Podemos afirmar com alguma certeza que tirar a carta de condução é um dos grandes marcos da vida adulta. Marca o início de uma nova liberdade tão aguardada: poderes conduzir sozinho, fazer viagens com amigos, ou apenas não dependeres mais dos transportes públicos.
Mas antes de acelerar rumo a essa conquista, há dois temas que importa esclarecer: as diferentes categorias da carta de condução e os preços que podes esperar pagar.
Neste artigo abordamos ambos os tópicos. Vamos por partes.

Em Portugal, a carta de condução está dividida em várias categorias, consoante o tipo de veículo que se pretende conduzir. Desde ciclomotores a camiões pesados, há uma carta adequada para cada caso (e também idades mínimas a cumprir).

Para tirar a carta, é necessário:
A inscrição pode ser feita até seis meses antes de atingir a idade mínima da categoria pretendida.
E se quiseres saber o que mudou recentemente nas regras de obtenção da carta, espreita este artigo sobre as novas regras da carta de condução.
Aqui entra a parte menos divertida, mas inevitável: o custo.
O preço da carta de condução varia (e muito!) dependendo da escola, da região do país e se o candidato passa ou não à primeira nos exames.
Segundo vários levantamentos feitos por entidades como a Deco Proteste, o preço da carta pode variar entre os 375 e os 1.500 euros. Sim, leste bem, há uma diferença de mais de 1.000 euros entre escolas.
Estes são apenas exemplos indicativos. Os preços podem variar bastante de escola para escola, por isso vale a pena contactar várias e comparar as condições antes de tomares uma decisão.
Se já tens a carta, mas está a chegar a altura de renovar, vê como renovar a carta de condução, passo a passo.
Nem todas as escolas incluem os mesmos serviços no valor anunciado.
Vê alguns extras que podem alterar o custo final:
Só a título de curiosidade… Tirar a carta de condução em Portugal pode parecer caro, mas é bem mais acessível do que noutros países. Na Alemanha, por exemplo, os preços variam entre 2.500 e 4.500 euros, com alguns jovens a pagarem mais de 4.000 euros pela carta da categoria B.
O aumento dos custos com combustível, veículos e pessoal tem feito disparar os preços, e cerca de 40% dos candidatos reprovam no exame teórico à primeira tentativa, o que só encarece ainda mais o processo.
E atenção: conduzir sem carta de condução é considerado um crime e pode levar a pena de prisão até dois anos, além de multa.
O mais importante é escolheres uma escola que ofereça boa formação, seja clara nos preços e se adapte às tuas necessidades. Por isso, se estiveres quase a fazer 18 anos, ou já te sentes pronto para dar este passo, começa por pedir orçamentos em várias escolas da tua zona.