Voltar Voltar
Blog Carglass®
mudar pneu furado
Manutenção do Carro

Como mudar um pneu em 11 passos

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
31 out 2019 | 3 min de leitura

Pneu furado? Não entre em pânico: mudar um pneu é menos complexo do que parece. A Carglass® diz-lhe qual o procedimento. É muito simples! 

"Preciso de ajuda, tenho um pneu furado”. Calma, estamos aqui para o ajudar!

Está a conduzir e ouve um barulho que não consegue identificar? O carro começa a tremer? Provavelmente pode ser um pneu furado. Mas calma, não entre em pânico: mudar um pneu é menos complexo do que parece. A Carglass® diz-lhe qual o procedimento. 

Como mudar um pneu em 11 passos 

1 - Parar o carro e colocar em primeira 

É essencial que as rodas estejam bloqueadas para que depois possa desapertar com mais facilidade os parafusos

2 - "Puxar” pelo travão de mão 

Para mudar um pneu, é extremamente importante que o carro esteja totalmente parado. Assim, assegura-se que o seu carro não começará a avançar repentinamente. 

3 - Colocar o triângulo de sinalização 

Coloque o triângulo 30 metros atrás do seu carro. Para ser visível pelo menos a 100 metros de distância. Ligue os 4 piscas - desta forma, também está a alertar qualquer outro condutor da sua paragem. 

4 - Desapertar os parafusos

Use uma chave inglesa para desaparafusar os parafusos do pneu (gire no sentido anti-relógio). Mas não os desaperte totalmente.

5 - Levantar o carro com o macaco

Vá buscar o macaco (caso não saiba onde se encontra, consulte o manual do veículo) e coloque-o ao lado do pneu que vai mudar. Levante o carro até que esteja fora do chão. 

6 - Desaparafusar completamente os parafusos

No passo 4, desbloqueou os parafusos. Agora é hora de desaparafusá-los completamente. Cuidado: não os perca e mantenha-os juntos. 

7 - Retirar o pneu

Solte o pneu e remova-o. Se não conseguir à primeira, force um bocado, mas não exagere!

8 - Colocar o novo pneu 

Tenha o pneu sobressalente à mão. Por norma, costuma estar na bagageira. Coloque-o e assegure-se que não acontece nenhum sobressalto. 

9 - Voltar a colocar os parafusos

Não aperte os parafusos muito rápido. A roda pode não ficar alinhada. Coloque-os apenas.

10 - Baixar o macaco

Baixe o macaco até que o carro esteja em equilíbrio novamente. 

11 - Apertar os parafusos completamente

Aperte os parafusos uma última vez. É fundamental que assim seja, para não ter um novo percalço quando voltar ao seu caminho.

Que tal? Mudar um pneu parece-lhe complicado?

Agora, o próximo passo é conduzir até à oficina mais próxima para garantir que o pneu sobressalente está em condições de aguentar a condução. Não deixe de ouvir a opinião de um especialista, assim fica com a certeza que mudou bem o pneu e está tudo em perfeitas condições. 

Antes de finalizar este artigo, deixamos-lhe outro caso que pode acontecer quando falamos em acidentes devido a problemas com pneus. 

Caso especial: explosão do pneu

Se o seu carro começou a ziguezaguear subitamente, há uma boa hipótese de o pneu estourar. E porquê? Desgaste, choque, carga muito pesada, condução perigosa, enfim, uma série de fatores que podem levar a esta situação. 

De qualquer forma, mantenha a calma. Não utilize os travões, solte suavemente o acelerador. Deixe o carro diminuir a velocidade e comece a travar apenas quando a velocidade estiver abaixo de 50 km/h. 

Para isto não acontecer, o melhor mesmo é verificar regularmente a pressão dos pneus. Assim, previne-se e ainda ajuda a manter os seus pneus "saudáveis”. 

Agora que o ajudámos a mudar um pneu e a precaver-se numa situação de explosão de pneu, resta-nos em nome da equipa Carglass®, desejar-lhe uma viagem segura e confortável!

Partilhar
Facebook Twitter Pinterest
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

As férias acabaram? Não se esqueça de fazer uma revisão ao seu carro!

Ver artigo

Como saber se tenho cobertura de quebra isolada de vidros?

Ver artigo

8 dicas para ajudar a reduzir o calor dentro do carro

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!