marcação vidro partido automóvel Onde estamos
Política de Cookies

Este site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Consulte a nossa Política de Privacidade. Saiba mais

compreendi e aceito
Pesquisa

É necessário introduzir pelo menos uma palavra.

Voltar Voltar

Blog

Condução Segura

Os perigos de conduzir com o pára-brisas partido

Partilhar

Antes de começar, temos de lhe fazer a pergunta, alguma vez conduziu com o pára-brisas do seu carro partido? Se faz parte dos 40% dos condutores que já conduziram com o pára-brisas partido e não conhece os recursos básicos de segurança do vidro frontal do seu carro, recomendamos que continue a ler este artigo.

Quando um pára-brisas fica danificado, não só implica uma redução na visibilidade ou defeito estético, como também pode desencadear um perigo sério à condução. Um vidro frontal danificado é uma das principais razões para a menor capacidade de resposta do veículo em determinadas situações em movimento.

Embora às vezes seja relegado para segundo plano, o pára-brisas é essencial para garantir a segurança dos passageiros no automóvel. Em caso de acidente, um pára-brisas partido pode ter consequências fatais.

Apesar do vidro frontal ser essencial para a segurança activa e passiva do veículo, de acordo com um estudo realizado pela Carglass®, o pára-brisas é o elemento que recebe menor importância quando falamos em segurança. Além disso, a maioria dos condutores só toma uma acção quando afecta directamente a visibilidade na condução, ou seja, se o pára-brisas estiver partido ou rachado em frente do volante. Por sua vez, se o pára-brisas estiver danificado noutro lugar, não é um alerta suficiente para uma substituição imediata.

Pára-brisas partido: Porque se deve substituir ou reparar imediatamente? 

É verdade, um simples arranhão no seu pára-brisas pode ser o início de algo muito mais grave! Conheça agora os perigos de conduzir com o pára-brisas partido.

1. Visibilidade reduzida

Este é um dos aspecto que mais devia preocupar os condutores. Dependendo do lugar onde está partido, de um momento para o outro, pode afectar directamente o tempo de reacção do condutor a qualquer imprevisto que possa surgir na estrada.

2. Fragilidade na estrutura

Um vidro automóvel partido pode comprometer seriamente a estabilidade do veículo como um todo. Uma vez que uma das principais funções do pára-brisas é proporcionar estabilidade ao tejadilho em caso de acidente. Por outras palavras, o pára-brisas evita que o tejadilho afunde nos assentos em caso de impacto violento, caso contrário, o tejadilho exerce mais força de que é normal.

3. Ineficácia do airbag

O airbag está directamente relacionado com a segurança do pára-brisas. Na maioria dos veículos automóveis, o airbag sai contra o vidro frontal quando activado, portanto, se o pára-brisas estiver partido ou rachado, é provável que não mantenha a pressão e o airbago seja activado correctamente.

4. Fixação reduzida

Ainda que dos principais elementos de segurança na condução seja o cinto de segurança, o pára-brisas também actua como um importante sistema de segurança para os passageiros. Prova disso, é que durante os testes de colisão, também são realizados testes ao pára-brisas. Verifica-se a pressão, estabilidade e o poder de impacto. Porque em caso de acidente, se este estiver danificado, as hipóteses de ferimentos aumentam.

5. Mau funcionamento do sistema ADAS

Se tiver um sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) no seu carro, um vidro partido pode danificar o sistema, afectando o seu funcionamento.

Ficou surpreendido? Apostamos que desconhecia que alguns destes perigos podiam afectar a sua condução.

Para a Carglass® é fundamental investir na formação dos nossos técnicos de forma a que estes estejam aptos a trabalhar com os avanço tecnológico dos pára-brisas, garantindo assim uma maior segurança na condução. No entanto, também é necessário que os condutores estejam atentos à sua importância.

Por isso, se tiver algum tipo de dúvida sobre o estado do pára-brisas do seu carro, na Carglass® oferecemos soluções especializadas nos serviços de reparação e substituição de pára-brisas, para que continue a conduzir sem problemas.

Partilhar
Ver todos posts do Blog
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!
Carglass We WCAG 1.0
Seguir NO
Add This Addthis