Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
mudar pneu furado
Manutenção do Carro

Como mudar um pneu em 11 passos

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Actualizado a 13 fev 2023 | 3 min de leitura


Pneu furado? Não entre em pânico! Mudar um pneu é menos complexo do que parece. Neste artigo, dizemos-lhe como o fazer em 11 simples passos.

Um pneu furado nunca é bem-vindo, e quantas vezes não acontece exatamente nos momentos mais inoportunos? Talvez esteja a caminho de casa depois de um longo dia de trabalho, atrasado para apanhar as crianças na escola, ou até a chegar ao seu restaurante favorito para conviver com amigos que não via há imenso tempo.

Seja qual for o cenário, é um inconveniente, ao qual acresce também custos inesperados. Saiba o que fazer para garantir que sai desta situação em segurança e a tempo de chegar ao seu destino!

Prepare-se para qualquer cenário

Existem várias dimensões de furos, cada um com a sua solução. E claro, ter um furo na auto-estrada, a circular a alta velocidade, não é o mesmo que ter um furo dentro da cidade, numa via com pouco trânsito. Acreditamos que as dicas seguintes são essenciais para que esteja preparado para lidar com a situação de uma forma rápida e segura. 

Como mudar um pneu em 11 passos 

1. Parar o carro em segurança e colocar em primeira 

Procure um lugar seguro, plano - e, se possível, longe do tráfego -, para imobilizar completamente o carro. É essencial que as rodas estejam bloqueadas para que depois possa desapertar com mais facilidade os parafusos. 

2. "Puxar” pelo travão de mão 

Para mudar um pneu, é extremamente importante que o veículo esteja totalmente parado. Assim, assegura-se de que o seu carro não começará a avançar repentinamente. 


mudar-pneu-11-passos

3. Sinalize corretamente o veículo

Sinalizar corretamente o veículo é muito importante. Primeiro, deverá ligar os quatro piscas. De seguida, antes de sair do carro, vestir o colete refletor (que recomendamos guardar num sítio de fácil acesso, como o porta-luvas). Como último passo, e já fora do veículo, coloque o triângulo  de sinalização a 30 metros (cerca de 30 passos largos) atrás do seu carro. Para este ser visível pelo menos a 100 metros de distância.

4. Aliviar os parafusos

Use uma chave inglesa (ou uma chave em cruz) para aliviar os parafusos do pneu, gire no sentido anti-relógio e não os desaperte totalmente. Atenção: em alguns automóveis poderá ser necessário retirar o tampão da jante.


mudar-pneu-11-passos

5. Levantar o carro com o macaco

Vá buscar o macaco (caso não saiba onde se encontra, consulte o manual do veículo) - regra geral, o macaco encontra-se na bagageira -, e coloque-o na zona inferior do chassis ao lado do pneu que vai mudar.  Note que a maioria dos veículos têm uma área de encaixe específica para o macaco. Após encaixe, levante o carro até que a roda esteja fora do chão. 

6. Desaparafusar completamente os parafusos

No passo 4, aliviou os parafusos. Agora, é hora de desaparafusá-los completamente e removê-los. Cuidado: não os perca e mantenha-os juntos. 

mudar-pneu-11-passos

7. Retirar o pneu

Solte o pneu e remova-o. Se não conseguir à primeira, force um bocado, mas não exagere!

8. Colocar o novo pneu 

Tenha o pneu sobressalente à mão. Por norma, costuma estar também na bagageira. Coloque-o e assegure-se que não acontece nenhum sobressalto.

9. Voltar a colocar os parafusos

Aqui, pode aliviar um pouco o macaco, para que o pneu repouse levemente no chão e comece a apertar os parafusos. Não aperte os parafusos muito rápido pois a roda pode não ficar alinhada. Coloque-os apenas e vá apertando aos poucos.

10. Baixar o macaco

Baixe o macaco até que o carro esteja em equilíbrio novamente.


mudar-pneu-11-passos

11. Apertar os parafusos completamente

Aperte os parafusos uma última vez, com máxima força. É fundamental que assim seja, para não ter um novo percalço quando voltar ao seu caminho.


Que tal? Mudar um pneu parece-lhe complicado?

Agora, o próximo passo é conduzir até à oficina mais próxima para garantir que o pneu sobressalente aguenta o trajeto. Não deixe de ouvir a opinião de um especialista, assim fica com a certeza que mudou bem o pneu e que está tudo em perfeitas condições. 


Antes de finalizar este artigo, deixamos-lhe outro caso que pode acontecer quando falamos em acidentes devido a problemas com pneus. 

Caso especial: explosão do pneu

Se o seu carro começou a ziguezaguear subitamente, há uma boa hipótese de o pneu estourar. E porquê? Desgaste, choque, carga muito pesada, condução perigosa, enfim, uma série de fatores que podem levar a esta situação. 

De qualquer forma, mantenha a calma. Não utilize os travões, solte suavemente o acelerador. Deixe o carro diminuir a velocidade e comece a travar apenas quando a velocidade estiver abaixo de 50 km/h. 

Para isto não acontecer, o melhor mesmo é verificar regularmente a pressão dos pneus. Assim, previne-se e ainda ajuda a manter os seus pneus "saudáveis”. 


Agora que o ajudámos a mudar um pneu e a precaver-se numa situação de explosão de pneu, resta-nos em nome da equipa Carglass®, desejar-lhe uma viagem segura e confortável!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Calibração de pneus: o que é e qual a sua importância

Ver artigo

Sabe o que é o sistema ADAS? Conheça todos os seus recursos e principais vantagens

Ver artigo

Polimento auto: dicas para deixar o seu carro como novo

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!