Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
catalisador-do-carro
Condução Segura

Roubo de catalisadores: O que é e como evitar

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
06 jun 2022 | 3 min de leitura


É inusitado, mas o roubo de catalisadores está na moda e parece ser daquelas que veio para ficar. Só em Portugal, por dia, são roubados cerca de 20 catalisadores de carros. Fique a saber mais sobre o crime que gera milhares de euros e como o evitar.


Quando aumentou o roubo de catalisadores?

Com o início da pandemia, o roubo de catalisadores disparou. O que poderia ser apenas algo pontual, acabou por se tornar uma tendência e os números não baixam. Segundo os últimos dados avançados pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que tem em curso várias operações para diminuir o número destes crimes, desde 2020 foram roubados 7883 catalisadores, 7000 destes correspondentes ao ano de 2021.

Mas o que é, afinal, um catalisador e o que o torna tão valioso?

O catalisador encontra-se junto ao escape do veículo e serve para  reduzir a emissão de gases poluentes, decompondo-os através de reações químicas que ocorrem no seu interior. O preço de um catalisador é bastante elevado,  sendo o mesmo constituído por metais preciosos, bastante valiosos, e que são essenciais para filtrar os gases que, de outra forma, seriam expelidos para o meio ambiente de um modo extremamente nocivo.
Metais preciosos como a platina, o paládio e o ródio têm vindo a aumentar o seu valor de mercado, nomeadamente após a pandemia, onde a sua extração foi interrompida, o que levou a que o seu valor subisse exponencialmente.
O catalisador torna-se, assim, uma peça fundamental num automóvel e um alvo acessível e muitíssimo lucrativo.




Quais os carros mais procurados para o furto de catalisadores?

Segundo a PSP, este tipo de crimes tem ocorrido em todo o país, mas com particular incidência na Área Metropolitana de Lisboa. Quanto aos veículos mais procurados para este tipo de crime, a polícia adiantou, também, que os automóveis a gasolina dos anos 90 ou dos primeiros anos de 2000 são, habitualmente, os alvos preferidos por quem se dedica a esta atividade criminosa, sendo importante proteger este tipo de carros.

Estou perante o roubo de um catalisador? Atenção aos sinais!

Existem alguns sinais que podem ajudar a identificar se estará a presenciar um furto de catalisadores:

  • Se reparar numa viatura levantada num local de estacionamento, seja através do uso de um macaco ou de outro dispositivo.
  • Se ouvir o som de uma máquina de perfuração ou corte.
  • Se reparar numa pessoa deitada debaixo de um veículo estacionado.

Dicas para evitar o roubo do catalisador do seu automóvel

Não existe nenhuma fórmula mágica para evitar que este infortúnio lhe aconteça. No entanto, damos-lhe algumas dicas e cuidados para que possa ter em atenção e proteger o seu carro.
  • Sempre que possível, adote uma postura mais vigilante e tente anotar os dados de veículos suspeitos e estranhos na zona.
  • Caso tenha garagem, evite deixar o automóvel na rua. Esta é sempre uma boa solução para tentar impedir qualquer tipo de furto à sua viatura.
  • Na via pública, ao escolher o lugar de estacionamento, evite locais pouco iluminados e isolados. Opte sempre por locais com boa iluminação.
  • Não estacione com duas rodas sobre o passeio pois, desta forma, estará a facilitar o acesso à parte debaixo da sua viatura.
  • Marque o catalisador com o número VIN - Número de Identificação do Veículo. Esta marca dificulta a venda do mesmo no mercado negro.
  • Pinte o catalisador com uma tinta que o diferencie de uma peça original. A tinta tem, logicamente, de resistir a altas temperaturas.
  • Ao ir à oficina, pode pedir para colocar uma placa protetora de fundo, debaixo do seu veículo.
  • Tenha sempre consigo os números de telefone da força Policial da área da sua residência.

Caso se depare com uma situação de roubo de catalisadores ou de peças de veículos, deverá contactar as autoridades o mais rápido possível, devendo, até à chegada destas, recolher o máximo de informação.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Tem matrícula estrangeira? Saiba como pagar as ex-SCUTS

Ver artigo

O que devo fazer em caso de acidente? Saiba como proceder

Ver artigo

Como circular nas rotundas: todas as regras que precisa saber

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!