produziu este modelo, Czinger C21, com um motor original do hipercarro híbrido que combina um V8 a gasolina de 2,88 litros, uma caixa robótica de 7 velocidades com duas embraiagens e dois motores elétricos no eixo dianteiro, além disso, este modelo tem um design futurista, em fibra de carbono, e elementos metálicos impressos numa impressora 3D. 

Está prevista a produção de 80 unidades deste modelo e numa versão mais leve, com uma velocidade máxima de 380 km/h. Cada exemplar do Czinger 21C custará 1.7 milhões de dólares.

6. SSC Tuatara | 474 km/h

O SSC Tuatara esteve envolto em polémica, após a marca ter afirmado que o modelo seria o carro de produção mais rápido do mundo e que tinha alcançado a incrível marca de 532 km/h. Tal não se veio a confirmar, quando num teste realizado no Johnny Bohmer Proving Grounds, na Space Florida Shuttle Landing Facility, seguindo todas as regras para classificação, o modelo com motor V8 e 1774 cavalos de potência, alcançou os 472 km/h.

5. Koenigsegg CC850 | 480 km/h


Este modelo da marca sueca é extraordinariamente especial devido ao seu motor V8 biturbo de 5.0 litros, capaz de gerar 1385 cavalos de potência e atingir uma rotação máxima impressionante de 8500 rpm. A sua aceleração dos 0 aos 100 km/h é concluída em menos de três segundos e a velocidade máxima supera os 480 km/h.


O que realmente se destaca neste modelo é a presença de uma caixa de velocidades manual de seis relações, acompanhada por um pedal de embraiagem. Mas surpreenda-se: esta caixa pode ser alternada entre as posições 'D' (Drive) ou 'R' (Reverse), transformando-se numa transmissão automática de 9 relações.

4. Hennessey Venom F5 | 482km/h


O Hennessey Venom F5, novamente mais um modelo da empresa americana Hennessey Performance Engineering, é também considerado um dos carros mais rápidos.

A unidade de potência do veículo recebeu o nome de F5 em referência à categoria de furacões mais poderosas da escala Fujita, que pode chegar a 512 km/h. Embora não haja registos que este modelo consiga chegar a essa velocidade, é bastante potente. Graças ao seu motor 6.6 V8 biturbo com 1841 cavalos de potência e aos seus cinco modos de operação, atinge uma velocidade máxima de 450 km/h.


Apesar de ser um carro de edição limitada, é considerado de série.


3. Bugatti Chiron Super Sport 300+ | 490 km/h

Para dar início ao pódio, temos um carro que quase bateu quase os 500 km/h, mas que não foi reconhecido pela FIA (Federação Internacional de Automóveis) e pelo Guinness Book, o Bugatti Chiron Super Sport 300+. O modelo francês alcançou o recorde de velocidade a 2 de setembro de 2019, na pista Era-Lessin, na Alemanha. Nesse teste, o veículo atingiu a velocidade de 490,484 km/h. O Bugatti Chiron Super Sport 300+ possui motor W16 e 1600 cavalos de potência.



2. Bugatti Bolide | 497 km/h

Bugatti Bolide

Mais um modelo da marca de automóveis francesa Bugatti, desta vez o Bugatti Bolide, conta com um motor W16 quad-turbo de 8.0 litros, alimentado por combustível de corrida de 110 octanas, capaz de gerar uma potência impressionante de 1850 cavalos.


No entanto, na imprensa europeia, cogita-se que a sua velocidade máxima é de 460 km/h e não 497 km/h, como divulgado pela marca.



1.  Koenigsegg Jesko Absolut | 531 km/h

E encerramos o nosso pódio com mais um modelo da Koenigsegg. Este hipercarro sueco é considerado o carro mais rápido do mundo. Possui um motor de 8 válvulas e potência de 1600 cavalos. Segundo a divulgação da própria Koenigsegg, foram produzidos apenas 125 exemplares do Jesko Absolut.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Carro da Apple tem nova data de lançamento. Saiba tudo sobre o carro elétrico do futuro

Ver artigo

Carros a hidrogénio: Serão eles o futuro?

Ver artigo

Aperte o cinto! Os carros voadores já são uma realidade

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!