Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
praia-costa-vicentina-zambujeira-do-mar
Informações Auto

Descubra Portugal de carro: um roteiro pela costa vicentina

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
22 de jun 2023 | 6 min de leitura

Se procura fazer uma viagem de carro por Portugal com paisagens e praias de tirar o fôlego, a Costa Vicentina é o lugar perfeito para explorar ao volante.

Então, junte-se a nós enquanto traçamos o caminho para uma viagem de carro pela Costa Vicentina. Prepare-se para descobrir praias paradisíacas, absorver a atmosfera autêntica das vilas costeiras e desfrutar de uma beleza natural sem igual.

O que é e onde é a Costa Vicentina?

Localizada na região sudoeste de Portugal, a Costa Vicentina é uma área de beleza e natureza deslumbrante, que se estende ao longo da costa do Alentejo e do Algarve.

As suas características como falésias imponentes, enseadas isoladas e vastos kms de areia, criam uma paisagem incomparável e uma atmosfera de serenidade. Se deseja explorar paisagens costeiras, este é sem dúvida uma viagem a considerar.

Adicionalmente, esta região abriga pequenas vilas e cidades encantadoras, onde a cultura e as tradições locais estão enraizadas.

Verão, Outono, Inverno ou Primavera. Quando visitar esta região?

A Costa Vicentina possui um clima ameno ao longo do ano, o que significa que é possível visitá-la em diferentes épocas. No entanto, existem períodos específicos que podem ser mais adequados, dependendo das preferências individuais e das atividades que desejem realizar.
  • Primavera (março a maio): As temperaturas são suaves, variando entre 15°C e 20°C, e as multidões são menores em comparação com a alta temporada de verão.
  • Verão (junho a agosto): Considerada época alta, a temperatura está quente e ensolarada, variando entre 25°C e 30°C. 
  • Outono (setembro a novembro): As temperaturas ainda são agradáveis, oscilando entre 15°C e 25°C, e a região começa a ficar mais tranquila depois do período de férias de verão. 
  • Inverno (dezembro a fevereiro): O inverno na Costa Vicentina é suave, com as temperaturas a variar entre 10°C e 15°C. Embora o clima possa ser mais instável e chuvoso nestes meses, ainda há dias ensolarados que permitem explorar a região.




Quantos dias devo dedicar a esta viagem?

A quantidade de dias ideais para explorar a Costa Vicentina pode variar dependendo do ritmo de viagem de cada um e das atividades que desejem realizar. No entanto, recomendamos dedicar, pelo menos, 3 dias para aproveitar ao máximo a região e tudo o que ela tem para oferecer.

Estes pontos não podem faltar no seu roteiro pela Costa Vicentina

A Costa Vicentina é repleta de lugares encantadores para visitar, cada um com sua própria beleza e charme. Aqui estão algumas das principais atrações que não pode deixar de explorar na passagem por esta região:
  • Praias de tirar o fôlego: A Costa Vicentina é famosa pelas suas praias. Não pode deixar de visitar a Praia da Arrifana, com suas impressionantes falésias, a Praia da Bordeira, uma praia extensa de areia dourada que oferece um cenário espetacular ou, se gosta de surf, a Praia do Amado. 
  • Vilas Costeiras: Explore as charmosas vilas ao longo da costa, onde poderá vivenciar a autenticidade da região. Não deixe de visitar Odeceixe, com sua bela praia e arquitetura tradicional ou Aljezur, uma cidade histórica com um castelo medieval e ruas pitorescas.
  • Cabo de São Vicente: Situado em Sagres, o Cabo de São Vicente é um local emblemático e é conhecido por ser o ponto mais sudoeste da Europa continental. Aqui, poderá apreciar vistas panorâmicas do oceano e das falésias, visitar o Farol do Cabo de São Vicente e aprender sobre a rica história marítima da região.
  • Rota Vicentina: Aproveite os caminhos da Rota Vicentina, que abrangem a costa e o interior da região. Caminhe ao longo das falésias, descubra paisagens naturais impressionantes e tenha a oportunidade de observar a fauna e flora únicas da região. O caminho mais famoso é a Rota dos Pescadores, que segue a linha costeira e oferece vistas panorâmicas inesquecíveis.
  • Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina: Explore o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma área protegida que abrange grande parte da região. Aqui, encontrará uma paisagem diversificada, que inclui dunas de areia, falésias escarpadas, formações rochosas impressionantes e uma rica variedade de fauna e flora.
  • Gastronomia Local: Não deixe de incluir no seu roteiro pela Costa Vicentina a deliciosa gastronomia local. Experimente pratos tradicionais de frutos do mar frescos, como percebes, sardinhas e cataplanas de marisco. Acompanhe as suas refeições com vinhos regionais e termine com doces típicos.


