Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
carros-estacionados-entre-dois-carros
Condução Segura

Como estacionar entre dois carros?

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
09 janeiro 2023 | 5 min de leitura

Estacionar entre dois carros é uma dor de cabeça para si? Neste artigo damos-lhe todas as dicas para que consiga facilmente estacionar à primeira!

Apesar de ser uma das coisas básicas que se aprende quando se tira a carta de condução, para muitas pessoas estacionar o carro ainda se revela um desafio, mesmo com anos de experiência de condução. Dependendo da situação, estacionar um carro pode envolver alguns "cálculos mentais” e uma maior destreza.

Se tem algum receio ou dificuldade em estacionar o seu automóvel entre dois carros, seja novato no que diz respeito à condução, tenha anos de experiência ou se está a tirar a carta, este artigo é para si! Veja como estacionar entre dois carros de forma rápida, fácil e segura.

Tipos de estacionamento

Existem diversos tipos de estacionamentos e cada um com as suas próprias características e ambientes, que podem implicar mais ou menos destreza por parte do condutor. Conheça os três principais.

Estacionamento em paralelo

O estacionamento em paralelo é uma das formas de estacionar um automóvel paralelamente à estrada e em linha com outros veículos já estacionados. Este, é considerado por muitos condutores como a manobra de condução mais difícil durante o exame de condução e, mesmo após este exame, requer algum treino até conseguir estacionar sem qualquer problema.

Estacionamento em perpendicular

O estacionamento perpendicular, tal como o nome indica, é o tipo de estacionamento onde o veículo é obrigado a fazer uma manobra de 90 graus para entrar no local de estacionamento, podendo fazê-lo de frente ou de trás. Este tipo de estacionamento é bastante comum em parques de estacionamento públicos, onde os veículos permanecem estacionados lado a lado.

Estacionamento em espinha

O estacionamento em espinha, também conhecido como estacionamento diagonal, é o tipo de estacionamento que coloca os veículos estacionados paralelamente na diagonal. Este tipo de estacionamento é bastante comum em centros de cidades e é o mais simples de executar.




Dicas para executar a manobra de estacionamento em segurança

Boa posição de condução: uma boa posição de condução é fator, desde logo, decisivo. Estar bem sentado permite-lhe, por um lado, ter uma melhor visibilidade e, por outro - com a distância correta para os pedais e volante -, gerir a manobra de forma controlada.
Diminua a velocidade: quanto mais lento estiver o carro nesta altura, mais poder terá sobre ele e melhor o conseguirá controlar.
Preste atenção: seja muito cauteloso com o que o rodeia, seja com as características do lugar de estacionamento onde está a tentar estacionar, seja com outros carros ou possíveis peões.
Espelhos: o uso dos espelhos é também muito útil quando se está a estacionar o carro. Posicione bem os espelhos para obter uma visão clara ao estacionar.
Gadgets: os carros mais recentes já vêm equipados com tecnologias que auxiliam na hora de estacionar o carro, seja com câmeras, sensores ou ambos. Se for o seu caso, use e abuse desta tecnologia, irá facilitar-lhe bastante quando chegar o momento de estacionar.
Prática: como tudo na vida, a prática leva à perfeição. Quanto mais vezes estacionar, mais confiante e confortável se sentirá.

Como estacionar o carro entre dois carros: passo a passo

De seguida, dizemos-lhe como estacionar entre dois carros, passo a passo, de maneira simples e segura, nos três tipos de estacionamento anteriormente referidos:

Estacionamento em paralelo:

1. Observe primeiro se o espaço onde quer estacionar é suficiente para o seu carro
2. Ligue o pisca para avisar os outros carros de que quer parar e abrande a velocidade
3. Coloque o carro ao lado (paralelo) do veículo que está à frente do espaço livre onde irá colocar seu carro
4. Mantenha visualmente os para-choques traseiros dos dois automóveis alinhados
5. Vire então o volante totalmente para o lado onde deseja estacionar, engate a marcha-atrás e lentamente (sempre a controlar a velocidade da manobra) deixe o veículo rolar para dentro do lugar
6. Usando o retrovisor esquerdo deve olhar para o carro estacionado atrás
7. Quando esse veículo surgir no espelho, mostrando o farol do lado direito, deve girar o volante no sentido contrário (para a esquerda) e continue o movimento lentamente, observando os espaços para a viatura da frente e de trás.


Estacionamento em perpendicular:

1. Para este tipo de estacionamento, recomendamos que o faça de marcha-atrás, pode revelar-se mais fácil
2. Assinale a manobra com os piscas
3. Utilize como referência o automóvel estacionado ao lado
4. Coloque o veículo na perpendicular e a uma distância de meio metro do outro veículo
5. Comece a fazer marcha-atrás, girando totalmente o volante na direção do espaço em que pretende estacionar
6. Tenha como referência a roda traseira do seu veículo, dado que ao ultrapassar o farol traseiro do outro veículo, saberá que a manobra está a ser bem executada
7. Vigie sempre, para a direita e para a esquerda, o espaço para os automóveis que se encontram ao lado do seu, usando os espelhos retrovisores
8. Corrija sempre a direção, levando o veículo para a frente ou trás, se tal for preciso
9. Endireite o volante e verifique a distância na parte traseira.

Estacionamento na diagonal

1. Sinalize a manobra com antecedência e abrande
2. Afaste o veículo do local virando o volante para o lado oposto
3. Gire o volante para o local do estacionamento e coloque o veículo no lugar
4. Utilize os retrovisores para centrar o veículo e deixar espaço para os outros condutores.


Após ler o nosso artigo, já se sente mais confiante em estacionar entre dois carros? Lembre-se: acima de tudo, mantenha a calma e observe cuidadosamente o ambiente à sua volta. Depois, siga cada uma das dicas acima e verá que com a prática se tornará mais simples. 

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Como circular nas rotundas: todas as regras que precisa saber

Ver artigo

Como desembaciar os vidros do carro e como evitar que embaciem

Ver artigo

Afinal, posso ou não conduzir de chinelos?

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!