Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
carro-vandalizado-cuidados
Informações Auto

Dicas para evitar que seu carro seja vandalizado na época festiva

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
11 dezembro 2023 | 3 min de leitura

As festividades do mês de dezembro trazem-nos uma atmosfera de alegria, confraternização e momentos especiais. No entanto, nesse período de celebração, somos também confrontados com desafios inesperados, sendo um dos mais preocupantes o aumento do vandalismo aos automóveis.

Fique a conhecer estratégias e dicas essenciais para evitar que o seu carro seja vandalizado durante esta época do ano.

Compreenda os riscos desta época

Durante as festividades de dezembro, enquanto nos envolvemos na magia das luzes cintilantes e na alegria partilhada, é crucial também estarmos cientes dos riscos que esta época pode acarretar para os nossos veículos. O aumento da atividade nas ruas, shoppings e eventos, muitas vezes, trazem consigo uma triste estatística: um crescimento notável nos casos de roubo ou vandalismo dos carros.

Atração de multidões e riscos associados

  • Com o comércio aquecido e eventos festivos, as áreas urbanas tornam-se pontos de convergência para multidões, criando um cenário propício para comportamentos indesejados.
  • A concentração de pessoas aumenta a probabilidade de incidentes, desde pequenos atos de vandalismo até ações mais prejudiciais.

Riscos específicos durante a noite

  • As celebrações noturnas podem ser particularmente arriscadas, com a escuridão proporcionando cobertura aos potenciais infratores.
  • Estacionamentos mal iluminados e áreas pouco frequentadas tornam-se ambientes propícios para atividades ilícitas.

Impacto da circulação intensa de veículos

  • O aumento do tráfego, muitas vezes associado às compras de última hora e eventos sociais, contribui para a probabilidade de incidentes.
  • A movimentação intensa pode resultar em colisões acidentais, proporcionando oportunidades para ações destrutivas.

O que é vandalismo automóvel?

Os atos de vandalismo podem ser variados, desde simples arranhões e amassados até danos mais graves, como a quebra de vidros, destruição do interior do carro ou, até, furto. Além do prejuízo material, o vandalismo também pode causar transtornos e insegurança aos proprietários dos veículos.

O artigo 213º do Código Penal, relativo a dano qualificado, dá-nos algumas luzes sobre vandalismo e quais as suas punições: 

"Quem destruir, no todo ou em parte, danificar, desfigurar ou tornar não utilizável: a) Coisa alheia de valor elevado; b) Monumento público; c) Coisa destinada ao uso e utilidade públicos; d) Coisa pertencente ao património cultural e legalmente classificada ou em vias de classificação; ou e) Coisa alheia afecta ao culto religioso ou à veneração da memória dos mortos e que se encontre em lugar destinado ao culto ou em cemitério; é punido com pena de prisão até 5 anos ou com pena de multa até 600 dias. Quem destruir, no todo ou em parte, danificar, desfigurar ou tornar não utilizável coisa alheia: a) De valor consideravelmente elevado; b) Natural ou produzida pelo homem, oficialmente arrolada ou posta sob proteção oficial pela lei; c) Que possua importante valor científico, artístico ou histórico e se encontre em colecção ou exposição públicas ou acessíveis ao público; ou d) Que possua significado importante para o desenvolvimento tecnológico ou económico; é punido com pena de prisão de 2 a 8 anos.”

Outra preocupação acrescida é relativamente ao seguro: sabe se o seu seguro cobre atos de vandalismo? O seu seguro tem cobertura de QV (Quebra de Vidros)?

Para evitar que o seu carro seja vandalizado durante as festas de fim de ano, é importante tomar algumas precauções básicas.

carro-vandalizado-cuidados

Como evitar o roubo e vandalismo de carros: 6 dicas e estratégias

1. Escolha corretamente o local para estacionar

  • Opte por estacionamentos bem iluminados e movimentados, reduzindo, assim, as oportunidades para ações furtivas.
  • Evite áreas isoladas ou pouco frequentadas, especialmente durante a noite.
  • Se possível, estacione em garagens ou estacionamentos privados. Esses locais são geralmente mais seguros.

2. Não se distraia antes de entrar ou sair

  • Permaneça alerta ao seu redor ao entrar e sair do veículo, minimizando assim a hipótese de ser apanhado desprevenido.

3. Não deixe objetos de valor dentro do carro

  • Mantenha o interior do veículo visível, removendo objetos de valor (pertencentes ao carro) que possam atrair a atenção de potenciais vândalos.
  • Relativamente a outros objetos não pertencentes ao veículo, a dica é que não os deixe também visíveis. Tudo o que possa ser de algum valor, leve sempre consigo. Mesmo que seja para uma paragem curta.

4. Verifique a rua antes de entrar na garagem

  • Certifique-se de que não há comportamento suspeito ou indivíduos não familiares antes de entrar em garagens ou estacionamentos privados.

5. Utilize equipamentos de segurança modernos

  • Invista em alarmes automóveis eficazes que possam dissuadir potenciais infratores.
  • Considere a instalação de câmeras de segurança veicular para monitorizar atividades ao redor do seu carro.
  • Ainda, pondere a instalação de tecnologia de tracking no seu carro. Isso irá dificultar a ação dos vândalos e ajudará a recuperar o seu carro em caso de roubo.

6. Conscientização comunitária

  • Colabore com a comunidade local, partilhando informações sobre atividades suspeitas às autoridades.
  • Considere a criação de grupos de vigilância comunitária para fortalecer a segurança geral.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Sempre quis um Tesla? A Tesla baixou os preços dos carros em Portugal

Ver artigo

Conduzir sem carta de condução: conheça os riscos e consequências

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!