Mini roteiro de 3 dias pela Costa Vicentina: o que visitar

Dia 1: Descobrindo a Beleza de Odeceixe, Aljezur e Arrifana

  • De manhã, chegue a Odeceixe, uma pitoresca vila costeira localizada na Costa Vicentina, e explore as deslumbrantes praias conhecidas pela sua beleza natural e ambiente tranquilo.
  • Aventure-se numa caminhada ao longo do trilho da Rota Vicentina, que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico e a costa.
  • À tarde, parta em direção a Aljezur, uma encantadora vila histórica, e visite o Castelo, uma fortaleza mourisca com uma vista panorâmica da região.
  • Explore o centro histórico de Aljezur, com as suas ruas estreitas, casas brancas e lojas tradicionais.
  • Desfrute de um almoço com pratos típicos da região, como o peixe fresco ou o marisco.
  • Ao final da tarde, dirija-se a Arrifana, uma praia de cortar a respiração conhecida pelas suas falésias imponentes. Aproveite para relaxar na praia, dar um mergulho no mar ou fazer uma caminhada ao longo das falésias.
  • Jante num dos restaurantes locais e delicie-se com os sabores autênticos da cozinha algarvia.

Dia 2: Explorando Bordeira, Carrapateira e Sagres: Natureza e História
  • Opte por partir cedo, em direção à Praia da Bordeira, uma das praias mais bonitas da região. Explore a praia, caminhe ao longo das dunas e desfrute da tranquilidade do ambiente natural.
  • De seguida, siga para Carrapateira, uma vila pitoresca conhecida pelas ondas perfeitas para os amantes de surf. Aproveite para almoçar num dos restaurantes locais e, se tiver interesse, visite o Museu do Mar e da Terra.
  • Continue a viagem em direção a Sagres, onde poderá explorar o Cabo de São Vicente, desfrutar das vistas do oceano e visitar o Farol do Cabo de São Vicente e visitar o Forte de Sagres, uma antiga fortaleza que oferece vistas panorâmicas do mar e da costa.
  • À noite, jante num dos restaurantes em Sagres, saboreando os pratos tradicionais da região, e aproveite a atmosfera descontraída da vila.



Dia 3: Vila do Bispo, Praia do Amado e o Adeus a Odeceixe: Uma Jornada Completa
  • Siga de manhã para Vila do Bispo, uma encantadora vila tradicional, explore o seu centro histórico e não deixe de visitar a Igreja Matriz de Vila do Bispo, uma igreja do século XVI com elementos arquitetónicos únicos.
  • Aproveite também para visitar o Museu do Mar e descubra a rica história marítima da região.
  • Da parte da tarde, dirija-se à Praia do Amado, um paraíso para os surfistas. Se tiver interesse, pode até mesmo fazer uma aula de surf. Pode aproveitar e fazer um piquenique na praia, enquanto relaxa ao sol.
  • Ao cair da tarde, regresse a Odeceixe para concluir a sua viagem pela Costa Vicentina.
  • Desfrute de uma última caminhada pela praia de Odeceixe e aproveite o pôr-do-sol sobre o oceano.
  • Jante num restaurante local, saboreando os deliciosos pratos de peixe fresco e marisco.

Dicas para viajar de carro em segurança

Planear um roteiro para viajar de carro é, sem dúvida, bastante divertido. E pode ser ainda mais tranquilo se preparar o seu carro antes de ir de férias e estiver precavido contra imprevistos. Para isso, damos-lhe algumas dicas rápidas que pode seguir:
  • Verifique a condição do seu carro, isto engloba pneus, óleo, nível do líquido refrigeração e os travões.
  • Tenha um kit de emergência com itens como um triângulo de sinalização, um macaco, uma chave de rodas, um extintor de incêndio, cabos de ligação e um kit de primeiros socorros
  • Confira o estado das escovas do seu para-brisas e substitua, se necessário
  • Tenha atenção a possíveis quebras ou fissuras no seu vidro para-brisas
  • Contrate um seguro de viagem
  • Esteja ciente dos serviços e contactos de assistência em viagem na região

Prepare o seu carro para as férias com a Carglass®

A Carglass® é a sua parceira ideal para preparar o seu carro para as férias e garantir que possa aproveitar a sua viagem sem preocupações! Oferecemos soluções confiáveis e eficientes para manter a segurança e a visibilidade do seu veículo. Se durante a preparação do seu carro identificar qualquer dano no seu para-brisa, os nossos especialistas estão prontos para realizar o reparo, evitando que pequenos danos se tornem problemas maiores. Adicionalmente, a troca de escovas de para-brisa desgastadas garante uma visibilidade mais clara, mesmo em condições climáticas adversas. Faça a sua marcação online e desfrute das suas férias com segurança e tranquilidade.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Distância de travagem: o que é e como calcular

Ver artigo

Férias com o seu melhor amigo: dicas para viajar com animais de estimação

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!