Voltar Voltar
Blog Carglass®
mecanico-a-fazer-revisao-do-carro
Manutenção do Carro

As férias acabaram? Não se esqueça de fazer uma revisão ao seu carro!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
10 de out de 2022 | 4 min de leitura

Tão importante como a preparação cuidada do automóvel antes das férias, é também fazê-lo após, principalmente se as férias foram feitas de carro. Procurar uma oficina para fazer uma revisão automóvel pós-férias é essencial e pode ser crucial para o desempenho do seu veículo nos meses seguintes.

Não importa qual foi o seu destino (se praia, campo ou serra), é necessário realizar uma revisão para que o seu carro continue a atender às suas necessidades. Durante as deslocações, por vezes longas, o excesso de peso da bagagem, os desvios por estradas em más condições, bem como a exposição prolongada às temperaturas elevadas, são alguns exemplos de situações que podem provocar danos ou desgastes no seu veículo, o que pode colocar a segurança do condutor, e de quem transporta, em risco. 

Conheça todos os procedimentos que não podem ser descurados no regresso do seu destino de férias.

Direção

Viagens por estradas não asfaltadas podem ser o suficiente para a direção ficar desalinhada. Isto potencializa o desgaste precoce dos pneus e influencia negativamente o comportamento e estabilidade do automóvel.

Bateria

A bateria deve ser alvo de verificações periódicas, de modo a verificar se existem cabos soltos ou algum dano. Sem esquecer que, nos dias quentes do verão, o desgaste é muito superior.

Travões

O óleo dos travões deve estar entre os níveis mínimo e máximo e os discos e pastilhas devem manter-se em óptimas condições de funcionamento. Se viajou perto de praias, é bem possível que haja a presença de grãos de areia nesses componentes e isso é extremamente prejudicial. A limpeza e verificação deve fazer-se assim que possível, para que não ocorra a oxidação das peças pela ação do sal.

mecanico-a-mexer-no-motor-do-carro

Segurança

As escovas limpa-vidros nem sempre são alvo de devida atenção, mas este dispositivo é fundamental para uma condução segura e deve ser inspecionado, sobretudo quando se avizinha o Outono e, com ele, as primeiras chuvas. Perceba se as borrachas estão degradadas pela ação do sol e substitua as escovas limpa-vidros, se necessário.

O sol e o calor danificam também os faróis do automóvel, fazendo com que estes fiquem opacos, amarelados e foscos. De forma a garantir a sua segurança enquanto conduz à noite é importante efetuar o polimento dos faróis sempre que preciso.

Motor

Velas, sistema de injeção e correias: todos estes componentes devem ser verificados de forma a perceber se estão a funcionar devidamente, pois o seu mau funcionamento pode provocar danos irreversíveis no seu veículo.

Fluidos e filtros

Mesmo que tenha efetuado a mudança do óleo do motor antes de "se fazer à estrada”, o consumo pode ter sido maior do que o esperado. Pela possível utilização mais intensa do veículo no período das férias, recomenda-se uma avaliação deste fluido, bem como do líquido de refrigeração. Em caso de maior exposição a poeiras, a vida útil dos filtros podem reduzir, então dar uma revisão a este componente é igualmente importante.

mecanico-a-fazer-revisao-aos-pneus-do-carro

Pneus

Longas viagens na autoestrada, com muito calor e excesso de peso no automóvel, provocam um desgaste anormal dos pneus. Por isso, é extremamente importante verificar a existência de superfícies desiguais, cortes ou deformações nos pneus. É também importante comprovar se estes estão com a pressão correta, sem esquecer que a pressão dos pneus com o carro sem carga deverá ser diferente de quando o veículo está carregado.

Sistema elétrico

O devido funcionamento do sistema de iluminação requer uma verificação atenta e frequente. Caso não estejam a funcionar com normalidade, pode ser sinal de alguma falha elétrica no seu automóvel. É importante verificar o alinhamento e bom funcionamento dos faróis, luzes de travão, luzes de nevoeiro, fusíveis, etc.

Programar as revisões numa oficina especializada é a melhor maneira de não ser surpreendido por problemas e chatices relativas ao seu automóvel. Por isso, não deixe de prestar atenção aos componentes essenciais do seu carro e substituir as peças que apresentem falhas ou desgaste excessivo. 
Partilhar
Facebook Twitter Pinterest
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

8 dicas para ajudar a reduzir o calor dentro do carro

Ver artigo

E fez-se luz! Porque é tão importante limpar os faróis do carro?

Ver artigo

Como reparar o vidro partido do carro? Conheça o processo

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!