Voltar Voltar
Blog Carglass®
Tecnologia automóvel

Conheça os 10 carros mais rápidos do mundo

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
17 ago 2022 | 5 min de leitura

A velocidade é algo que sempre encantou os amantes de carros e é um dos conceitos mais importantes do mundo moderno. Em conjunto com as tecnologias cada vez mais avançadas, os fabricantes lutam pelo estatuto de "carro mais veloz do mercado”. Descubra quais os carros mais rápidos do mundo em 2022.

Sempre houve um fascínio por parte dos fabricantes de automóveis e do público em torno do quão rápidos os carros de produção "comuns” podem ser. Desde o Benz Velo, com seus inebriantes 19 km/h (quilómetros por hora) em 1894, os fabricantes procuraram ampliar as habilidades de seus modelos legais para circular na estrada.


carros_mais_rapidos_mundo_1
Benz Velo, primeiro carro apresentado por Carl Benz, em 1984.

Em 1955, a Mercedes-Benz quebrou a barreira de 235 km/h com o 300SL e, a partir daí, o recorde de carro de produção mais rápido subiu gradualmente, com Lamborghini, Ferrari e Porsche reivindicando o título à medida que as velocidades se aproximavam de 340 km/h.

carros_mais_rapidos_mundo_2
Mercedes-Benz 300SL, primeiro supercarro, fabricado entre 1954 e 1963.

Em 1987, a Ferrari atingiu os 320 km/h com o F40, tornando-o no primeiro carro de produção a registar esta velocidade e a ultrapassar os míticos 300 km/h.

carros_mais_rapidos_mundo_3
Ferrari F40, supercarro fabricado em 1987 para comemorar o quadragésimo aniversário da marca.


Atualmente, quais os carros mais rápidos?

Há muitas maneiras de avaliar a velocidade de um carro, mas a aceleração é o mais importante. O ser capaz de saltar de zero a 100 km/h rapidamente é provavelmente a referência de desempenho mais realista, já que somos realmente capazes de dirigir a essa velocidade na maioria das estradas.

Os carros classificados como os mais rápidos do mundo deste ano são mais leves, mais elegantes e mais potentes do que os anteriores. Agora, com velocidades máximas muito além do 'limiar dourado' anterior de 300 km/h, os mais novos "supercarros” são capazes de surpreender não só os amantes de velocidades, mas qualquer pessoa.

Segue então uma lista dos 10 carros mais rápidos do mundo, classificados por velocidade máxima, do mais "lento” ao mais veloz. E saiba que todos estes carros são legais nas ruas.

Os 10 carros mais rápidos do mundo em 2022

10. SSC Ultimate Aero TT | 430 km/h

O SSC Ultimate Aero TT é um modelo americano, da empresa SSC North America e, entre 2007 e 2010, foi considerado o carro mais rápido do mundo. Com um motor V8 e 1200 cavalos de potência, o carro chegou a 412 km/h nas estradas fechadas próximas da SSC North America. Além disso, foi também considerado o primeiro carro de série mais rápido do mundo.

Atualmente, este modelo custa 740 mil dólares, sendo um dos mais baratos desta lista.

9. Bugatti Veyron 16.4 Super Sport | 431km/h

Bugatti_Veyron_Super_Sport

Durante muito tempo, este lendário modelo do fabricante francês, deteve o título do carro desportivo mais rápido do mundo. Em 2010, atingiu uma velocidade recorde de 431.072 km/h. Este modelo é equipado com motor 8.0 com 16 cilindros com turbocompressor, que gera 1200 cv de potência. Segundo as medições oficiais, o veículo francês atingiu a velocidade média de 431 km/h, indo de 0 a 300 km/h em pouco mais de 22 segundos.

Entretanto, quem comprar o Bugatti Veyron Super Sport não conseguirá atingir essa velocidade, já que os exemplares vendidos têm um limite de 415 km/h. O preço atual do veículo é de 2.8 milhões de dólares.

8. Czinger 21C | 432km/h

A empresa americana Czinger Vehicles produziu este modelo, Czinger C21, com um motor original do hipercarro híbrido que combina um V8 a gasolina de 2,88 litros, uma caixa robótica de 7 velocidades com duas embraiagens e dois motores elétricos no eixo dianteiro, além disso, este modelo tem um design futurista, em fibra de carbono, e elementos metálicos impressos numa impressora 3D. 

Está prevista a produção de 80 unidades deste modelo e numa versão mais leve, com uma velocidade máxima de 380 km/h. Cada exemplar do Czinger 21C custará 1.7 milhões de dólares.

7. Hennessey Venom GT | 435km/h

Hennessey_Venom_GT

Em 2014 o carro mais rápido do mundo era o Hennessey Venom GT, produzido pela Hennessey Performance Engineering. Na medição oficial do Guinness Book, no Kennedy Space Center, este modelo atingiu os 435 km/h, chegando aos 100 km/h em apenas três segundos. Toda essa potência é resultado do motor biturbo V8 7.0 que gera 1421 cavalos de potência. Devido a essas especificações, levou quase 4 anos para que um novo carro fosse capaz de bater o seu recorde.

