Covid-19: Mantemos os nossos colaboradores e clientes em segurança. Leia aqui as medidas de proteção para ir à sua marcação. close
Voltar Voltar
Blog Carglass®
Condução Segura

Como transportar cães em carros: tudo o que precisa de saber

Partilhar

O seu melhor amigo vai consigo de viagem? Ou se calhar é habitual andar de um lado para o outro e precisa de algumas dicas sobre como transportar o seu cão em segurança sempre que é preciso.

Leia este artigo e descubra tudo o que precisa de saber quando transportar cães no seu carro: desde a legislação aos acessórios que pode comprar para garantir que transporta o seu amigo de quatro patas corretamente.

Legislação aplicável ao transporte de cães

De acordo com o Decreto-Lei 315/2003, o transporte de animais deve ser feito em veículos apropriados e com recurso a contentores adequados e que garantam a sua segurança e do animal durante a viagem de carro. A mesma lei determina que é essencial garantir que há ventilação, temperatura adequada, e fornecimento de água para salvaguardar a proteção dos animais quando são transportados.

Para além disso, no caso dos animais de estimação como o cão ou o gato, pode transportá-los sem uma licença específica - o que já não acontece com outros animais.

Posso ser multado?

Se o transporte do seu cão não for feito de forma adequada, respeitando as recomendações de segurança e a legislação, pode ser multado. Não pode viajar com os cães à solta no carro, pois isso põe em risco a segurança do seu animal de estimação e de todos os ocupantes do veículo, ao afetar a condução.

Caso viaje com o cão solto no carro e for parado pela polícia, pode ser multado e a coima vai de 60 até 600€.

Como posso transportar o cão no carro?

O importante é garantir a segurança de todos quando transporta o cão no seu automóvel, garantindo que o seu melhor amigo não vai solto no carro, pois isso pode afetar a condução. Assim, aqui estão algumas ideias de transporte de cães para a sua próxima viagem:

Caixa transportadora

Uma excelente opção para o transporte do seu cão. A caixa de transporte deve ter as dimensões adequadas ao tamanho do seu animal de estimação, e pode encontrar várias opções em lojas de animais ou supermercados, por exemplo. O seu cão vai sentir-se seguro e poderá dormir enquanto você conduz em segurança até ao seu destino.

Caixa transportadora de cães para carros

Cintos de segurança para cães

Numa viagem mais longa pode ser mais confortável para o seu cão se utilizar um cinto de segurança. Esta opção é muito boa para que o seu cão se sinta com liberdade e possa ter mais espaço durante a viagem, e é fácil de utilizar. Basta prender o peitoral ou coleira do seu cão ao cinto de segurança do seu carro.

Cinto de segurança para cães

Rede ou grelha divisória

A rede ou grelha divisória é adequada a cães de grande porte, e trata-se de colocar uma separação entre os bancos de trás e o porta bagagens, criando assim uma proteção extra, impedindo que o cão salte da bagageira para outras partes do carro. Em termos de segurança para o animal, esta não é a melhor opção, mas é possível que o seu cão se sinta mais confortável por ter mais espaço para si.

Rede ou grelha divisória

Como garantir que o cão está calmo e confortável

Antes de viajar, há várias coisas que pode fazer para garantir que o seu cão estará calmo durante a viagem de carro - principalmente se se tratar de uma viagem mais longa.

  1. Não dê comida ao seu cão antes da viagem: é recomendável que não alimente o cão umas 3 a 4 horas antes da viagem, pois muitas vezes os animais ficam enjoados dentro de veículos e com o estômago mais vazio evita que o seu cão se sinta pior.
  2. Passeie o cão antes de viajar: também é extremamente importante dar um passeio longo com o seu cão antes de viajar, para que faça as suas necessidades mas também para que esteja mais relaxado e cansado durante a viagem.
  3. Faça paragens frequentes: faça paragens frequentes e vá comunicando com o seu amigo, para que este continue a sentir-se confortável durante a viagem.
  4. Água: leve água e um recipiente que possa utilizar em andamento ou numa paragem rápida, para evitar que o seu cão fique desidratado durante uma viagem longa. Isto é ainda mais importante nos meses de verão em que as temperaturas são bastante altas.

Agora já sabe o que tem de fazer para preparar a próxima viagem com o seu amigo de quatro patas. Viaje com a melhor companhia de sempre, em segurança!

Partilhar
Ver todos posts do Blog
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!