Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
estacionamento-de-carros-distico-verde
Informações Auto

Dístico verde para carros elétricos: o que é?

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
28 jun 2023 | 3 min de leitura


Sabe o que é o dístico verde para veículos elétricos? Descubra tudo sobre esta sinalização, como obter e quais os seus benefícios no que respeita ao estacionamento.

Impulsionado pela consciencialização e preocupação para com a sustentabilidade e  a necessidade da diminuição de gases poluentes, o mercado dos veículos elétricos tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos.

À medida que a opção por veículos elétricos se torna mais comum, torna-se fundamental identificá-los corretamente nas cidades e fornecer benefícios exclusivos, para incentivar à sua adoção.

Nesse sentido, a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) desempenha um papel crucial, ao emitir um dístico que permite o estacionamento de veículos 100% elétricos, em diversas zonas, sem pagamento de tarifa e sem limite de tempo, denominado de "Dístico Verde”.

O que é o dístico verde para veículos elétricos?

O dístico verde é uma identificação aplicada aos veículos 100% elétricos, colocada no para-brisas do automóvel, que permite uma identificação rápida deste como sendo elétrico e como tendo benefícios associados ao estacionamento, nomeadamente estacionamento gratuito em parques cujo dístico verde seja válido.

É, ainda, uma forma eficaz de comunicar visualmente o compromisso ambiental dos proprietários de carros elétricos. Ao circular com o dístico no para-brisas, os condutores contribuem para a conscientização sobre a mobilidade sustentável e incentivam outras pessoas a considerar a transição para veículos mais limpos.

Para que serve?

Essencialmente, o intuito do dístico verde foca-se em dar a possibilidade aos condutores de carros elétricos de usufruírem de benefícios de estacionamento, sejam estes totalmente gratuitos ou com tarifas muito reduzidas.

No caso da EMEL, em Lisboa, com o dístico verde, os carros 100% elétricos podem usufruir do estacionamento em qualquer espaço gerido pela empresa, nos lugares tarifados, sem o pagamento da tarifa de estacionamento e sem limite de tempo.

Outros municípios portugueses, como por exemplo, Oeiras, seguem também esta prática. Pode consultar a listagem atualizada da Mobi.e, relativamente aos benefícios municipais.




Qual a diferença entre o dístico verde e o dístico azul?

Embora estes dísticos sejam ambos relacionados aos carros elétricos, cada um tem a sua função distinta. Enquanto o dístico verde tem como intuito exclusivo conceder acesso a benefícios de estacionamento, o dístico azul - Dístico Identificativo de Veículo Elétrico -, tem como propósito a identificação dos carros elétricos a nível nacional. Este dístico azul é de uso obrigatório nos carros 100% elétricos ou elétricos plug-in (com as designações "elétrico” ou "elec/gasoli”, no certificado de matrícula) não só de particulares, mas também de empresas. 

Como e onde pedir o dístico verde da EMEL?

O processo para obtenção do dístico verde é bastante simples e pode ser feito online. Basta aceder à página da EMEL dedicada ao Dístico Verde e fazer login com o perfil de utilizador da EMEL ou com a chave móvel digital. Após login feito, será selecionar a opção "Dísticos” - "Verde - e preencher o formulário com as informações pedidas, nomeadamente em relação ao titular e ao veículo elétrico em questão.

Em alternativa, poderá deslocar-se presencialmente às lojas da EMEL.

Quais os Documentos Necessários?

Para obter o dístico verde, a documentação necessária é apenas o Certificado de Matrícula (também conhecido como DUA - Documento Único Automóvel), ou o Título de Propriedade do automóvel. Terá que carregar o documento escolhido no formulário, frente e verso, e submeter. Estes documentos são necessários para comprovar que o veículo a requerer este dígito é 100% elétrico.

Quanto custa e qual a validade?

Este dístico tem o custo de 12.00 euros e tem validade máxima de um ano.  Pode ser renovado anualmente, pelo mesmo valor.

Como posso renovar o meu dístico verde?

Renovar o dístico verde da EMEL pode também ser feito online, na sua área de cliente, pelo mesmo processo descrito acima para a obtenção do disco. Apenas terá de selecionar "renovar o meu dístico” e preencher o mesmo formulário.


Este benefício proporcionado pelo Dístico Verde vem reforçar o incentivo à adoção de opções de transporte mais sustentáveis, a juntar-se também aos incentivos do Estado à compra de carros elétricos, pertencente ao Fundo Ambiental.


A Carglass® tem também o seu grande foco e compromisso na promoção de práticas socioambientais responsáveis, onde fomentar as boas práticas com as pessoas, com o ambiente e a sociedade de forma contribuir para a sustentabilidade das gerações futuras é a prioridade para criar um mundo melhor e mais sustentável para todos.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Quem pode conduzir carros da empresa? Conheça os requisitos

Ver artigo

Escola de condução: como escolher a melhor opção

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!