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Radares de velocidade média: como funcionam e onde estão instalados

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01 abr 2025 | 7 min de leitura

Os radares de velocidade permitem controlar a velocidade dos veículos num determinado trajeto. Conheça os novos radares em funcionamento durante o ano de 2025.

Foram 50 os radares de velocidade em Portugal que foram progressivamente ativados ao longo do primeiro trimestre de 2023. Destes 50 novos radares, 30 foram instalados para controlo de velocidade instantânea, enquanto os outros 20 se destinam à monitorização da velocidade média – cerca de 80% fora das autoestradas.

De acordo com a ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), todos os locais vigiados por radares estão devidamente sinalizados, uma vez que o objetivo principal é a dissuasão do não cumprimento dos respetivos limites de velocidade.

Como funcionam os radares de velocidade nas estradas?

Um radar de velocidade é um dispositivo utilizado para monitorizar e controlar a velocidade dos veículos nas estradas e ruas. Eles são utilizados para promover a segurança do trânsito, prevenir acidentes e multar condutores que dirigem acima do limite de velocidade permitido.

Os novos 50 radares, a juntar à rede SINCRO (Sistema Nacional de Controlo de Velocidade) existente desde 2016, vão permitir "a fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada”

A rede SINCRO é composta atualmente por 62 locais de controlo de velocidade instantânea instalados em várias estradas da rede rodoviária nacional equipados com 58 radares.

Tipos de radares de velocidade

Um radar de velocidade, no final das contas, tem sempre o mesmo objetivo: controlar a velocidade dos veículos. No entanto, existem diferentes tipos de radares que funcionam de formas diferentes. Fique a saber quais são e como funcionam:

  • Radares de velocidade média: medem a velocidade média de um veículo durante uma viagem, em vez de medir a velocidade num único ponto. Estes funcionam ao medir a velocidade do veículo em dois ou mais pontos ao longo da estrada e, em seguida, calculam a velocidade média do veículo durante a viagem. Este tipo de radar de velocidade é utilizado para detectar veículos que dirigem acima do limite de velocidade durante uma viagem prolongada, em vez de em um único ponto.

  • Radares de velocidade fixos: são instalados permanentemente em locais estratégicos, como nas estradas e ruas com altos índices de velocidade. Funcionam através da emissão de ondas eletromagnéticas que permitem calcular a velocidade a que os veículos circulam. Cada radar de velocidade é programado para o limite de velocidade da estrada em que se encontra, seja dentro das localidades, programado para os 50 km/h, seja numa autoestrada, regulado para os 120 km/h. São fáceis de detectar, pois são visíveis e frequentemente sinalizados com sinais ou placas.

  • Radares de velocidade móveis: são radares que podem ser transportados de um lugar para outro e, por isso, podem estar em diferentes locais. Estes são utilizados para monitorizar diferentes áreas e garantir que os condutores não excedem o limite de velocidade. São geralmente colocados em locais onde há muito tráfego ou em áreas com altos índices de acidentes. Estes radares podem, por vezes, passar despercebidos aos condutores, por não estarem evidenciados.

Novidade: novos radares de velocidade média nas estradas portuguesas e novo sinal de trânsito

Se conduz nas estradas portuguesas, é importante estar ciente de que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) já instalou mais de uma dezena de radares de velocidade média nas estradas portuguesas. Com estes radares, foi também introduzido um novo sinal de trânsito: o H42.

De acordo com a ANSR, a localização destes equipamentos não é fixa, podendo ser deslocados entre 20 locais predefinidos. Atualmente, sabe-se que os 14 dispositivos experimentais estão localizados em Beja (IC1), Coimbra (A1 e EN109), Évora (A6 e IP2), Lisboa (EN10, EN6-7 e IC19), Porto (A3), Santarém (A1) e Setúbal (EN10, EN378, EN4 e IC1). "Oportunamente, a ANSR divulgará os novos locais onde serão instalados radares, nomeadamente através de um site, onde poderá ser consultada a localização” de todos estes mecanismos de controlo e alerta.

Mas não se iluda: estes locais não foram escolhidos ao acaso. De acordo com a ANSR, são troços onde o nível de sinistralidade é considerado elevado e a principal causa é o excesso de velocidade.



A que velocidade disparam os radares

A velocidade a que disparam os radares depende, essencialmente, do local onde circula. Mas sejam os radares fixos, móveis ou de velocidade média, todos eles têm em comum uma margem de erro, mais conhecida como a tolerância do radar ou a "Regra dos 7”.

Qual a tolerância dos radares de velocidade em portugal: entender a "Regra dos 7”

A "Regra dos 7" é conhecida por ser uma margem de erro aceitável para os radares de velocidade. De acordo com esta regra, os radares podem ter uma margem de erro de até 7 por cento ou de 7kms/hora, dependendo da velocidade a que o condutor vai - se esta é inferior ou superior a 100km/h.

