Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
preparar o carro antes de ir de férias - blog carglass
Manutenção do Carro

Prepare o seu carro antes de ir de férias

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
23 jul 2019 | 3 min de leitura

Vai de férias? Não fique pelo caminho. Descubra os nossos conselhos para preparar o seu carro antes de ir de férias e viajar com toda a tranquilidade.

O seu carro está pronto para o verão? A pergunta pode parecer "estranha”, mas acredite que vai fazer sentido durante a leitura deste artigo. Descubra os nossos conselhos para preparar o seu carro antes de ir de férias. Conheça a lista de verificação que vai permitir que passe esta estação com toda a tranquilidade enquanto conduz pelas estradas.

Opte por pneus de verão 

Um carro preparado para a estação de verão deve primeiro ser equipado com pneus adequados para a época. Por outras palavras, opte por conduzir com pneus de verão. Os pneus de verão permitem uma melhor condução e aderência à estrada quando esta está mais quente. Estes reduzem a distância de travagem e permitem que conduza facilmente com tempo mais chuvoso. No fundo, ajudam o condutor a manter o caminho certo. 
Por sua vez, os pneus de verãdiferenciam-se pela baixa resistência ao rolamento, protegendo-os do desgaste, facto que ajuda também na poupança de combustível. Os pneus de verão são assim, o ideal para fazer viagens mais tranquilas nesta altura do ano. 

Faça o seu carro brilhar 

Nunca reparou que no verão, a poeira, pólen e os insetos invadem o seu veículo? Por isso, cuide melhor do seu revestimento. A nossa dica é que remova toda a sujidade o mais rápido possível para que não afete o resto do carro.
Um limpa-insetos, por exemplo, pode fazer milagres. E quando estiver a limpar o pólen ou a poeira faça-o com máximo cuidado. Se limpar demais, pode arranhar o seu carro. O nosso conselho é que utilize água e uma esponja macia.

Conduza sempre com o pára-brisas limpo

A sua viagem de férias vai ser longa? Então tem mesmo de encarar a sua viagem com um pára-brisas a brilhar. Confira o estado das escovas limpa pára-brisas e lembre-se de encher o tanque com líquido limpa-vidros antes de ir de viagem. Escolha um produto adequado para o verão. 
E já agora, sabe onde é que deve encher? Ao abrir o capô do seu carro, encontra um tanque com um ícone de um pára-brisas e água. E se vai mesmo realizar longas distâncias, leve sempre uma reserva de limpa-vidros.

Realize uma manutençãao seu sistema de ar condicionado

Temperaturas altas no exterior? Fantástico para as suas férias! Já para o interior do seu veiculo…mas não importa: viva o ar condicionado! Por falar em ar condicionado, sabia que um carro perde cerca de 10% da sua capacidade de refrigeração todos os anos? Quando isso acontece, é porque o sistema de arrefecimento nãé o suficientemente lubrificado. O nosso conselho é que anualmente faça a manutenção do seu sistema de ar condicionado e uma desinfeção do habitáculo e das condutas de ar. As principais vantagens são: "prolonga” a vida do ar condicionado, ajuda a economiza combustível e reduz o risco de problemas de funcionamento

Verifique o nível de óleo do seu veículo 

Sabia que viagens de longas distâncias significam maior consumo de óleo? É verdade, se for realizar uma viagem de longa distância, verifique o nível de óleo do seu veículo. Se tiver que encher o tanque, não hesite. O óleo do motor tem várias funções. Lubrifica as partes móveis, mas também actua como um agente de arrefecimento e limpeza. Lembre-se sempre de verificar o nível de óleo quando o motor estiver frio. Contudo, se já estiver em viagem, deixe o motor arrefecer cerca de 10 minutos e depois verifique. 

Confirme a pressãdos pneus

Verificar a pressão dos pneus não deve de ser um hábito só quando vai de férias, deve de o fazer regularmente. Contudo, os pneus são mais propensos a rebentar sob a influência do calor do verão. Por isso, tem noção do que lhe pode acontecer? Redobre a sua atenção com os seus pneus para evitar situações mais graves. 

Fique de olho no líquido de refrigeração do seu motor

O líquido de refrigeração mantém o motor na temperatura correta. Quando no verão as temperaturas ultrapassam os 30ºC, podem ser um verdadeiro desafio para o seu motor. Além disso, os "engarrafamentos em destinos de praias” sobrecarregam o sistema de refrigeração porque, a baixas velocidades, às vezes não há vento suficiente para arrefecer o motor.

Com efeito, e depois desta lista de verificação, o que nos diz de preparar o seu carro para o verão? 
Em qualquer substituição de vidro automóvel realizada pela Carglass® oferta de uma revisão exclusiva na Norauto, que inclui mudança de óleo e filtro de óleo.  

Confira aqui mais dicas para uma viagem mais segura.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Como saber se tenho cobertura de quebra isolada de vidros?

Ver artigo

Amortecedores: o que são e para que servem?

Ver artigo

O seu limpa para-brisas deixou de funcionar? Saiba o que fazer!

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!