Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
microcarro-na-estrada
Tecnologia automóvel

Microcarros: o que são e qual a habilitação para os conduzir?

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
13 set 2022 | 3 min de leitura

Longe vai o tempo em que os microcarros eram associados à terceira idade. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e a necessidade de carros mais citadinos, estes passaram a ser olhados como uma excelente opção, principalmente nas camadas mais jovens

Tanto o design como a construção deste tipo de carros tem evoluído e já podemos ver modelos que oferecem características como ar condicionado, travões de disco nas quatro rodas, airbag de condutor, ecrãs táteis, painéis de instrumentos digitais ou luzes em LED e progressos no que toca à segurança passiva – um dos calcanhares de Aquiles destes veículos – o que inclui reforços de carroçaria e a realização de testes de colisão. 

Mas nem todos podem conduzi-los: há uma idade mínima e a obrigatoriedade de uma carta de condução específica. Saiba tudo sobre estes quadriciclos.

Começando pelo início, o que são microcarros?

Como o seu próprio nome indica, os microcarros são veículos mais pequenos e leves do que automóveis ligeiros, bem como menos potentes. Estes são considerados quadriciclos e podem ser conduzidos a partir dos 16 anos de idade. Gastam comparativamente menos em termos de combustível e ocupam menos espaço de estacionamento, o que pode ser uma vantagem na cidade.

É necessário carta de condução para conduzir um microcarro?

Para a condução deste tipo de veículo não é exigida a mesma habilitação do que para um automóvel ligeiro (categoria B). Mas dado que os microcarros estão descritos como quadriciclos, ou seja, veículos dotados de quatro rodas - que podem ser ligeiros ou pesados -, mesmo com limitações de velocidade e diferentes regras para transitar, estes exigem carta de condução.




Que licença de condução é necessária para conduzir microcarros?

Existem dois tipos de licença de condução que se adequam aos microcarros:
  • Carta de categoria AM: para microcarros considerados ligeiros — velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h, cujo peso sem carga não exceda 425 kg (excluído o peso das baterias no veículo elétrico) e com motor de cilindrada não superior a 50 cm3 no caso de motor de ignição comandada, ou de 500 cm3 no caso de motor de ignição por compressão.
  • Carta de categoria B1: para microcarros considerados como pesados — veículo cujo peso sem carga, excluído o peso das baterias no caso de veículos elétricos, não exceda 450 kg ou 600 kg, consoante se destine, respetivamente, ao transporte de passageiros ou de mercadorias.
  • Carta de categoria B: se possuir carta de condução de veículos ligeiros, não precisa de outra habilitação e poderá conduzir qualquer microcarro.

A partir de que idade pode conduzir microcarros?

Como conduzir microcarros implica ter a carta de condução da categoria AM ou B1, só a partir dos 16 anos é que poderá obter estas cartas de condução para os conduzir.

Os microcarros podem circular em todas as estradas?

Excluindo as autoestradas e vias equiparadas - assim como nos seus respetivos acessos - os microcarros podem circular em qualquer estrada em que circulam os automóveis ligeiros. Com excepção para a Ponte 25 de Abril, que possui regulamentação própria, ou a Ponte Vasco da Gama por ser uma autoestrada.

A circulação de microcarros é admitida em todas as outras vias ou pontes, desde que cumpram as regulamentações normais.

Segurança: microcarros vs automóveis ligeiros?

Por serem mais leves e compactos, os microcarros têm uma menor segurança face aos automóveis ligeiros. Estes veículos, não estão sujeitos à mesma legislação dos automóveis de passageiros e não necessitam de passar pelos mesmos testes de segurança, antes de serem vendidos. Ou seja, o número e nível de equipamentos de segurança disponíveis nestes veículos é inferior.

Pela sua popular disseminação, já podemos contar com inúmeras alternativas de microcarros no mercado, mediante as necessidades e gostos de cada um. Estes podem ser uma excelente alternativa para um estilo de vida citadino e para os mais jovens.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

O que é um computador de bordo e quais as vantagens

Ver artigo

Advanced Driver Assistance Systems - Conduzir nunca foi tão seguro

Ver artigo

Aperte o cinto! Os carros voadores já são uma realidade

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!