Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
preparar o carro antes de ir de férias - blog carglass
Manutenção do Carro

Prepare o seu carro antes de ir de férias

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
23 jul 2019 | 3 min de leitura

Vai de férias? Não fique pelo caminho. Descubra os nossos conselhos para preparar o seu carro antes de ir de férias e viajar com toda a tranquilidade.

O seu carro está pronto para o verão? A pergunta pode parecer "estranha”, mas acredite que vai fazer sentido durante a leitura deste artigo. Descubra os nossos conselhos para preparar o seu carro antes de ir de férias. Conheça a lista de verificação que vai permitir que passe esta estação com toda a tranquilidade enquanto conduz pelas estradas.

Opte por pneus de verão 

Um carro preparado para a estação de verão deve primeiro ser equipado com pneus adequados para a época. Por outras palavras, opte por conduzir com pneus de verão. Os pneus de verão permitem uma melhor condução e aderência à estrada quando esta está mais quente. Estes reduzem a distância de travagem e permitem que conduza facilmente com tempo mais chuvoso. No fundo, ajudam o condutor a manter o caminho certo. 
Por sua vez, os pneus de verãdiferenciam-se pela baixa resistência ao rolamento, protegendo-os do desgaste, facto que ajuda também na poupança de combustível. Os pneus de verão são assim, o ideal para fazer viagens mais tranquilas nesta altura do ano. 

Faça o seu carro brilhar 

Nunca reparou que no verão, a poeira, pólen e os insetos invadem o seu veículo? Por isso, cuide melhor do seu revestimento. A nossa dica é que remova toda a sujidade o mais rápido possível para que não afete o resto do carro.
Um limpa-insetos, por exemplo, pode fazer milagres. E quando estiver a limpar o pólen ou a poeira faça-o com máximo cuidado. Se limpar demais, pode arranhar o seu carro. O nosso conselho é que utilize água e uma esponja macia.

Conduza sempre com o pára-brisas limpo

A sua viagem de férias vai ser longa? Então tem mesmo de encarar a sua viagem com um pára-brisas a brilhar. Confira o estado das escovas limpa pára-brisas e lembre-se de encher o tanque com líquido limpa-vidros antes de ir de viagem. Escolha um produto adequado para o verão. 
E já agora, sabe onde é que deve encher? Ao abrir o capô do seu carro, encontra um tanque com um ícone de um pára-brisas e água. E se vai mesmo realizar longas distâncias, leve sempre uma reserva de limpa-vidros.

Realize uma manutençãao seu sistema de ar condicionado

Temperaturas altas no exterior? Fantástico para as suas férias! Já para o interior do seu veiculo…mas não importa: viva o ar condicionado! Por falar em ar condicionado, sabia que um carro perde cerca de 10% da sua capacidade de refrigeração todos os anos? Quando isso acontece, é porque o sistema de arrefecimento nãé o suficientemente lubrificado. O nosso conselho é que anualmente faça a manutenção do seu sistema de ar condicionado e uma desinfeção do habitáculo e das condutas de ar. As principais vantagens são: "prolonga” a vida do ar condicionado, ajuda a economiza combustível e reduz o risco de problemas de funcionamento

Verifique o nível de óleo do seu veículo 

Sabia que viagens de longas distâncias significam maior consumo de óleo? É verdade, se for realizar uma viagem de longa distância, verifique o nível de óleo do seu veículo. Se tiver que encher o tanque, não hesite. O óleo do motor tem várias funções. Lubrifica as partes móveis, mas também actua como um agente de arrefecimento e limpeza. Lembre-se sempre de verificar o nível de óleo quando o motor estiver frio. Contudo, se já estiver em viagem, deixe o motor arrefecer cerca de 10 minutos e depois verifique. 

Confirme a pressãdos pneus

Verificar a pressão dos pneus não deve de ser um hábito só quando vai de férias, deve de o fazer regularmente. Contudo, os pneus são mais propensos a rebentar sob a influência do calor do verão. Por isso, tem noção do que lhe pode acontecer? Redobre a sua atenção com os seus pneus para evitar situações mais graves. 

Fique de olho no líquido de refrigeração do seu motor

O líquido de refrigeração mantém o motor na temperatura correta. Quando no verão as temperaturas ultrapassam os 30ºC, podem ser um verdadeiro desafio para o seu motor. Além disso, os "engarrafamentos em destinos de praias” sobrecarregam o sistema de refrigeração porque, a baixas velocidades, às vezes não há vento suficiente para arrefecer o motor.

Com efeito, e depois desta lista de verificação, o que nos diz de preparar o seu carro para o verão? 
Em qualquer substituição de vidro automóvel realizada pela Carglass® oferta de uma revisão exclusiva na Norauto, que inclui mudança de óleo e filtro de óleo.  

Confira aqui mais dicas para uma viagem mais segura.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

8 dicas para ajudar a reduzir o calor dentro do carro

Ver artigo

Sabe o que é o sistema ADAS? Conheça todos os seus recursos e principais vantagens

Ver artigo

Amortecedores: o que são e para que servem?

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!