Se está a pensar comprar um carro amigo do ambiente este ano, há boas notícias: o Estado voltou a reforçar os apoios à mobilidade elétrica. Mas atenção, há mudanças importantes em relação a anos anteriores, por isso, vale a pena estar bem informado antes de avançar.

O incentivo à compra de carros elétricos é promovido pelo Fundo Ambiental e tem como objetivo ajudar na transição para uma mobilidade mais limpa e sustentável. Em 2025, este apoio vem com uma dotação reforçada de 13,5 milhões de euros - mais 35% do que em 2024 - e está disponível para particulares, empresas, instituições sociais, autarquias e autoridades de transportes.
As candidaturas estão abertas desde 31 de março e podem ser submetidas até 30 de novembro ou até se esgotar a verba, como pode ler-se no comunicado oficial.

Recebem 4.000 euros, desde que entreguem para abate um carro com mais de 10 anos e o novo veículo cumpra os critérios. Cada contribuinte só pode candidatar-se uma vez.
Têm direito a 5.000 euros por viatura elétrica, com as mesmas condições de preço e abate. Há um total de 600 apoios disponíveis para este grupo.
Também as Autarquias Locais e Autoridades de Transportes estão abrangidas pelo incentivo de 5.000 euros, desde que, assim como os anteriores, entreguem para abate um veículo com mais de 10 anos.
Podem receber 6.000 euros por cada veículo ligeiro de mercadorias 100% elétrico, até um máximo de dois apoios por empresa. O limite total são 200 veículos apoiados em 2025.
Se vive num condomínio e quer instalar um carregador, também há ajuda:
Cada condómino só pode candidatar-se uma vez. Para empresas e condomínios, o limite é de até 10 incentivos.
O Fundo Ambiental inclui apoios para outras formas de mobilidade sustentável:
Os veículos 100% elétricos continuam a beneficiar de:
Para os híbridos e híbridos plug-in, os incentivos variam:
Empresas ainda podem deduzir o IVA na aquisição de viaturas 100% elétricas (até 62.500 euros) ou PHEV (até 50.000 euros), desde que os veículos sejam usados exclusivamente para fins profissionais.
O processo é todo feito online, no website do Fundo Ambiental. Vai precisar de:
No caso das empresas, é necessário incluir também a certidão comercial e identificação dos representantes legais.
Se está prestes a dar o passo para um carro elétrico, este incentivo pode ser o empurrão que faltava. Para além da poupança, há muitos outros motivos para considerar esta mudança: desde os benefícios ambientais e fiscais, até à autonomia cada vez maior dos modelos disponíveis no mercado.