Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
Condução Segura

8 dicas de segurança para conduzir com chuva

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin

03 fev 2020 | 4 min de leitura

Chuva significa: perigo na estrada. Fique a conhecer 8 dicas de segurança da Carglass® para conduzir com chuva. Previna-se!

Sem dúvida que conduzir com chuva requer e exige o dobro da sua atenção e cuidado. Sem nos darmos conta, as condições meteorológicas afectam drasticamente a postura de todos os condutores. 

Com efeito, e uma vez que Carglass® está sempre atenta à sua segurança na estrada, conheça agora 8 dicas para conduzir com chuva e…em segurança! 

8 dicas de segurança para conduzir com chuva

1 - Ajuste a sua velocidade

Conduzir à chuva é o mesmo que dizer, "ajuste a sua velocidade”. E quando falamos em ajustar a velocidade é antecipar qualquer tipo de situação de trânsito que possa originar algum tipo de acidente.

Com efeito, o nosso primeiro conselho é que ajuste a velocidade ao trajecto que está ou vai seguir. Antecipe as curvas que faz habitualmente, os sinais de trânsito ou até os picos de congestionamento.

Por outro lado, tenha especial cuidado à primeira meia hora de condução. E porquê? Porque a 'primeira' chuva, juntamente com a lama e o óleo na estrada, cria uma camada escorregadia na superfície da estrada, o que pode originar situações de perigo.

2 - Mantenha uma distância de segurança ainda maior para os veículos da frente

Está a chover torrencialmente? E não consegue ver correctamente a estrada à sua frente? Então redobre a atenção e aumente a distância entre si e os veículos da frente. Dê o espaço suficiente para qualquer situação de emergência.

Um conselho: Divida a velocidade a que conduz por dois. Por exemplo, se está a conduzir a 90 km/h, então a distância segura para o veículo da frente é de 45 metros.

3 - Verifique regularmente a pressão dos pneus

A correta pressão dos pneus e profundidade do pneu são essenciais para garantir uma boa aderência a pisos mais molhados ou escorregadios.

Por isso, verifique regularmente a pressão dos pneus, se está correta e estão em boas condições. 

E como é que sabe a pressão ideal para os seus pneus? Normalmente encontra essa informação no interior da aba do depósito de combustível, no porta-luvas ou no lado interno da respetiva porta do pneu. Em alternativa, pode sempre consultar o manual do seu veículo. 

Nota: o número que está na lateral dos pneus não indica a pressão ideal, mas sim a máxima. Portanto, não use esse valor como um padrão.

4 – Trave suavemente

Conduzir com segurança também significa a obrigatoriedade de travar suavemente e não acelerar de forma brusca. Desta forma, mantém o controlo do seu carro e evita derrapagens, que podem-se tornar perigosas, para si e para os outros utilizadores da estrada.

5 – Travar com o motor

Tal como referimos no ponto anterior, nunca pressione o pedal de travagem abruptamente se conduzir com chuva. A nossa sugestão é que trave com o motor.

Por exemplo, imagine que está a conduzir com chuva e está prestes a entrar num troço que é uma descida acentuada, neste caso, utilizar o motor como auxiliar de travão, vai permitir-lhe ter maior segurança na condução. É uma solução capaz de o ajudar nas descidas de forte inclinação, mas também de o apoiar na eventualidade de falta de travões.

Em caso de chuva, lembre-se deste exemplo, pode vir a ajudá-lo!

6 – Controle o seu pé ao travar

Pode parecer uma dica "estranha”, mas a verdade é que por vezes, o pé que vai ao travão de serviço pode falhar ou até escorregar. Se for o caso, mantenha a calma e resista à tendência de agir impulsivamente. Volte a pressionar o pedal de forma controlada. O pânico não é necessário: um "pé escorregadio” acontece aos melhores condutores, e com chuva nada melhor que olhar para o nosso calçado e limpar/secar se for preciso.

7 - Evite a aquaplanagem

Ao conduzir com chuva, é muito provável que se formem de lençóis de água nas estradas. Esta é uma realidade bastante perigosa devido à aquaplanagem. Se se deparar com um destes lençóis de água, mantenha o volante firme e circule lentamente.

Nestas situações o importante é saber como deve agir, para evitar problemas ao seu carro. Descubra quais no ponto seguinte.

8 - O que fazer em casos de aquaplanagem?

Numa situação de aquaplanagem saiba como agir. Primeiro, fique calmo. Controle o impulso de querer pisar o travão, se o fizer, poderá bloquear as rodas.

Solte lentamente o pedal do acelerador até que as rodas voltem a entrar em contacto com o solo. Tenha em atenção para não realizar manobras improvisadas. Se o fizer, poderá perder o controlo do carro, provocar um acidente ou até mesmo estragos no seu veículo.  

Assim, e quando se deparar com esta situação, mantenha uma velocidade reduzida constante e evite travagens a fundo.

Pronto para conduzir com chuva?

Em suma, o nosso maior conselho é que, faça chuva ou sol, pratique sempre uma condução defensiva e de prevenção.

Se utilizar uma destas 8 dicas de segurança, é sinal que a Carglass® o ajudou. :)

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Como circular nas rotundas: todas as regras que precisa saber

Ver artigo

Como diminuir a emissão de CO2 nos automóveis: 7 dicas úteis

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!