Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
Condução Segura

Aquaplanagem: o que é e como evitar!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
04 fev 2020 | 3 min de leitura

Sabe como agir em caso de aquaplanagem? Conheça este fenómeno e o que fazer para evitá-lo.

Para a Carglass®, a sua segurança está em primeiro lugar!

 Quando entramos na época da chuva, principalmente no inverno, temos obrigatoriamente de adotar uma condução mais defensiva para não sermos surpreendidos enquanto conduzimos. E quando estamos a falar em ser surpreendidos, estamos a falar do fenómeno da aquaplanagem.

Pode parecer estranho, mas a verdade é que muitos condutores não sabem como reagir e evitar este fenómeno.

Assim, e a pensar exatamente nesta temática, recomenda-se a leitura deste artigo. Vamos explicar o fenómeno da aquaplanagem, o que é e como deve evitá-lo.

O que é a Aquaplanagem?

Chama-se aquaplanagem ao momento em que o condutor perde o controlo do carro, fruto da existência de água na estrada.

Este fenómeno ocorre quando existe uma grande quantidade de água na superfície de algum troço de estrada, os denominados "lençóis de água”, que se formam e tornam a circulação mais lenta do que o habitual.

Quais os efeitos da Aquaplanagem na condução?

Ao nível da condução e devido à velocidade a que os pneus circulam, empurram esta água para a frente, criando uma espécie de barreira que faz com que o pneu se eleve e perca o contacto com a estrada, impedindo assim, o controlo do carro em segurança, como em cima referimos.  

Com efeito, vejamos então como evitar a Aquaplanagem.

Como evitar a Aquaplanagem em períodos de chuva mais forte?

Estas são as nossas sugestões para que saiba agir em situações como esta.

A) Verificar os pneus do carro

Comece por evitar a Aquaplanagem, com uma verificação regular dos pneus do carro. Quanto menos profundas forem as ranhuras do pneus, mais difícil fica drenar a água em excesso. Um bom conjunto de pneus com profundidade de piso suficiente (pelo menos 3 mm) é, portanto, obrigatório para uma condução segura em alturas de tempo mais chuvoso.

Por outro lado, verifique também regularmente a pressão dos pneus. Se for muito baixa, o risco de derrapagem aumenta.

B) Escolha os pneus certos

Quais são os pneus de carro mais adequados para o tempo chuvoso? É verdade, existem pneus que se utilizam consoante a estação do ano e condições atmosféricas. Por exemplo, os pneus de inverno têm bastantes sulcos para dissipar a água das chuvas mais fortes, logo maior probabilidade têm e evitar a Aquaplanagem. São pneus preparados para "cortar” água e que ajudam na condução em condições mais adversas.

 Contudo, imagine agora uma chuva repentina no verão, nesse caso, os pneus de quatro estações adaptam-se ao piso e fornecem proteção necessária "contra” a Aquaplanagem.

Quer isto dizer, que a escolha dos pneus vai sempre depender muito do uso e dos trajetos que faz diariamente. O nosso conselho é que pratique uma condução adequada às condições atmosféricas que encontra.

 

C) Adapte o seu estilo de condução às condições climatéricas

 Com chuva mais forte, por vezes, os pneus não saem da água, fazendo com que "flutue” no asfalto. Em caso de chuva torrencial, conduza com cuidado durante os primeiros 30 minutos. E porquê? Porque, e para além da primeira chuva ser a mais perigosa, forma uma camada que, combinada com lama e óleo pode-se tornar perigosa em caso de travagens mais bruscas. 


Assim, o ideal mesmo é ajustar a velocidade às condições climatéricas. Já para não falar que, fica melhor preparado para enfrentar a Aquaplanagem.

 

D) Mantenha uma distância de segurança maior para o veículo da frente

Mantenha uma distância de segurança maior entre o seu veículo e o da frente em dias de chuva. Outro dos comportamentos que deve adotar, é começar a travar mais cedo que o habitual. Afinal, a distância de travagem, em piso molhado, é maior que o normal. Por outras palavras, numa superfície de estrada molhada deve duplicar a distância de travagem.

E) Utilizar os travões corretamente

Seja em que condições forem, travar… deve ser sempre realizado com os devidos cuidados. Neste caso, e para evitar a Aquaplanagem, comece por travar com o motor.

Noutros casos, se vir uma curva, é melhor travar mais cedo. Numa subida, mude a velocidade para uma mais alta. Dessa forma, o carro vai escorregar mais lentamente. Se for uma descida, é melhor mudar para uma velocidade mais baixa.

 No fundo, é saber adaptar a distância de travagem ao trajeto que está ou vai seguir. Com chuva, é essencial saber travar corretamente para evitar acidentes e até problemas mecânicos ao seu carro.


F) Desligue o cruise control

 

Nós sabemos que o cruise control torna a condução mais agradável e fácil. Contudo, com o piso mais escorregadio deve desligá-lo para que possa controlar os movimentos do carro se surgir algum imprevisto.

No caso da Aquaplanagem, o cruise control faz com que as rodas continuem a circular na velocidade pré-definida e isso, é algo que não deve acontecer. Isto porque, e para além da velocidade de resposta do cruise control ser mais lenta durante a Aquaplanagem, o mais correto é que conduza manualmente para sair da situação com segurança.

E é desta forma, a desligar o cruise control, que terminamos mais um artigo.

Esperamos que as nossas dicas sejam úteis para a sua condução, e já sabe… para a Carglass, a sua segurança está em primeiro lugar!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Tem matrícula estrangeira? Saiba como pagar as ex-SCUTS

Ver artigo

Segurança ativa e segurança passiva: compreenda as diferenças

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!