Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
mecanico-a-fazer-revisao-do-carro
Manutenção do Carro

As férias acabaram? Não se esqueça de fazer uma revisão ao seu carro!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
28 de jun de 2024 | 4 min de leitura

Procurar uma oficina para fazer uma revisão automóvel pós-férias é essencial e pode ser crucial para o desempenho do seu veículo nos meses seguintes, principalmente se utilizou o carro durante as férias.

Não importa qual foi o seu destino (se praia, campo ou serra), é necessário realizar uma revisão para que o seu carro continue a atender às suas necessidades. Durante as deslocações, por vezes longas, o excesso de peso da bagagem, os desvios por estradas em más condições, bem como a exposição prolongada às temperaturas elevadas, são alguns exemplos de situações que podem provocar danos ou desgastes no seu veículo, o que pode colocar a segurança do condutor, e de quem transporta, em risco. 

Conheça todos os procedimentos que não podem ser descurados no regresso do seu destino de férias.

Direção

Viagens por estradas não asfaltadas podem ser o suficiente para a direção ficar desalinhada. Isto potencializa o desgaste precoce dos pneus e influencia negativamente o comportamento e estabilidade do automóvel. Um mecânico especializado pode realinhar a direção para garantir uma condução suave e segura.

Bateria

A bateria deve ser alvo de verificações periódicas, de modo a verificar se existem cabos soltos ou algum dano. Sem esquecer que, nos dias quentes do verão, o desgaste é muito superior. É também importante testar a carga da bateria para garantir que está em boas condições de funcionamento, de modo a evitar contratempos inesperados.

Travões

O óleo dos travões deve estar entre os níveis mínimo e máximo e os discos e pastilhas devem manter-se em óptimas condições de funcionamento. Se viajou perto de praias, é bem possível que haja a presença de grãos de areia nesses componentes e isso é extremamente prejudicial. A limpeza e verificação deve fazer-se assim que possível, para que não ocorra a oxidação das peças pela ação do sal.




Segurança

As escovas limpa-vidros nem sempre são alvo de devida atenção, mas este dispositivo é fundamental para uma condução segura e deve ser inspecionado, sobretudo quando se avizinha o Outono e, com ele, as primeiras chuvas. Perceba se as borrachas estão degradadas pela ação do sol e substitua as escovas limpa-vidros, se necessário. Adicionalmente, certifique-se de que os cintos de segurança estão em bom estado e que todos os airbags estão funcionando corretamente.

O sol e o calor danificam também os faróis do automóvel, fazendo com que estes fiquem opacos, amarelados e foscos. De forma a garantir a sua segurança enquanto conduz à noite é importante efetuar o polimento dos faróis sempre que preciso.

Motor

Velas, sistema de injeção e correias: todos estes componentes devem ser verificados de forma a perceber se estão a funcionar devidamente, pois o seu mau funcionamento pode provocar danos irreversíveis no seu veículo. Um mecânico qualificado pode realizar um diagnóstico completo do motor, identificando problemas potenciais e garantindo um funcionamento suave e eficiente.

Fluidos e filtros

Mesmo que tenha efetuado a mudança do óleo do motor antes de "se fazer à estrada”, o consumo pode ter sido maior do que o esperado. Pela possível utilização mais intensa do veículo no período das férias, recomenda-se uma avaliação deste fluido, bem como do líquido de refrigeração. Em caso de maior exposição a poeiras, a vida útil dos filtros pode reduzir, então dar uma revisão a este componente é igualmente importante. Um mecânico pode verificar todos os fluidos do seu carro e substituí-los, se necessário, garantindo um funcionamento adequado de todos os sistemas.




Pneus

Longas viagens na autoestrada, com muito calor e excesso de peso no automóvel, provocam um desgaste anormal dos pneus. Por isso, é extremamente importante verificar a existência de superfícies desiguais, cortes ou deformações nos pneus. É também importante comprovar se estes estão com a pressão correta, sem esquecer que a pressão dos pneus com o carro sem carga deverá ser diferente de quando o veículo está carregado. Além disso, é essencial inspecionar o piso dos pneus para identificar desgastes irregulares, bolhas ou cortes que possam comprometer a segurança durante a condução.