Nos casos de radares móveis, onde a velocidade permitida é inferior a 100km/h, os radares delimitam uma margem de erro de sete (7) quilómetros por hora. Ou seja, numa estrada onde não é permitido andar a velocidades superiores a 50km/h, este irá disparar como infração aos 58km/h.

Se os condutores chegarem aos 100km/h, neste caso aplica-se uma margem de erro 7%. Assim, os condutores que conduzam numa velocidade superior a 117,7Km/h já sabem que estão para lá do limite permitido.

Qual o impacto dos radares de velocidade?

De acordo com a ANSR, durante os seus 6 anos de funcionamento, os dados relativos aos locais onde foram instalados radares "comprovam inequivocamente o papel e o efeito dos mesmos enquanto instrumentos fundamentais para combater a sinistralidade rodoviária” uma vez que "todos os indicadores baixaram”.

Veja os dados revelados pela ANSR de comparação de após a instalação dos radares, comparativamente ao mesmo período anterior à data de funcionamento dos mesmos, os seguintes dados:

  • Menos 35% vítimas mortais
  • Menos 74% de acidentes com vítimas
  • Menos 43% feridos graves
  • Menos 36% feridos ligeiros.

APP Radares de Portugal

Como não poderia deixar de ser, nesta era digital, existe a possibilidade de verificar a existência de radares através de uma APP. Chama-se "Radares de Portugal” e é uma APP portuguesa, cujo objetivo é fornecer toda a informação acerca dos radares existentes nas estradas nacionais.

Esta app tem várias funcionalidade interessantes, como um mapa de radares em tempo real, fixos (pré-carregados) e móveis e modo de navegação com avisos visuais e sonoros, Tem, ainda, a possibilidade de partilhar radares localmente ou à distância e confirmar um radar após passagem pelo local, entre outras funcionalidades.

Se tiver um telemóvel Android, pode instalar a app gratuitamente ou consultar os radares na versão web, que lhe disponibiliza acesso à informação em tempo real, a partilha de radares via mensagem e ainda a visualização do mapa de radares. Caso tenha um telemóvel com sistema iOS, apenas pode aceder à versão Web (está previsto o desenvolvimento da app para este sistema operativo brevemente).

Onde estão os radares?

Os 50 novos radares foram distribuídos por locais onde o excesso de velocidade revelou ser uma das principais causas para a sinistralidade. 

  • 30 vão ser instalados em Locais de Controlo Velocidade Instantânea (LCVI)
  • 20 vão ser instalados em Locais de Controlo Velocidade Média (LCVM)
  • Prevê-se que 40 radares sejam instalados fora das autoestradas
  • 20 irão permitir detetar a velocidade instantânea
  • 10 irão permitir calcular a velocidade média num determinado trajeto.

Todos os meses, a Polícia de Segurança Pública (PSP) divulga alguns dos locais onde estão previstas operações de controlo de velocidade.

As autoridades vão estar em mais de 100 locais por todo o continente, Madeira e Açores. Na lista abaixo pode consultar, por distrito, os locais onde vão estar os radares e em que datas. Mas atenção: estas são apenas algumas das operações previstas. Ao longo do mês, poderá haver controlo de velocidade noutras zonas sem que haja um aviso prévio por parte da PSP.

Listagem de radares de velocidade por distrito no mês de abril 2025:

AVEIRO
08/abril/25 09h30– Rua Dr. Eduardo Vaz – SM da Feira
22/abril/25 09h30 – Rua Cimo de Vila – Ovar
29/abril/25 09h30 – Avenida 32 – Espinho
30/abril/25 09h30 – Av. Dr. Renato Araújo – SJ MADEIRA
01/abril/25 09h00 – Avenida Universidade- Aveiro
07/abril/25 08h00 – Avenida Europa – Aveiro
10/abril/25 14h00 – Avenida Europa – Aveiro
11/abril/25 08h00 – Avenida Europa – Aveiro

BEJA
08/abril/25 9h00– Rua Manuel Joaquim Delgado
10/abril/25 9h00– Rua Manuel Joaquim Delgado
15/abril/25 9h00– Rua Manuel Joaquim Delgado
23/abril/25 9h00– Rua Manuel Joaquim Delgadoso


BRAGANÇA
03/abril/25 14h00– N15 – Mirandela
04/abril/25 08h00– Circular Interior de Bragança
17/abril/25 08h00– Rua Olímpio Guedes de Andrade
29/abril/25 08h00– Quinta S. Lourenço

