
Aguarde um momento
Blog Carglass®
Voltar


Condução Segura
O que devo fazer em caso de acidente? Saiba como proceder
7 mar 2022 | 2 min de leitura
Mesmo adotando uma condução defensiva, os acidentes de carro podem acontecer de forma inesperada. E, por vezes, assumimos comportamentos mais irrefletidos como reação, que podem comprometer a nossa segurança e a dos outros.
Mas, em concreto, o que se deve fazer em caso de acidente?
Dependendo da situação, deve seguir estes passos:
- Mantenha-se dentro da viatura e avalie a sua situação: tem algum ferimento que possa provocar lesões mais graves? Se sim, mantenha-se imobilizado e ligue imediatamente para o 112. Caso não verifique nenhum ferimento e se consiga mover, deve proceder para os próximos passos.
- Avalie o ambiente em que se deu o acidente: em caso de acidente, a primeira coisa que deve fazer é avaliar o ambiente em que está; deve ter em especial atenção, caso se encontre numa via rápida em que o risco de uma 2ª colisão/acidente com carros que ainda estejam a circular é superior. Conforme o ambiente em que se encontre, tenha mais atenção à sua saída da viatura.
- Sinalize o local do acidente: Deve certificar-se que o local onde ocorreu o acidente está bem sinalizado e visível para outros condutores. Deve então ligar os quatro piscas, vestir o colete refletor ainda antes de sair do veículo, e colocar o triângulo de sinalização a 30 metros do local do acidente.

- Verifique em que condições está o seu carro: tire fotografias e anote o local exato do carro, onde possam existir deformações/riscos ou até vidros partidos causados pelo acidente.
- Troque dados com o outro condutor e tente chegar a acordo: deve abordar o outro condutor de uma forma educada e cordial. Se chegarem a acordo, devem preencher corretamente a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA). Normalmente, esta folha é facultada de forma gratuita pela sua seguradora, mas pode também preencher este documento online. Cada condutor deve ficar com 1 cópia, e entregar à respetiva seguradora até 8 dias após o sinistro. As seguradoras irão depois entrar em contacto entre si para apurar/confirmar o culpado.
E caso os condutores não entrem em consenso?
Devem chamar as autoridades locais para mediarem a situação da melhor forma.
- Remova o carro do cenário de acidente: caso o carro não esteja em condições, deve ligar à sua seguradora, para que entre em contacto com um reboque.
Imprevistos acontecem sem estarmos à espera, mas saber como proceder em caso de acidente quando acontece connosco, é essencial para um processo mais rápido, fácil, e acima de tudo, seguro.
Também lhe pode interessar
Como circular nas rotundas: todas as regras que precisa saber
Taxa de álcool no sangue: saiba o que diz a lei portuguesa
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!