Voltar Voltar
Blog Carglass®
carro acidentado com triângulo em frente
Condução Segura

O que devo fazer em caso de acidente? Saiba como proceder

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
7 mar 2022 | 2 min de leitura

Mesmo adotando uma condução defensiva, os acidentes de carro podem acontecer de forma inesperada. E, por vezes, assumimos comportamentos mais irrefletidos como reação, que podem comprometer a nossa segurança e a dos outros.

Mas, em concreto, o que se deve fazer em caso de acidente?

Dependendo da situação, deve seguir estes passos:

  • Mantenha-se dentro da viatura e avalie a sua situação: tem algum ferimento que possa provocar lesões mais graves? Se sim, mantenha-se imobilizado e ligue imediatamente para o 112. Caso não verifique nenhum ferimento e se consiga mover, deve proceder para os próximos passos.

  • Avalie o ambiente em que se deu o acidente: em caso de acidente, a primeira coisa que deve fazer é avaliar o ambiente em que está; deve ter em especial atenção, caso se encontre numa via rápida em que o risco de uma 2ª colisão/acidente com carros que ainda estejam a circular é superior. Conforme o ambiente em que se encontre, tenha mais atenção à sua saída da viatura.
  • Sinalize o local do acidente: Deve certificar-se que o local onde ocorreu o acidente está bem sinalizado e visível para outros condutores. Deve então ligar os quatro piscas, vestir o colete refletor ainda antes de sair do veículo, e colocar o triângulo de sinalização a 30 metros do local do acidente.

o-que-fazer-em-caso-de-acidente-22

  • Verifique em que condições está o seu carro: tire fotografias e anote o local exato do carro, onde possam existir deformações/riscos ou até vidros partidos causados pelo acidente.

  • Troque dados com o outro condutor e tente chegar a acordo: deve abordar o outro condutor de uma forma educada e cordial. Se chegarem a acordo, devem preencher corretamente a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA). Normalmente, esta folha é facultada de forma gratuita pela sua seguradora, mas pode também preencher este documento online. Cada condutor deve ficar com 1 cópia, e entregar à respetiva seguradora até 8 dias após o sinistro. As seguradoras irão depois entrar em contacto entre si para apurar/confirmar o culpado.

E caso os condutores não entrem em consenso?
Devem chamar as autoridades locais para mediarem a situação da melhor forma.

  • Remova o carro do cenário de acidente: caso o carro não esteja em condições, deve ligar à sua seguradora, para que entre em contacto com um reboque.


Imprevistos  acontecem sem estarmos à espera, mas saber como proceder em caso de acidente quando acontece connosco, é essencial para um processo mais rápido, fácil, e acima de tudo, seguro.





Partilhar
Facebook Twitter Pinterest
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Evite infrações! Saiba como renovar a carta de condução

Ver artigo

Isenção de IUC - A quem se destina e como pedir?

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!