BRAGA
08/abril/25 09h00– Avenida António Macedo – Braga
09/abril/25 21h00– Circular de Barcelos
11/abril/25 09h00 – Avenida João Paulo II – Braga
14/abril/25 15h00– Avenida Miguel Torga – Braga
14/abril/25 08h30– Circular Urbana de Guimarães
15/abril/25 14h00– E.N14 – Vila Nova de Famalicão
15/abril/25 16h00– Avenida António Macedo – Braga
16/abril/25 08h30– E.N14 – Vila Nova de Famalicão
17/abril/25 14h30– Circular Urbana de Guimarães
22/abril/25 21h00 – Circular de Barcelos
28/abril/25 15h00– Avenida João Paulo II – Braga

CASTELO BRANCO
02/abril/25 08h00– Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
14/abril/25 17h00– Avenida Cidade de Zhuhai – Castelo Branco
21/abril/25 16h00– Avenida Infante D. Henrique – Covilhã
29/abril/25 17h00– Rua Adelino Semedo Barata – Castelo Branco

COIMBRA
01/abril/25 09h30– IC3 Banhos Secos – Coimbra
02/abril/25 09h00– Avª. Mário Soares – Figueira da Foz
05/abril/25 08h30– Via Augusto Vaz Serra – Coimbra
11/abril/25 09h00– Avª. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
16/abril/25 09h30– En 341 Casas Novas – Coimbra
23/abril/25 14h00– Avª. Mário Soares – Figueira da Foz
24/abril/25 16h00– Ponte Rainha Santa Isabel – Coimbra
29/abril/25 09h30– Avª. Guarda Inglesa – Coimbra
29/abril/25 16h00– Avª. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz

ÉVORA
03/abril/25 14h30– Avª Dom Manuel Trindade Salgueiro, Évora
07/abril/25 10h00– IP2, ao Gil, Estremoz
10/abril/25 10h00– CM 1094 Estrada do Bairro de Almeirim, Évora
16/abril/25 14h00– ER 114 A, Estrada de Arraiolos, Évora
24/abril/25 10h00– EN254, Bairro da Comenda, Évora
30/abril/25 15h00– Av. Rainha Santa Isabel, Estremoz. EN18, ao Gil, Estremoz


GUARDA
09/abril/25 09h00– Via Cintura Externa da Guarda- Guarda
10/abril/25 09h00– Avenida Serra da Estrela – Gouveia
15/abril/25 09h00– Via Cintura Externa da Guarda- Guarda
16/abril/25 09h00– Via Cintura Externa da Guarda- Guarda

LEIRIA
07/abril/25 09h00– VCI – Alcobaça
08/abril/25 09h00– Avenida Nogent Sur marne – Nazaré
11/abril/25 09h00– Av.ª Comunidade Europeia
15/abril/25 14h00– Rua Figueira da Foz/ Rua Albergaria dos Doze- Pombal
29/abril/25 14h00– Estrada da Nazaré, Marinha Grande

LISBOA
01/abril/25 14h00– IC.2 – Santa Iria de Azóia
02/abril/25 08h30– Avenida da Républica – Oeiras
02/abril/25 13h30– Estrada de Leião – Porto Salvo, sentido Norte /Sul – Oeiras
03/abril/25 08h00– Acesso ao Terminal 2 do AhD – Aeroporto Humberto Delgado
05/abril/25 14h00– Avenida Infante D. henrique – Lisboa
10/abril/25 09h00– Avenida Poente – Torres Vedras
10/abril/25 14h00– Avenida Carlos Lopes – Torres Vedras
10/abril/25 20h00– EN 10 KM 126.3 em Alhandra – Vila Franca de Xira
12/abril/25 14h00– IP7 Eixo Viário N/S – Lisboa
15/abril/25 09h00– Avenida Conde Castro de Guimarães – Amadora
17/abril/25 14h00– A2 Ponte 25 de Abril – Almada
22/abril/25 09h00– Avª da Marginal – Cascais
24/abril/25 08h30– Estrada Nacional 250.1 – Baratã – Algueirão – Sintra
24/abril/25 13h30– Av. de Lisboa, Casal de Cambra – Sintra
29/abril/25 09h00– EN KM 137, Santa Iria de Azoia – Loures
29/abril/25 14h00– Rua Pedro Álvares Cabral – Pontinha – Odivelas

