Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
Manutenção do Carro

Bateria do automóvel: antecipe o problema

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
28 fev 2020 | 2 min de leitura

Sabia que é possível diagnosticar a bateria do seu carro, verificar o seu bom funcionamento e antecipar possíveis avarias?

Contrariamente àquilo que se pensa, não são só os carros elétricos que dependem das baterias. Todos os veículos estão equipados com este componente que fornece energia elétrica a vários equipamentos. Entre eles, os faróis e o rádio. Ela carrega com o carro em andamento, mas o seu tempo de vida não é infinito. É essencial para garantir o bom funcionamento do carro que ela seja trocada, em média, de 4 em 4 anos. Com o crescimento das componentes eletrónicas nos automóveis, ela assume um papel cada vez mais central. Então, como é que pode precaver-se dos problemas, de modo a ir de férias tranquilo? 

Diagnóstico imediato

A bateria pode falhar quando menos espera. Como evitar esta situação? Uma verificação ocasional pode ser a solução. Essa análise leva alguns minutos e é baseada em ferramentas tecnológicas que permitem, entre outras coisas, controlar o estado de carga e calcular o números de cargas restantes. Caso seja necessário, o técnico pode trocar a bateria no local para que possa fazer-se à estrada sem preocupações.

Como funciona a bateria?

A bateria possui duas placas (negativa e positiva) imersa numa solução à base de água e ácido sulfúrico. Tudo isso causa uma reação química que cria tensão. A bateria fornece eletricidade assim que um circuito é criado entre o terminal positivo e negativo. Quando conectada a um dispositivo elétrico (rádio, faróis, isqueiro, etc) a bateria carrega. O alternador converte a energia gerado pelo motor em eletricidade, o que faz com que a bateria carregue com o automóvel em funcionamento.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Pneu suplente: tudo o que precisa de saber

Ver artigo

8 dicas para ajudar a reduzir o calor dentro do carro

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!