Bateria do automóvel: antecipe o problema
Sabia que é possível diagnosticar a bateria do seu carro, verificar o seu bom funcionamento e antecipar possíveis avarias?
A bateria pode falhar quando menos espera. Como evitar esta situação? Uma verificação ocasional pode ser a solução. Essa análise leva alguns minutos e é baseada em ferramentas tecnológicas que permitem, entre outras coisas, controlar o estado de carga e calcular o números de cargas restantes. Caso seja necessário, o técnico pode trocar a bateria no local para que possa fazer-se à estrada sem preocupações.
Como funciona a bateria?
A bateria possui duas placas (negativa e positiva) imersa numa solução à base de água e ácido sulfúrico. Tudo isso causa uma reação química que cria tensão. A bateria fornece eletricidade assim que um circuito é criado entre o terminal positivo e negativo. Quando conectada a um dispositivo elétrico (rádio, faróis, isqueiro, etc) a bateria carrega. O alternador converte a energia gerado pelo motor em eletricidade, o que faz com que a bateria carregue com o automóvel em funcionamento.