Atualmente, o Venom GT custa 1.2 milhão de dólares. Mas por ser um carro histórico e exclusivo, estima-se que esse valor aumentará em alguns anos.

6. Koenigsegg Agera RS | 447 km/h

Koenigsegg_Agera_RS

Esta marca sueca tem lugar de destaque no tópico "carros mais rápidos do mundo”, tendo este modelo sido considerado o carro mais rápido do mundo em via pública quando foi lançado, em 2017, superando o Hennessey Venom GT referido acima. Na medição realizada pela Racelogic, este modelo registou uma velocidade média de 447 km/h, chegando de 0 a 400 km/h em 36 segundos.

O Agera RS tem motor 5.0 V8 e 1360 cavalos de potência. Atualmente, custa aproximadamente 2.2 milhões de dólares e há apenas 25 exemplares em todo o mundo.

5. Koenigsegg Agera One of 1 | 447km/h

Em quinto lugar, temos mais um modelo da marca sueca, Koenigsegg Agera One of 1. O nome "One of 1 - um por um” refere-se à relação peso/potência do veículo. Ou seja, 1 hp de potência por quilograma. O motor do Agera One 1 é 5.0, possui 8 válvulas e dois turbocompressores. Embora funcione com gasolina de corrida e convencional, com o bioetanol E85 este carro é capaz de atingir a sua potência máxima de 1360 cavalos, chegando aos 447 km/h.

Contudo, foram produzidos apenas 7 exemplares do veículo, incluindo o protótipo. O preço atual é de 7.2 milhões de dólares.

4. Hennessey Venom F5 | 450km/h

Hennessey_Venom_F5

O Hennessey Venom F5, novamente mais um modelo da empresa americana Hennessey Performance Engineering, é também um dos carros mais rápidos do mundo.

A unidade de potência do veículo recebeu o nome de F5 em referência à categoria de furacões mais poderosas da escala Fujita, que pode chegar a 512 km/h. Embora não haja registos que este modelo consiga chegar a essa velocidade, é bastante potente. Graças ao seu motor 6.6 V8 biturbo com 1841 cavalos de potência e aos seus cinco modos de operação, atinge uma velocidade máxima de 450 km/h.

Apesar de ser um carro de edição limitada, é considerado de série. Segundo a marca, foram produzidos apenas 24 exemplares e todos já foram vendidos. Atualmente, o veículo custa 2.1 milhões de dólares.

3.  Koenigsegg Jesko Absolut (472 km/h)

Koenigsegg_Jesko_Absolut

A versão mais recente do hipercarro sueco Koenigsegg Jesko Absolut é o representante mais rápido da Koenigsegg. Este modelo possui um motor de 8 válvulas e potência de 1600 cavalos. No teste oficial, o veículo alcançou a velocidade máxima de 472 km/h, atingindo 100 km/h em menos de 3 segundos.

Segundo a divulgação da própria Koenigsegg, foram produzidos apenas 125 exemplares do Jesko Absolut, cada um deles custando 3 milhões de dólares.

2. Bugatti Chiron Super Sport 300+ | 490 km/h

Outro carro que quase bateu quase os 500 km/h, mas que não foi reconhecido pela FIA (Federação Internacional de Automóveis) e pelo Guinness Book, é o Bugatti Chiron Super Sport 300+. O modelo francês alcançou o recorde de velocidade em 2 de setembro de 2019, na pista Era-Lessin, na Alemanha. Nesse teste, o veículo atingiu a velocidade de 490,484 km/h. O Bugatti Chiron Super Sport 300+ possui motor W16 e 1600 cavalos de potência.

O modelo usado no teste pode ser visitado gratuitamente no local de testes Volkswagen Era Lessien. Porém, quem comprar o veículo não poderá atingir a velocidade recorde, pois o fabricante estabeleceu um limite de 440 km/h.

Segundo o fabricante, foram produzidos apenas 30 exemplares e, atualmente, custa cerca de 3.5 milhões de euros.

1. SSC Tuatara | 532,93 km/h

SSC_Tuatara

O SSC Tuatara é oficialmente o carro mais rápido do mundo, mas não graças ao seu maior recorde de velocidade. Apesar de ter alcançado a velocidade máxima de 532,93 km/h, a maior já alcançada por um automóvel de série, o modelo da empresa americana SSC North America não recebeu o título nem do Guinness Book nem da FIA (Federação Internacional do Automóvel) por isso. Além disso, o modelo também bateu os recordes de velocidade alcançados em uma milha e em um quilómetro.

Entretanto, o SSC Tuatara é considerado o carro de produção mais rápido do mundo. Num teste realizado no primeiro semestre de 2021, do Centro Espacial Kennedy, seguindo todas as regras para classificação, o modelo com motor V8 e 1774 cavalos de potência, alcançou 455,3 km/h.

Este supercarro teve apenas 100 exemplares produzidos e atualmente custa 1.6 milhões de dólares.
Partilhar
Facebook Twitter Pinterest
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Carros a hidrogénio: Serão eles o futuro?

Ver artigo

Microcarros: o que são e qual a habilitação para os conduzir?

Ver artigo

Advanced Driver Assistance Systems - Conduzir nunca foi tão seguro

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!