Cuidados a ter no transporte de crianças em carros
Quais são as regras para o transporte de crianças?
Todas as crianças até aos 12 anos de idade e com menos de 135 cm de altura devem ser transportadas em sistemas de retenção adaptados ao seu tamanho, peso e idade, e devem viajar sempre nos lugares traseiros.
Existem ainda algumas exceções a este regra, nomeadamente:
Que cadeiras devo escolher para o transporte de crianças?
As cadeiras auto são essenciais para a segurança rodoviária dos mais novos, e estão divididas entre cinco grupos, tendo em conta o peso e a idade de cada criança:
- 0
- 0+
- I
- II
- III.
Tabela de peso e altura ideal por idade em Portugal
Escolha as cadeiras auto certas para cada uma das crianças ao verificar esta tabela de peso e altura ideal:
- Grupo 0 ( até 10 kg) - estas cadeiras, também conhecidas por alcofas, devem ser utilizadas no banco traseiro, e são recomendadas para crianças com peso até aos 10kg. Devem ser posicionadas de lado, ao contrário das restantes, e são apenas utilizadas em casos especiais.
- Grupo 0+ (até 13 kg) - cadeiras para uso no banco dianteiro, voltadas para a retaguarda do veículo e sempre com o sistema de airbag desativado. Estas cadeiras são recomendadas a crianças de 12 até 18 meses de idade, aproximadamente
- Grupo 0+/ I - este grupo é especialmente direcionado ao uso no banco da frente, com a cadeira voltada para a traseira do veículo, e o airbag desligado.
- Grupo I (10 a 18 kg) - estas cadeiras devem ser usadas no banco de trás, e são recomendadas para crianças de entre 12 meses a 3 / 4 anos de idade, aproximadamente.
- Grupo II (15 a 25 kg) - cadeiras recomendadas a crianças com idade compreendida entre os 4 e os 12 anos. Devem ser viradas para a frente.
- Grupo III (22 a 36 kg) - estas cadeiras podem ser utilizadas por crianças entre os 8 e os 12 anos de idade. Devem ser viradas para a frente e utilizadas no banco de trás.
Multa aplicada por transporte incorreto de crianças
O transporte de crianças está previsto no artigo 55º do Código da Estrada e a infração desta regulamentação resulta numa coima que pode ir de 120 euros até 600 euros, por cada criança transportada incorretamente.Agora já sabe como transportar as crianças da forma correta, mantendo-as confortáveis e em segurança em qualquer situação. Seja durante um pequeno percurso da escola até casa, ou numa viagem maior durante as férias, a proteção rodoviária começa na escolha da cadeira certa e adequada a cada criança.