PORTALEGRE
04/abril/25 16h00– E.N. – 246 – Portalegre
07/abril/25 09h00– Avenida de Badajoz – Elvas
14/abril/25 09h00– Avenida de Badajoz – Elvas
19/abril/25 16h00– E.N. – 246 – Portalegre
28/abril/25 09h00– Avenida do Dia de Portugal – Elvas
28/abril/25 11h00– Avenida de Badajoz – Portalegre
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PORTO
01/abril/25 08h00– Alameda de Cartes (sentido N/S), Porto
03/abril/25 08h00– Via Ardegães, Maia
07/abril/25 16h00– Avenida Dr. Antunes Guimarães 325, Matosinhos
08/abril/25 13h00– EM 556 com rua Major de Diniz, Santo Tirso
10/abril/25 13h00– R. Gomes Amorim 1270 (A-Ver-o-Mar), Póvoa de Varzim
15/abril/25 08h00– EN 222 km 2 (Oeste/ Este), Vila Nova de Gaia
17/abril/25 08h00– Avenida da Boavista 4892, Porto
21/abril/25 16h00– Avenida Dr. Mário Soares, Gondomar
22/abril/25 13h00– Estrada da Circunvalação 14036, Matosinhos
24/abril/25 13h00– Avenida D. João II, 1665 Vila Nova de Gaia
28/abril/25 08h00– Rua D. Pedro IV, Valongo
30/abril/25 08h00– Av. D. João I, nº 629, Águas Santas, Maia

SANTARÉM
01/abril/25 08h00– Av. D. Manuel I – Abrantes
02/abril/25 08h00– Variante do Bom Amor – Torres Novas
07/abril/25 10h30– Circular urbana D. Luís I – Santarém
09/abril/25 08h30– Rua do Progresso – Cartaxo
10/abril/25 08h00– Rua Eng. Ferreira Mesquita – Entroncamento
11/abril/25 08h00– EN 110 – Carvalhos de Figueiredo – Tomar
15/abril/25 08h00– Rua Dr. Armando Henriques Reis Vieira – Ourém

SETÚBAL
01/abril/25 08h30– Estrada Nacional – 10 Km 42.3 – Setúbal
07/abril/25 08h30– Estrada Nacional – 11.1 Baixa da Banheira, Barreiro
08/abril/25 09h00– Avª Arsenal do Alfeite, sentido Corroios/Almada
23/abril/25 14h30– Circular Externa – Montijo – Barreiro
28/abril/25 10h00– Av. 1 de Dezembro – Seixal

VILA REAL
02/abril/25 08h30– Av. Bracara Augusta – Chaves
08/abril/25 08h00– Av. da Noruega – Vila Real
14/abril/24 08h00– Av. da Unesco – Vila Real
16/abril/25 14h00– Av. do Tâmega- Chaves
29/abril/25 14h00– Av. Santa Iria – Vila Real
30/abril/25 08h30– Av. Dr. Mário Soares – Chaves

VIANA DO CASTELO
07/abril/25 10h00– Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima
09/abril/25 20h00– Avenida do Meio – Areosa – Viana do Castelo
11/abril/25 20h30– Avenida 25 de abril – Viana do Castelo
27/abri/25 09h30– Avenida Paulo VI – Darque – Viana do Castelo

VISEU
03/abril/25 16h30– Av. Professor Reinaldo Cardoso- Viseu
08/abril/25 08h00– Av. Dom Egas Moniz, Lamego
08/abril/25 08h30– Av. Engenheiro Nobre da Costa – Viseu
28/abril/25 16h00– Av. Defensores do Douro, Lamego

MADEIRA
07/abril/25 08h00– VR1 Km 6.0 Oeste/ Este – Quinta Grande
08/abril/25 08h30– VE5 – Camacha
10/abril/25 14h00– VR1 Km 37.7 Piquinho, Machico
16/abril/25 08h30– VR1 Km 31.1 Santa Cruz
16/abril/25 09h00– Antiga E.R. 101 Água da Pena
17/abril/25 17h00– VE1 – Moinhos – Santana
28/abril/25 16h00– Rua Manuel dos Passos – Machico
29/abril/25 18h00– VR-1 Km 9.4 Este-Oeste – Câmara de Lobos
30/abril/25 10h00– Estrada Monumental entre o forúm e a rotunda do Enforcado

AÇORES
04/abril/25 09h00– Estrada Regional n.º 1 – freguesia das Bandeiras, concelho da Madalena – Ilha do Pico
05/abril/25 08h00– Rua 5 de Outubro, freguesia da Conceição, concelho da horta, Ilha do Faial
13/abril/25 09h00– Estrada Regional n.º 1 – freguesia das Bandeiras, concelho da Madalena – Ilha do Pico
29/abril/25 16h00– Estrada Regional n.º 1- freguesia de Castelo Branco, concelho da horta – Ilha do Faial
01/abril/25 07h45– Estrada Regional, Atalaia, Freguesia da Ribeirinha, Concelho de Angra do Heroísmo
02/abril/25 07h45– Estrada Regional, Grota do Vale, São Bento, Concelho de Angra do Heroísmo
07/abril/25 07h45– Estrada Regional, Atalaia, Freguesia da Ribeirinha, Concelho de Angra do Heroísmo
11/abril/25 07h45– Estrada Regional, Grota do Vale, São Bento, Concelho de Angra do Heroísmo
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