Sem espirrar: 6 dicas para condutores alérgicos!
Sofre de algum problema alérgico? Se sim, provavelmente já passou grande parte do seu tempo a tornar o ambiente da sua casa o mais agradável possível. No entando, muitas pessoas esquecem-se de fazer o mesmo com os seus veículos. Hoje, vamos dar algumas dicas importantes para evitar as alergias no seu automóvel.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica um terço dos portugueses sofre de alergia. Espirros constantes, comichão e dificuldade em respirar são apenas alguns dos sintomas e os responsáveis são aquelas pequenas partículas de pó espalhadas pelo ar, que se acumulam em vários sítios, inclusive dentro do carro.
1. O Cuidado começa na compra do carro
A principal preocupação é o revestimento interno. Existem no mercado opções de tecidos anti-alérgicos que devem ser tidos em consideração. O couro, na sua versão natural ou sintética, é tido como uma boa opção. Também por ser de limpeza fácil.
2. Mofo
Tenha especial atenção na limpeza dos estofos e tapetes. Opte, sempre que possível, por uma limpeza mais demorada. É muito importante que os tecidos não estejam húmidos. Por isso, recomenda-se, por exemplo, que se usem também tapetes de borracha.
3. Limpe os assentos frequentemente
A menos que tenha poltronas de couro ou vinil, os ácaros podem infiltrar-se nos estofos tão facilmente como no colchão da sua casa. Certifique-se que aspira com regularidade os estofos para remover todo o tipo de lixo, até mesmo o mais pequeno.
4. Limpe o sistema de ar condicionado
O odor desagradável é causado pela acumulação de ácaros, bactérias e fungos nos filtros do sistema de refrigeração. Estas colónias podem causar várias complicações para o sistema respiratório, como asma ou rinite.
5. Limpeza geral interna
Evite produtos com silicone no painel. Eles podem ressecar e tornarem-se num ambiente atrativo para ácaros, piorando o ambiente para quem tem alergia. Nesta situação, opte por um pano humedecido com água.
6. Ambientador