Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
estacionamento-de-carros-distico-verde
Informações Auto

Dístico verde para carros elétricos: o que é?

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
28 jun 2023 | 3 min de leitura


Sabe o que é o dístico verde para veículos elétricos? Descubra tudo sobre esta sinalização, como obter e quais os seus benefícios no que respeita ao estacionamento.

Impulsionado pela consciencialização e preocupação para com a sustentabilidade e  a necessidade da diminuição de gases poluentes, o mercado dos veículos elétricos tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos.

À medida que a opção por veículos elétricos se torna mais comum, torna-se fundamental identificá-los corretamente nas cidades e fornecer benefícios exclusivos, para incentivar à sua adoção.

Nesse sentido, a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) desempenha um papel crucial, ao emitir um dístico que permite o estacionamento de veículos 100% elétricos, em diversas zonas, sem pagamento de tarifa e sem limite de tempo, denominado de "Dístico Verde”.

O que é o dístico verde para veículos elétricos?

O dístico verde é uma identificação aplicada aos veículos 100% elétricos, colocada no para-brisas do automóvel, que permite uma identificação rápida deste como sendo elétrico e como tendo benefícios associados ao estacionamento, nomeadamente estacionamento gratuito em parques cujo dístico verde seja válido.

É, ainda, uma forma eficaz de comunicar visualmente o compromisso ambiental dos proprietários de carros elétricos. Ao circular com o dístico no para-brisas, os condutores contribuem para a conscientização sobre a mobilidade sustentável e incentivam outras pessoas a considerar a transição para veículos mais limpos.

Para que serve?

Essencialmente, o intuito do dístico verde foca-se em dar a possibilidade aos condutores de carros elétricos de usufruírem de benefícios de estacionamento, sejam estes totalmente gratuitos ou com tarifas muito reduzidas.

No caso da EMEL, em Lisboa, com o dístico verde, os carros 100% elétricos podem usufruir do estacionamento em qualquer espaço gerido pela empresa, nos lugares tarifados, sem o pagamento da tarifa de estacionamento e sem limite de tempo.

Outros municípios portugueses, como por exemplo, Oeiras, seguem também esta prática. Pode consultar a listagem atualizada da Mobi.e, relativamente aos benefícios municipais.




Qual a diferença entre o dístico verde e o dístico azul?

Embora estes dísticos sejam ambos relacionados aos carros elétricos, cada um tem a sua função distinta. Enquanto o dístico verde tem como intuito exclusivo conceder acesso a benefícios de estacionamento, o dístico azul - Dístico Identificativo de Veículo Elétrico -, tem como propósito a identificação dos carros elétricos a nível nacional. Este dístico azul é de uso obrigatório nos carros 100% elétricos ou elétricos plug-in (com as designações "elétrico” ou "elec/gasoli”, no certificado de matrícula) não só de particulares, mas também de empresas. 

Como e onde pedir o dístico verde da EMEL?

O processo para obtenção do dístico verde é bastante simples e pode ser feito online. Basta aceder à página da EMEL dedicada ao Dístico Verde e fazer login com o perfil de utilizador da EMEL ou com a chave móvel digital. Após login feito, será selecionar a opção "Dísticos” - "Verde - e preencher o formulário com as informações pedidas, nomeadamente em relação ao titular e ao veículo elétrico em questão.

Em alternativa, poderá deslocar-se presencialmente às lojas da EMEL.

Quais os Documentos Necessários?

Para obter o dístico verde, a documentação necessária é apenas o Certificado de Matrícula (também conhecido como DUA - Documento Único Automóvel), ou o Título de Propriedade do automóvel. Terá que carregar o documento escolhido no formulário, frente e verso, e submeter. Estes documentos são necessários para comprovar que o veículo a requerer este dígito é 100% elétrico.

Quanto custa e qual a validade?

Este dístico tem o custo de 12.00 euros e tem validade máxima de um ano.  Pode ser renovado anualmente, pelo mesmo valor.

Como posso renovar o meu dístico verde?

Renovar o dístico verde da EMEL pode também ser feito online, na sua área de cliente, pelo mesmo processo descrito acima para a obtenção do disco. Apenas terá de selecionar "renovar o meu dístico” e preencher o mesmo formulário.


Este benefício proporcionado pelo Dístico Verde vem reforçar o incentivo à adoção de opções de transporte mais sustentáveis, a juntar-se também aos incentivos do Estado à compra de carros elétricos, pertencente ao Fundo Ambiental.


A Carglass® tem também o seu grande foco e compromisso na promoção de práticas socioambientais responsáveis, onde fomentar as boas práticas com as pessoas, com o ambiente e a sociedade de forma contribuir para a sustentabilidade das gerações futuras é a prioridade para criar um mundo melhor e mais sustentável para todos.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Declaração de venda automóvel: o que é e como preencher

Ver artigo

Carta de condução brasileira em Portugal: tudo o que precisa de saber

Ver artigo

Carros clássicos: um guia para os apaixonados por automóveis

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!