Sistema elétrico

O devido funcionamento do sistema de iluminação requer uma verificação atenta e frequente. Caso não estejam a funcionar com normalidade, pode ser sinal de alguma falha elétrica no seu automóvel. É importante verificar o alinhamento e bom funcionamento dos faróis, luzes de travão, luzes de nevoeiro, fusíveis, etc.

Dicas para quando levar o carro à revisão

Prazos recomendados para realizar a revisão
  • Consulte o manual do proprietário para conhecer os prazos recomendados de manutenção conforme a idade e quilometragem do carro;
  • Geralmente, recomenda-se revisões a cada 10.000 a 15.000 quilómetros ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro;
  • Mantenha-se atento a sinais de desgaste ou problemas no veículo e ajuste os prazos de revisão conforme necessário.

Como economizar na revisão
  • Pesquise preços em diferentes oficinas e compare os serviços oferecidos;
  • Considere oficinas independentes, que muitas vezes têm preços mais competitivos do que concessionárias;
  • Verifique se a oficina utiliza peças de reposição originais ou peças de qualidade equivalente;
  • Avalie a reputação e a experiência da oficina, além do preço, para garantir um serviço de qualidade;
  • Se se sentir à vontade para isso, considere a possibilidade de realizar pequenos reparos ou manutenções básicas por conta própria, se tiver habilidades mecânicas, para economizar em custos de mão de obra.

Programe as revisões
Programar as revisões numa oficina especializada é a melhor maneira de não ser surpreendido por problemas e chatices relativas ao seu automóvel. Por isso, não deixe de prestar atenção aos componentes essenciais do seu carro e substituir as peças que apresentem falhas ou desgaste excessivo.


familia-de-férias-com-cao

Vai de férias? Também é importante preparar o seu carro!

Se no seu caso não está a voltar, mas ainda vai de férias, saiba que a preparação do carro antes de ir de férias é de igual importância! Descubra os nossos conselhos para preparar o seu carro antes de ir de férias e viajar com toda a tranquilidade.

Checklist de preparação pré-férias

Opte por pneus de verão
  • Escolha pneus de verão para melhor aderência e condução em estradas quentes;
  • Os pneus de verão reduzem a distância de travagem e ajudam na economia de combustível;
  • São ideais para viagens tranquilas durante o verão.

Faça o seu carro brilhar
  • Remova rapidamente a poeira, pólen e insetos do seu veículo;
  • Use um limpa-insetos e água com uma esponja macia para limpeza delicada.

Conduza sempre com o para-brisas limpo
  • Verifique as escovas limpa para-brisas;
  • Aplique um tratamento ao vidro anti-mosquitos;
  • Encha o tanque de líquido limpa-vidros com produto adequado para o verão;
  • Leve sempre uma reserva de limpa-vidros em viagens longas.

Realize uma manutenção ao seu sistema de ar condicionado:

Verifique o nível de óleo do seu veículo:
  • Verifique o nível de óleo antes de viagens longas;
  • Encha o tanque se necessário e verifique sempre com o motor frio.

Confirme a pressão dos pneus:
  • Verifique regularmente a pressão dos pneus, especialmente durante o verão.
  • Mantenha a atenção nos pneus para evitar problemas graves.

Fique de olho no líquido de refrigeração do seu motor:
  • Mantenha o líquido de refrigeração em níveis adequados para evitar sobreaquecimento do motor;
  • Em temperaturas altas, como no verão, o sistema de refrigeração do motor pode ser desafiador, especialmente em trânsito lento, tenha atenção.


Depois deste artigo, conseguirá preparar adequadamente o seu carro para pré e pós férias. Viaje com segurança!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Calibração de pneus: o que é e qual a sua importância

Ver artigo

Sabe o que é o sistema ADAS? Conheça todos os seus recursos e principais vantagens

Ver artigo

Conheça os hábitos que danificam a embraiagem e saiba como evitá-los

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!