Voltar Voltar
Blog Carglass®
quebra-vidro-para-brisas
Condução Segura

Vidro para-brisas partido? Cuidado, pode dar direito a multa!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
16 de dez 2022 | 2 min de leitura

Um para-brisas partido prejudica a visibilidade e coloca a sua segurança, e de quem transporta, em perigo. Saiba qual a multa aplicada em caso de para-brisas partido.

Certamente, a grande maioria das pessoas consegue relacionar-se com esta situação, que tem tanto de comum como de inconveniente: num minuto, estamos a conduzir como tantas outras vezes e, numa fração de segundos, o nosso vidro para-brisas é atingido por uma pequena pedra ou gravilha.

Quando não é um dano de maior proporção, uma pequena fissura no vidro pode não parecer nada de mais. No entanto, pode apresentar mais perigos do que aqueles que imagina. Seja qual for a dimensão do dano no seu vidro, mesmo que seja quase imperceptível, já é o suficiente para colocar em causa a estabilidade de todo o vidro, colocando assim também em causa a sua segurança enquanto conduz e a dos restantes passageiros. Aliado a isto, há um pormenor bastante importante: conduzir com o para-brisas do carro partido dá direito a multa.

Multa por para brisas partido: em que consiste e qual o valor

Pode ler-se o seguinte, no Artigo 22.° do Regulamento ao Código da Estrada: «os para-brisas dos automóveis ligeiros e pesados serão constituídos por vidros inquebráveis ou inestilhaçáveis, não susceptíveis de provocar deformações dos objetos vistos por transparência».

No caso de ser mandado parar, seja por ter o vidro danificado ou por qualquer outro motivo, mas que no local o agente observe a fissura no vidro, cabe-lhe a ele classificar se esse dano é o suficiente para originar «deformações dos objetos vistos por transparência».

A multa aplicada caso tenha o seu vidro para-brisas partido, situa-se entre os 99,76 euros e os 249,40 euros.

Para-brisas partido, e agora?

Como já referido, não é aconselhável conduzir com o para-brisas quebrado, seja tanto por questões de segurança como para evitar a multa aplicada ao vidro partido. Se se encontra nesta situação, o primeiro passo é contactar uma marca especialista na reparação ou substituição de vidro. É essencial colocar o vidro do seu carro nas mãos de um especialista, pois só este saberá avaliar a gravidade da fissura e dizer se é possível reparar o seu para brisas partido ou se será necessária a substituição.

Ainda, é importante certificar-se de que os seus vidros estão em perfeitas condições, caso a inspeção do seu automóvel esteja para breve. Caso contrário, poderá reprovar na inspeção automóvel.

Caso o seu seguro tenha cobertura de quebra isolada de vidros, na Carglass® temos uma ampla rede de mediação e dispomos de acordos com todas as seguradoras no mercado. Deste modo, tratamos de toda a burocracia e processo por si, junto da sua companhia de seguros.
Partilhar
Facebook Twitter Pinterest
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Como mudar o registo de propriedade automóvel?

Ver artigo

Roubo de catalisadores: O que é e como evitar

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!