Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
volantes-bimassa
Manutenção do Carro

Volante bimassa: o que é e para que serve

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
24 mar 2023 | 3 min de leitura

O volante bimassa é um dos componentes mais importantes de um automóvel. Saiba o que é, como funciona e como influencia o funcionamento da embraiagem do seu veículo.

Se para muitos este pode ser um nome conhecido, para alguns pode ser uma incógnita. Mas é um dos componentes mais importantes de um veículo. É um componente essencial de transmissão de energia e é responsável por suavizar as vibrações e oscilações da rotação do motor, resultando numa direção mais suave e estável.

O que é o volante bimassa?

Localizado sob o capô do automóvel, entre o motor e a embraiagem, o volante bimassa é uma das peças que integram a transmissão do veículo. É composto por duas partes diferentes de peso, o volante propriamente dito e um contrapeso montado na parte traseira, e serve para manter o equilíbrio das massas do motor nos intervalos das explosões dos cilindros. Esta estrutura permite que o volante bimassa gire de forma mais equilibrada, minimizando as vibrações e oscilações geradas pelo motor e, ao mesmo tempo, dá ao motor a capacidade de funcionar continuamente de forma linear, mesmo durante os intervalos das explosões. 

Para que serve e como funciona o volante bimassa?

O volante bimassa serve para melhorar a dirigibilidade do veículo, tornando a condução mais suave e estável. Este pode ajudar a prolongar a vida útil do sistema de embraiagem, pois reduz as vibrações e oscilações que podem prejudicar o seu funcionamento.
Adicionalmente, o volante bimassa pode ser feito de materiais leves e resistentes, o que aumenta a eficiência do veículo e o desempenho geral.

Benefícios do volante bimassa

  • Direção mais suave e estável
  • Proteção do sistema de embraiagem
  • Maior eficiência do veículo
  • Redução de vibrações e oscilações
  • Maior durabilidade


Desvantagens do volante bimassa

  • Custo elevado: O volante bimassa é uma peça mais cara do que o volante convencional (monomassa), o que significa que o custo total da substituição pode ser elevado.
  • Instalação complicada: A instalação de um volante bimassa pode ser um processo complicado e requer conhecimento técnico especializado.
  • Desgaste da embraiagem: Se o volante bimassa não for instalado corretamente, pode haver uma sobrecarga na embraiagem, o que pode resultar em desgaste prematuro e, eventualmente, falha.

Como o volante bimassa pode impactar a embraiagem?

Como já mencionado, o volante bimassa é uma peça importante no sistema de transmissão, que tem o objetivo de equilibrar a rotação entre o motor e as rodas. O seu uso pode ter impactos positivos e negativos na embraiagem.

  1. Mais durabilidade: Um volante bimassa é mais pesado do que um volante convencional, o que significa que ele pode suportar mais rotações por minuto e, portanto, prolongar a vida útil da embraiagem.
  2. Melhor performance: O volante bimassa é projetado para equilibrar a rotação do motor, o que pode ajudar a reduzir as vibrações e melhorar a suavidade da transmissão.
  3. Mais aceleração: O volante bimassa pode aumentar a eficiência da transmissão, o que pode resultar numa aceleração mais rápida e suave.
  4. Volante danificado: um volante bimassa danificado pode prejudicar o funcionamento da embraiagem, resultando em problemas com o engate e a desconexão da mesma
  5. Má instalação: Conforme referido acima, esta é uma desvantagem do volante bimassa que pode ter impacto na embraiagem, podendo haver uma sobrecarga na embraiagem caso este não seja corretamente instalado.

Sintomas de que o seu volante bimassa necessita de ser substituído

Existem vários sinais a ter em atenção e diversos sintomas de que o seu volante bimassa se encontra em mau estado. Se este estiver desgastado ou danificado, isso pode afetar a dirigibilidade do veículo, resultando numa direção instável e vibrante.

Barulho

Se ouvir algum barulho tipo "chocalho" ou de som metálico a "bater", é muito provável que seja do bimassa. Estes ruídos podem ser bastante elevados e, se estiverem a acontecer, deverá proceder à substituição do volante.

Vibrações ao colocar o pé na embraiagem

Um volante bimassa ligeiramente danificado causa vibrações que se fazem sentir no pedal da embraiagem. Essas vibrações também podem ser sentidas no volante, no banco e no tablier, mas onde devem ser mais perceptíveis é no mesmo no pedal. 

Batidas ao desligar o motor

Outro sintoma bastante esclarecedor de falha deste volante é quando, ao desligar o motor com a chave de ignição, ouve um "clac-clac-clac" proveniente do compartimento do motor nos momentos em que o motor para.

Vibrações

As vibrações geralmente são sentidas no piso do carro e são provocadas pela falha nas molas e outros componentes internos do volante bimassa, isto leva diretamente à incapacidade do volante amortecer as vibrações do motor e deverá ser substituído.


Se notar algum desses sintomas, é recomendado que leve o seu veículo a um mecânico ou técnico especializado, para uma inspeção completa. Se for necessário substituir o volante bimassa, é importante fazê-lo o mais rápido possível de modo a garantir a segurança e o desempenho adequado do seu veículo.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Como tirar manchas de água do vidro de carros

Ver artigo

Como reparar o vidro partido do carro? Conheça o processo

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!